segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DESAFIO: Experimentar o Frango a Caçadora do Jamie Oliver

Eu adorei ler o Livro do Jamie Oliver na Itália. Li como se fosse um livro de histórias, não um livro de receitas... E fui marcando algumas receitas para experimentar... Foi o que fiz no Desafio da Massa, lembram? Outra receita que me chamou muito a atenção foi o Pollo Alla Cacciatora (traduzindo, Frango a Caçadora). É um prato bem rústico, com molho encorpado, feito no forno, com a panela tampada. Mais uma oportunidade para utilizar minha super panela Mario Batali!

Se quiser ver a receita original do Jamie Oliver, clique aqui! Se preferir conhecer a minha experiência fazendo a receita, continue lendo este post! Ah! Detalhe importante! Meu maridão é alérgico a peixe e afins, portanto eu suprimi as anchovas da receita!

Primeiro, vamos aos ingredientes:

2 kg de frango em pedaços (usei coxa e sobrecoxa)
sal e pimenta moídos na hora
8 folhas de louro
1 dente de alho picadinho
2 dentes de alho fatiados
1 ramo de alecrim fresco
1/2 litro de vinho tinto
1/2 xícara de azeitonas verdes em fatias
1/2 xícara de azeitonas pretas em fatias
farinha para empanar
1 lata de tomate pelado (italiano) amassados

Temperei os pedaços de frango com sal e pimenta. Coloquei em uma travessa com tampa, juntei os louros, o alho picado, o alecrim e o vinho. Deixei marinando na geladeira por 1 hora (o Jamie diz que o ideal é deixar de um dia para o outro...). Após uma hora, aqueci o forno a 180 graus. Retirei os pedaços da marinada, sequei levemente com papel toalha e passei na farinha de trigo. Aqueci a panela italiana de ferro com um pouco de azeite, e fritei os pedaços de frango aos poucos, reservando-os. Fritei os dois dentes de alho fatiados até dourarem. Juntei as azeitonas, os pedaços de frango, os tomates pelados e o líquido da marinada (coado previamente). Deixei aquecer no fogo, tampei a panela e levei ao forno por 30 minutos, como mandava a receita. Devia ter deixado mais, de 45 minutos a 1 hora, para que o frango ficasse mais macio! O molho ficou bem encorpado, bem apurado.

Servi o frango acompanhado de Salada Colorida, descrita no Desafio do Jantar para os meus pais.

Agora, vamos aos comentários. A Marina não gostou do sabor do molho (provavelmente por conta do vinho, que realmente deixa o frango com sabor forte). O Alê achou razoável, mas nada excepcional. Eu gostei, mas o frango poderia estar mais macio, mais "desmanchando" (pelo menos mais 20 minutos de forno)... O Ian experimentou mas não gostou (eu já imaginava...) E o Erik nem experimentou, porque não gosta de nada ensopado no molho de tomate... Resumindo, é um prato bem polêmico! Mas valeu a experiência!

4 comentários:

  1. Bia, tudo bem ??? Já conhecia a receita do Frango à Caçadora do Jamie, bem como outras, também tive o imenso prazer de conhecer a Avó do Jamie nas cercanias de Londres em 1995, bem... provei a tua receita fiz as correções que vc sugeriu e ficou muiiiito booommm!!!!

    Parabés pela criatividade

    ResponderExcluir
  2. Cesar, que bom que gostou! Eu até me animei a tentar novamente a receita! abraços, Bia

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    A receita demanda 1 1/2 h de forno... Fiz ontem e ficou muito bom (inclui as anchovas...)
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Daniel, é isso mesmo! Embora a receita diga 30 minutos, tem que deixar mais mesmo! Obrigada pelo comentário! Abraços, Bia

    ResponderExcluir