terça-feira, 14 de agosto de 2012

DESAFIO: Encarar o longo processo de preparação de um Confit de Canard!

Confit de Canard com Purê de Mandioquinha
e Tomatinhos Cereja
Se este não foi o desafio mais complicado que já encarei, certamente foi o mais demorado! Que paciência é preciso ter para preparar um Confit de Canard!!

Confit significa "conserva". Canard significa "pato". O processo de confitar uma carne consiste em cozinha-la lentamente em sua própria gordura por horas e depois guardar os pedaços de carne em sua própria gordura por até 1 ano! Era a forma de conservar as carnes quando não havia geladeira.

E, nos dias de hoje, onde refrigeração não é mais um problema, o Confit de Canard (Pato Confitado) virou uma especialidade gourmet, servida em bons restaurantes com inspiração francesa. E eu aqui, inventando de fazer isso em casa!! rs

Além de um preparo demorado (no mínimo 1 a 2 semanas antes do dia em que você pretende servir o prato...), não é em qualquer lugar que se encontra coxa/sobrecoxa de pato... Eu encontrei no Mercado de Santo Amaro e paguei uma pequena fortuna por elas... R$ 80,00 por 6 sobrecoxas!

A gordura indicada é a do próprio pato... A segunda opção é a banha de porco, conforme explica Claude Troigros em sua receita de Confit de Canard. Até encontrei gordura de ganso, no Empório Santa Luzia, mas 350 gramas custavam R$ 28,00... Façam a conta para chegar aos 2 quilos da receita... Aff!

Optei pela banha de porco e esta foi mais fácil de achar: no supermercado, na seção de manteigas e margarinas! rs... Foi a primeira vez que comprei este ingrediente... Nunca me imaginei cozinhando com banha de porco... Estes desafios me levam a limites nunca imaginados! rs

Depois de uma marinada seca (sal grosso e ervas) por 24 horas, o processo de cocção é a "chave do sucesso" do confit... A gordura não pode passar dos 90 graus durante 3 a 4 horas... Não pode nem borbulhar... Deve cozinhar lentamente, muito lentamente a carne do pato... Agora, você pensa que é fácil conseguir que a sua gordura fique estabilizada em 90 graus?? Isso me deu o maior trabalho!! Fiquei um tempão medindo a temperatura até que percebi que, mesmo no fogo mais baixo do meu fogão, a temperatura chegava a 100 graus! Uma catástrofe!!

Fui pedir ajuda ao meu marido... E ele chegou a conclusão que eu precisava afastar mais a panela do fogo... Colocando um suporte de metal ou algo assim... Foi aí que eu tive a ideia de colocar outro suporte do fogão por cima do suporte atual! Sucesso total!!! A temperatura ficou entre 85 e 90 graus!


Depois de cozinhar, esfriar e acondicionar as coxas de pato em potes herméticos cobertos pela própria gordura do cozimento, era hora de sentar e esperar... Tive bastante tempo para idealizar os acompanhamentos do prato, para o grande dia em que seria servido... Minha maior preocupação era o excesso de sal... Tive a impressão (depois de provar um pequeno pedaço), que o canard havia ficado salgado demais... E isso tirou meu sono! Quando pensei nos acompanhamentos, pensei em um purê de batatas... Aí troquei para um purê de mandioquinhas... Adoro a cor e o sabor adocicado... Imaginei que ficaria ótimo com uma carne forte, de caça... Para finalizar, uns tomatinhos cereja (para dar o tom vermelho ao prato) e galhos de alecrim (para o tom verde)... Como tive tempo, muito tempo (rs), acabei incrementando os tomatinhos cereja, que viraram Tomatinhos Confitados (clique aqui para ver a receita, que também deve ser preparada com um ou dois dias de antecedência...).

No grande dia, pedi ao Alê que escolhesse um vinho de nossa pequena adega... O escolhido foi um  tinto italiano, Renato Ratti Barbera D´alba 2010, que combinou muito bem com o sabor forte do pato.

Foi também um pouco antes do jantar que pensei na sobremesa... Frutas Vermelhas marinadas no Vinho Tinto. Aproveitei frutas congeladas (framboesas e blueberries) e uma bandeja de morango fresco... A base da sobremesa foi uma massa de biscuit (sobras de massa de entremets que cortei em pequenos discos e congelei - extremamente prático!!) embebida em vinho do porto, as frutas vermelhas marinadas (por uns 30 minutos, no mínimo) e coberta com chantilly e hortelã. Lindo!!!

Bom, no total, foram 10 dias de preparação! Vejam, abaixo, a retrospectiva, as receitas e o passo a passo desta aventura gastronômica!

Retrospectiva do Confit de Canard


  1. Dia 0, 12h - Compra dos ingredientes no Mercadão... Coxas de Pato (congeladas) e banha de porco
  2. Dia 0, 18h - Coxas descongeladas, colocadas na marinada de sal grosso, alecrim, louro e tomilho
  3. Dia 1, 18h - Início do cozimento na banha de porco, a 90 graus
  4. Dia 1, 22h - Término do cozimento
  5. Dia 2, 7h - Coxas totalmente cobertas por gordura colocadas na geladeira, em potes herméticos
  6. Dia 8, 12h - Compra das mandioquinhas e dos tomatinhos cereja
  7. Dia 9, 18h - Preparação dos tomatinhos cereja confitados (clique aqui para ver a receita)
  8. Dia 10, 19h - Início da preparação do purê de mandioquinha (45 minutos)
  9. Dia 10, 19:30h - Preparação das frutas vermelhas marinadas e do chantilly
  10. Dia 10, 20h - Início da preparação das coxas: retirar da gordura, aquecer o forno, deixar tostar por uns 15 a 20 minutos
  11. Dia 10, 20:15h - Escolha do vinho (Alê), um italiano Renato Ratti Barbera D´alba 2010, indicado para carnes mais fortes e queijos curados.
  12. Dia 10, 20:30h - Montagem dos pratos com a mousseline de mandioquinha, o confit de pato grelhado por cima e a decoração de tomatinhos confit. Finalizar com galhinhos de alecrim
  13. Dia 10, 21:00h - Montagem das Tacinhas de Frutas Vermelhas com Vinho do Porto!

Confit de Canard (Pato Confitado)

  • 6 coxas/sobrecoxas de pato
  • sal grosso (cuidado para não salgar demais...)
  • alecrim fresco a gosto
  • tomilho fresco a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 2 kg de banha de pato ou de porco


Purê de Mandioquinha

  • 500gr de mandioquinha
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de leite (ou mais, se necessário)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal a gosto


A montagem do prato: coloque 2 colheres grandes do purê de mandioquinha e por cima o confit. Decore as laterais com o tomatinho confitado. Decore com alecrim fresco.

Tacinha de Frutas Vermelhas com Vinho do Porto

Para as frutas marinadas
  • 10 morangos
  • 1 porção de blueberries
  • 1 porção de framboesas
  • 1/2 xícara de vinho do porto
  • gotinhas de baunilha
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 bases de biscuit (ou 2 biscoitos champagne despedeçados)
para o chantilly
  • 100ml de creme de leite
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro
  • gotinhas de baunilha
  • folhas de hortelã para decorar



O jantar foi muito especial... O Alê é maravilhoso, adora tudo o que eu faço... Elogia, comenta, descreve os sabores, sugere avanços... Como é gostoso ficar conversando, apreciando uma boa comida e um bom vinho com quem você ama... Até parecia que havia alguma uma comemoração especial! E havia mesmo! Estávamos provando o meu primeiro Confit de Canard!! rs

Embora estivesse tudo lindo e maravilhoso, vocês já perceberam que eu sou perfeccionista... E o Confit realmente ficou salgado, como eu temia ...

E ainda tenho 4 coxas do Canard... Mas o Plano B já está montado: eles vão participar de um outro desafio, também da culinária francesa "rústica"... O Cassoulet!! Aguardem!! Já imaginaram um prato que começa com o preparo com um Confit de Canard??

Bón Appetit!

8 comentários:

  1. Que delícia de post! Vc é o máximo!!!
    Foi gentil comigo aceitando o vinho, que na verdade ficou um pouco "por cima" do confit ao invés de harmonizar! Valeu porque preparava a próxima garfada, que era sempre uma alegria para os instintos!

    Boa conversa, boa comida e vc linda!

    Bj mlv!!!

    ResponderExcluir
  2. Amor, este post foi um record de trabalho... rs... Tanto no preparo da receita quanto no tamanho do post e quantidade de fotos! ufa!! Mas ver você elogiar compensa todo o trabalho! :*

    ResponderExcluir
  3. Uma delicia o seu blog, dá para perceber que vc faz tudo com muito carinho. Sou iniciante na cozinha mas já adicionei aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Geovana, bem vinda aos Desafios!! E embora a receita de Confit de Canard seja um pouco assustadora para uma "iniciante na cozinha", como você disse, há muitas outras receitas fáceis, viu?? rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!!! Uma dica para fazer qualquer confit e a panela não esquentar demais é colocar a panela do confit dentro de alguma frigideira...Assim ela não fica diretamente na chama do fogão e o fundo fica mais grosso... Também estou querendo me aventurar em alguma receita com pato e o confit parece ser uma ótima sugestão!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente dica, Tâmara! Afinal, a questão mais complexa é justamente a temperatura da gordura! E boa sorte na sua aventura! Bj, Bia

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela riqueza dos detalhes.
    Estava procurando como manter a gordura a 90 graus e achei seu blog. Mto bom seu post!
    Parabéns pela belo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  8. Legal, hoje farei a receita pela segunda vez e resolvi ler novamente algumas dicas, parabéns o post ficou super detalhado, e vou usar a dica da frigideira porque na primeira vez apanhei da temperatura também, na ocasião não deixei na Gordura depois de confitado, sabia disso, mas não achei importante e nesse segunda já era, pretendo fazer para amanhã. Essa parte testarei na 3ª tentativa.

    ResponderExcluir