domingo, 8 de junho de 2014

DESAFIO: Lulas a Dorê, um clássico!

Lula a Dorê by Desafios Gastronômicos
Alê viajando a trabalho em pleno feriado do Dia do Trabalho... Minha BFF, com peninha da minha solidão, me convidou para almoçar na casa dela! Mas com uma condição: ela entraria com os ingredientes e eu, com o "ato de cozinhar"!! rs... Ah! Ela seria a "souschef" (ajudante da chef)! Adorei!

Escolhemos o cardápio por whatsapp: uma sugeria uma coisa, a outra complementava... Sinergia total! Escolhi a entrada: Lulas a Dorê (eu já tinha uma bandejinha de lulas congeladas no freezer e estava doida para prepará-las, mas meu marido é alérgico - acho que já mencionei isso um milhão de vezes aqui no blog, mas caso você esteja lendo os Desafios pela primeira vez... rs - e cheiro de fritura de peixe ou frutos do mar aqui em casa "não rola"). Nara escolheu (de novo!!) Risotto de Gorgonzola com Pera (de novo, porque, outra vez que cozinhamos juntas, fizemos este prato... Acho que ela gostou, né?? rs) e, para sobremesa, minha última invenção: Bananas Flambadas com Calda Toffee e Sorvete de Creme! Rápido, simples e delicioso! Aguardem este post, porque esta sobremesa realmente vale a pena!

A Lula a Dorê era um desafio... Seria minha primeira tentativa! Só "corri o risco" porque sei que minha BFF me apoia sempre, até quando a receita é um fracasso total! Já pensou se as lulas ficassem borrachentas ou encharcadas de óleo? Argh!!

Escolhi uma receita do Edu Guedes, pela simplicidade e pelo resultado visto no vídeo: somente 6 ingredientes - lula, limão, farinha, fubá, páprica picante, sal - misturados em um saco plástico! Sem sujeira nenhuma para preparar e um resultado perfeito na cobertura "doré". Afinal, é só sacudir o saco! Clique aqui para ver a receita original e o vídeo!

Depois de sacudir bem (chame as crianças para a cozinha nesta hora, elas vão curtir!), aqueça uma frigideira com bastante óleo e deixe aquecer! Frite as lulas e, depois, é só servir com vários molhos diferentes! Em poucos minutos, uma entrada que é um sucesso: as lulas ficaram crocantes, sequinhas, douradinhas! Bon Appetit!

Lula a Doré

(4 porções)

  • 500 gr de anéis de lula
  • suco de 1 limão pequeno (ou 1/2 se for grande)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de fubá
  • 1 colher de sobremesa de páprica doce ou picante
  • sal a gosto
  • óleo para fritar
  • molhos diversos: mostarda, catchup, maionese, rosé
  • 1 limão cortado em 4 partes
  • papel toalha para escorrer a fritura
Lave bem as lulas e tempere com limão e sal. Reserve.


Em um saco plástico, misture a farinha de trigo, o fubá, a páprica e sal. Sacuda o plástico para misturar tudo. Coloque a lula dentro do saco (sem o líquido que juntou na tigela) e sacuda novamente.
Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite os anéis de lula, retirando bem o excesso de farinha. Deixe escorrer em uma travessa com papel toalha.


Sirva com os pedaços de limão e os molhos de sua preferência!


Lulas a Dorê by Desafios Gastronômicos
Agradecimentos especiais à minha BFF que, além de excelente sous-chef (ela pica, descasca, mistura e lava louças como ninguém... rs), também foi "diretora de arte" das fotos, caprichando muito na decoração do prato!! Valeu, Narinha! Não é à toa que você é minha BFF!! rs 

4 comentários:

  1. Ser souschef da minha BFF é uma prova de amor!!! Kkkkkk #amorstaraoseulado

    ResponderExcluir
  2. Fiz hoje e ficou muito gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando essa receita. Fiz há muito tempo e nunca me esqueci do sabor e praticidade inigualável. Vou fazer agorinh e já estou salivando!

    ResponderExcluir