quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DESAFIO: Testar o omelete da Julia Child!!

Quando assisti o filme Julie e Julia, achei muita estranha a voz da Merryl Streep ao interpretar a chef Julia. No filme, fica claro que Julia e seu programa de TV faziam parte da cultura americana. Fiquei curiosa para ver e ouvir a "verdadeira" Julia. Há alguns anos esta seria uma tarefa difícil, mas hoje, bastam alguns cliques no Youtube!
Encontrei um programa original da Julia sobre "french omelette". Ao assistir o vídeo, fiquei impressionada! Julia fez o omelete em segundos, sacudindo energicamente a frigideira, até a mistura se transformar em um omelete meio "desarrumado". Minha reação foi: mas não é assim que se faz omelete!! Eu sempre coloquei os ovos batidos previamente na frigideira e deixei cozinhar bem de um lado, até não haver mais líquido. Depois, viro e cozinho a omelete do outro lado.
Decidi então, provar que o jeito da Julia fazer omelete não dava certo! Quanta pretensão a minha! E para ser totalmente justa, segui direitinho a receita:

  • 2 ovos bem batidos
  • um pouco de água filtrada
  • sal e pimenta (moídos na hora)
  • manteiga
  • frigideira de borda alta

Aqueci bem a frigideira, coloquei a manteiga, coloquei a mistura de ovos, água, sal e pimeira e... comecei a movimentar a frigideira para frente e para trás... Rapidamente o omelete "desajeitado" começou a se formar no canto da frigideira. Estava pronto! Coloquei em um prato, ajeitei um pouco para ficar com um formato de omelete dobrado, salpiquei salsinha e... ficou maravilhoso!!

O omelete da Julia é levíssimo! Saborosíssimo! Pode ser servido no café da manhã, pode ser um almoço leve acompanhado de salada, pode ser incrementado com ervas frescas ou queijo!!

Neste desafio, o que eu consegui provar é que eu não sabia fazer omelete!!
Viva a "French Cousine"!! Viva a Julia Child!!

(lembrete: Vale a pena assistir o vídeo no Youtube: digite "Julia Child omelette").

Beijos, Bia

2 comentários:

  1. Tenho uma frigideira Silit e estou fazendo suas receitas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline, há alguns "investimentos gastronômicos" que fazem a diferença! Uma bela frigideira é um deles! Tenho uma Bialetti que uso diariamente, para as mais variadas receitas, de Tarte Tatin a Fritatta!

    ResponderExcluir