quarta-feira, 11 de maio de 2016

DESAFIO: Uma entrada para um Jantar Grego!

Salada Grega
 Eu A-D-O-R-O jantares temáticos, são sempre desafios dos mais estimulantes! Exigem pesquisa de receitas, ingredientes, cultura, o que torna a sua preparação ainda mais divertida! E a internet é uma fonte inesgotável de informação! E outro desafio é conseguir comprar os ingredientes típicos... Quando resolvi fazer um Jantar Tailandês, tive que encomendar pela internet vários deles (molho de ostra, óleo de amendoim, pasta de tamarindo, macarrão de arroz...)!!

E foi assim com a ideia do Jantar Grego, para comemorar o Dia do Cozinheiro (10 de maio) com minhas amigas queridas (temos uma Confraria do Comer, Beber e Papear que se encontra sempre - uma delícia!). O prato principal já estava escolhido, e é uma receita que eu amo e costumo fazer com certa frequência: Moussaká (coloquei o acento no final porque uma amiga que é grega - a Alki - me disse que esta é a pronúncia correta!! Sempre aprendendo!).

Faltava, então, escolher a entrada e a sobremesa! Aí recorri ao super Google: "Salada Grega" e, bingo! Apareceram várias receitas semelhantes, a base de tomate, pepino, cebola, azeitonas pretas e queijo feta, tudo regado ao melhor azeite extra virgem! Estava escolhida a entrada (facílima de fazer, o mais complicado era achar o tal queijo feta, mas o Mercadão de Santo Amaro, mais uma vez, não me decepcionou).

Lá no Mercadão também encontrei um ingrediente fundamental para a Salada Grega: um bom azeite extra virgem, de origem grega, claro!! (tive que tirar os escorpiões do bolso porque "vai ser caro assim lá na Grécia", mas desafio é desafio, rs).

E a sobremesa foi mais fácil ainda... Iogurte Grego! Infelizmente não tive tempo de fazer meu próprio iogurte grego (anotado para um próximo desafio), mas gostei da ideia de servi-lo mais "incrementado". Uma das receitas que encontrei sugeria o Iogurte com Mel e nozes como sobremesa! Mas decidi dar meu toque pessoal: incrementei com frutas vermelhas (em geleia) e nozes caramelizadas! Aguardem a receita, é facílima e incrível! E ficou "dos Deuses"! rs

Mas vamos a Entrada:

Salada Grega 

(6 porções)

  • 4 tomates maduros cortados em 8 partes
  • 200gr de azeitonas pretas sem caroço
  • 3 pepinos (tipo japonês) em rodelas grossas
  • 1 cebola roxa em fatias
  • 1 colher de chá de orégano
  • vinagre de vinho tinto a gosto
  • azeite extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 300 gr de queijo feta em cubinhos
Tire a acidez da cebola (coloque a cebola fatiada em um pote de vidro, complete com água e leve ao microondas por um minuto. Retire, coe e passe água fria.

O queijo Feta

O Azeite Extra Virgem Grego (engarrafado no Brasil)
Misture todos os ingredientes e deixe descansar 5 minutos antes de servir. Como complemento, sirva com estes Aperitivos de Ervas!

Bon Appetit, com um toque grego!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário