domingo, 12 de agosto de 2012

DESAFIO: Fazer suspiros marmorizados!

Suspiros Marmorizados
Que tal suspiros com um leve toque de chocolate para acompanhar um cafezinho ou para acompanhar uma porção de morangos frescos?

Como faço muitas receitas que levam gemas, vou guardando as claras na geladeira e uma das formas de utilizá-las é fazendo suspiros... Mas eu queria fazer um suspiro diferente... Lembrei-me, então, do curso de Entremets quando o professor nos ensinou a fazer uns suspiros com o merengue que sobrou, acrescentando um pouco de cacau em pó e colocando na forma às colheradas, de forma bem desestruturada e irregular... Apelidei-os de Suspiros de Gaudi, uma homenagem ao famoso arquiteto de Barcelona que utilizou formas orgânicas e assimétricas em sua obra e ao professor do curso, que é espanhol! rs. Com esta ideia na cabeça, preparei o merengue (a versão suíça, onde as claras são cozidas até 60 graus antes, para tirar o cheiro e gosto de ovo) e utilizei o maravilhoso cacau em pó da Callebaut (100% cacau!). Na hora de colocar os suspiros na forma, minha predileção por simetria (dizem até que é TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo... rs) não me permitiu fazer os formatos desestruturados de Gaudi... Acabei fazendo pequenas gotas no saco de confeitar, todos iguaizinhos e simétricos (cerca de 50 suspiros).

Para saber mais sobre as versões de merengue (Francês, Suíço e Italiano) e seus usos e aplicações, clique aqui!

Suspiros Marmorizados


  • 100gr de claras
  • 200gr de açúcar
  • 1 colher de sopa de cacau em pó Callebaut

Aqueça o forno a 100 graus. Leve as claras e o açúcar para o banho maria até atingir 60 graus (você vai precisar de um termômetro digital para isso...). Leve para bater por 12 minutos em velocidade alta.
Com um saco de confeitar, faça pequenas gotas em uma forma grande, forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 1 hora. Deixe secar por 24 horas em temperatura ambiente.



Ficaram deliciosos! Crocantes por fora, macios por dentro, levemente "puxa-puxa"! O efeito "marmorizado" ficou lindo, com os veios de chocolate! Levei para o almoço de Dia dos Pais na casa de meus pais e servimos ao final da refeição, com o cafezinho! Aí, meu pai chegou, olhou para a caixinha e perguntou: "O que é isso, filha, alho???" Quase tive uma síncope de tanto rir... Não é que parecem mesmo uns dentinhos de alho??? kkkkkkk

Bón appetit!! E, pai, você é muito engraçado!!! Feliz Dia dos Pais de novo!!

14 comentários:

  1. hahahahaa ri muito com seu pai!!!

    ficaram lindos e saborosoS!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia!!Conheci seu blog agora, e adorei tudo que vi... também adoro desafios e receber em casa...já virei seguidora e voltarei muitas vezes...vc é muito talentosa e dá para se ver que faz tudo com amor...
    seu blog é um deleite... bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Cintia! Que legal a sua visita! E que bom que vc gostou!! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia,

    Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia! Que lindos que ficaram os seus suspiros! Tenho uma receita para fazer parecida com o seu, quando eu fizer te aviso.

    E obrogada pelo carinho de indicar meu blog. Não consegui seguir seu blog agora, pois o sistema está com problemas... logo tentarei de novo!


    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Pati Beatriz! Obrigada vc pelo comentário e pela dica!! Bj, Bia

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Bia, pensei o mesmo que seu pai. Quando vi a imagem reduzida no e-mail (assino sua newsletter), pensei que fosse alho, rs. Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  8. Karina, vc sabe que outro dia havia uma reportagem enorme no caderno de gastronomia da Folha, falando de uma novidade que estava fazendo o maior sucesso: Suspiros em formato de Cogumelos!! Quase morri de rir!! Meus "alhos suspirantes" estão na vanguarda da gastronomia! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Fiz ontem... maravilhosos!!!!!!!!!! hummmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!!!! Preciso fazer de novo também!!! Mas tem tanta receita prá testar nesta vida que dificilmente eu repito as que já fiz! rs (vida de blogueira é isso!) Bjs!

      Excluir
  10. Olá, primeiro gostaria de parabenizar seu blog, e também gostaria de saber se vc usou algum bico de confeitar ou apenas a manga?

    ResponderExcluir
  11. Olá, primeiro gostaria de parabenizar seu blog, e também gostaria de saber se vc usou algum bico de confeitar ou apenas a manga?

    ResponderExcluir