quinta-feira, 2 de maio de 2013

DESAFIO: Criar uma receita de Pão Recheado com Linguiça e Mussarela!

Pão Recheado com Linguiça e Mussarela
 Fazer pão é simplesmente viciante!! Ver a massa nascer de uma mistura de farinha, água e fermento, depois observar o seu crescimento até dobrar de volume, sovar a massa novamente, modelar os pães no formato que você quiser... Esperar crescer de novo e assar, até que toda a casa fique cheirando a pão que acabou de sair de forno... É mais do que um processo químico... É um ato de carinho e amor com a família, algo que, infelizmente as mães não tem mais tempo para fazer...

Uma pena, porque fazer pão caseiro é um prazer para que faz e um prazer para quem come...

E foi este prazer que senti quando preparei este delicioso Pão Recheado com Linguiça e Mussarela, para um jantar com a família! A receita é criação minha, juntando várias ideias ou receitas que já preparei! A massa de pão básica, do Jamie Oliver, feita com farinha e semolina foi aberta com rolo até ficar bem fina e receber um recheio a base de calabresa, mussarela, cebola frita, parmesão e ervas! Depois, enrolada para formar um "rocambole"!

Normalmente servido como acompanhamento ou lanche, esta receita elevou o nosso querido pão de cada dia à uma categoria mais nobre: a de prato principal!! Servido ainda quente, em fatias, acompanhado de uma salada verde com molho de aceto balsâmico e mel, foi um sucesso com toda a família! Segundo meu marido (que tem uma opinião SUPER isenta, kkk), foi o melhor pão recheado que ele já comeu!! Deu até para acreditar, depois da terceira fatia!! rs

Pão Recheado com Linguiça e Mussarela

Para a massa de pão
  • 400gr de farinha de trigo
  • 100gr de semolina
  • 1 tablete de fermento fresco (ou 2 colheres de chá de fermento biológico seco)
  • 15 gr de mel
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 300ml de água morna
  • 15 gr de sal
Para o recheio
  • 1 linguiça calabresa em fatias
  • azeite a gosto
  • 1 cebola chalota
  • 100 gr de mussarela
  • 50 gr de parmesão ralado
  • ervas a gosto (orégano, manjericão, alecrim)
  • sal e pimenta do reino a gosto
Prepare a massa do pão: dissolva o fermento fresco em metade da água morna, com o mel. Deixe descansar alguns minutos. Coloque as farinhas e o sal em uma bancada e faça um buraco no centro. Despeje o líquido com fermento, o azeite e comece a misturar com as mãos. Vá juntando o restante da água até obter uma massa lisa e homogênea, que não gruda nas mãos. Sove por 5 a 10 minutos. Faça uma grande bola com a massa e coloque para descansar em local protegido, coberta com um pano ou com filme plástico por 1 hora (ou até dobrar de volume).

Dica: utilize uma batedeira com pá para a massa para sovar. A forma de preparo é a mesa, só é menos cansativo!! rs

Prepare o recheio: Aqueça uma frigideira e frite as fatias de linguiça com um pouco de azeite. Reserve as linguiças e, na mesma frigideira, frite a cebola em fatias finas. Reserve as cebolas com as linguiças. Rale os queijos. Reserve.

Sove novamente a massa após o primeiro descanso. Com a ajuda de um rolo, abra a massa até ficar bem fina, do tamanho de uma pizza grande. Coloque os recheios (linguiça, cebola, queijos) e tempere com as ervas. Enrole cuidadosamente, como se fosse um rocambole. Feche as laterais e vire o pão com as laterais fechadas para baixo. Faça alguns cortes na superfície (bem leves, para não atingir o recheio).

Deixe descansar por mais 40 minutos (ou até dobrar de volume novamente). Aqueça o forno a 180 graus e asse por 25 a 30 minutos, até ficar bem dourado. Corte em fatias de 2 cm e sirva acompanhado de uma salada verde e molho de aceto balsâmico e mel!


4 comentários:

  1. Muito bom mesmo, adorei.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog, uma proposta bem interessante mesmo, gostei muito!
    O desafio de criar um pão recheado me fez lembrar de uma lanchonete no centro de BH (http://www.locamob.com.br/pao-de-queijo-da-roca-1/details), onde o cliente pode escolher o recheio do pão, e eu, inclusive, montei um de mussarela com calabresa moída, bem parecido com o da receita.
    Meus parabéns pelo trabalho! (:

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel, mesmo sabendo que o seu comentário é totalmente "spam", vou deixar porque até que foi bem disfarçado!!kkkkk Mas colocar link de um estabelecimento comercial no meio do comentário é meio suspeito, você não acha????? rs

    ResponderExcluir
  4. Humm que delicia, realmente fazer pao vicia! vou provar essa receita agora mesmo! obrigada!!

    ResponderExcluir