domingo, 17 de abril de 2011

DESAFIO: Fazer mais uma receita de Bacalhau com minha mãe, agora com Couve Tronchuda!

Bacalhau com Couve Tronchuda
Este é mais um desafio que faço em parceria com minha querida mãe, neta de portugueses e cozinheira de "mão cheia"! Com a Páscoa se aproximando, pedi a ela que me ensinasse algumas de suas receitas de Bacalhau! A primeira, vocês se lembram, foi o Bacalhau a Espanhola, já devidamente postado neste blog!

Agora, vamos aprender com ela outra versão bem típica portuguesa... o Bacalhau com Couve Tronchuda! Além da couve, esta versão leva também batatas, cebolas e ovos cozidos, tudo isso regado ao azeite e muito alho! E é um prato que pode ser servido frio!! 
Couve Tronchuda

Mas vocês devem estar se perguntando... Que raios é esta "couve tronchuda"? rs...

É uma couve muito comum na culinária portuguesa, de folhas grossas e cor verde escura, com sabor levemente amargo.  

Infelizmente não é um ingrediente fácil de se achar aqui no Brasil, mas não se desespere! A receita fica ótima também com couve-manteiga, presente em todos os nossos supermercados. Mas não se esqueçam da força da colônia portuguesa em nossa cidade! A couve tronchuda costuma aparecer nos mercadões próximo à Páscoa!! Esta receita dá para umas 8 pessoas!

Bacalhau com Couve Tronchuda
  • 2 kg de lombo de bacalhau salgado
  • 1 kg de batatas
  • 4 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • azeite a gosto
  • 1 maço de couve tronchuda
  • 4 ovos
  • 100 gr de azeitonas pretas portuguesas
Deixe o bacalhau de molho na geladeira por 36 horas, com a pele para cima, trocando de água algumas vezes.


Descasque as cebolas e as batatas, sem cortá-las. Em uma panela grande, coloque o bacalhau, as batatas e as cebolas para cozinhar. Quando subir a fervura, retire as postas de bacalhau e continue a cozinhar as batatas e as cebolas até ficarem macias.


Limpe bem o bacalhau, retirando a pele escura e as espinhas. Nesta etapa, um destaque especial ao meu pai, que, apesar de alemão, adora comer bacalhau e ajudou minha mãe no trabalho mais chato: tirar as espinhas do bacalhau!!


Ferva água em uma panela grande e acrescente as folhas de couve cortadas ao meio, deixando o suficiente para que amoleçam um pouco (não coloque as folhas para aquecer junto com a água, pois elas perderão a cor verde escura!).

Cozinhe os ovos por 15 minutos. Descasque, corte em quadro partes no comprimento e reserve.

Prepare o molho: amasse bem os dentes de alho com bastante azeite em um pilão.

Em uma travessa grande, monte o prato, distribuindo o bacalhau, as batatas cortadas em rodelas, a couve tronchuda, as cebolas cortadas em quatro. Tempere com o molho de alho e azeite e decore com as azeitonas pretas e os ovos. Sirva frio!!

E obrigada aos meus pais, que fizeram o passo-a-passo aqui para o blog!! Afinal, não basta ser pai (e mãe), tem que participar!!! Valeu "seu" Hans e "dona" Nilza!! Vocês são o máximo! E o Bacalhau estava espetacular!! Um dos melhores que já provei!

Bacalhau com Couve Tronchuda, da Dona Nilza!!

9 comentários:

  1. Oi Beatriz,
    Adorei o seu blog!
    É ótimo para quem gosta de cozinhar (às vezes) como eu.
    Beijos,
    Denise Paredes.

    ResponderExcluir
  2. Que legal você ter visitado o blog, Denise! Espero que sirva de inspiração para muitas delícias culinárias!! Bj Bia

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz,
    Adorei a receita, embora já conheço através da sogra de minha irmã que também é portuguesa(e também faz um maravilhoso bolinho de bacalhau).E todo Natal e Pascoa juntamos às familias para saborear algumas receitas de bacalhau e claro que que essa,(com couve tronchuda) não pode faltar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Beatriz,
    Procurava uma receita exatamente assim. Vou prepará-la amanhã para três pessoas especiais. Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Beatriz, adorei sua receita! Farei na passagem do ano. Parabéns pela parceria com seus pais, isso não tem preço!... Feliz 2012!!

    ResponderExcluir
  6. REceita excelente. Eu acrescentei um toque de açafrão e preferi servir com os ovos cortados ao meio, as couves (manteiga, não achei a tronchuda em Recife) enroladinhas, as batatas e as cebolas cortadas em quatro e o lombo do bacalhau inteiro. Monte e decore o prato, Fica excelente!

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei, taí meu bacalhau para o natal, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Já voz várias vezes, a família adoooora

    ResponderExcluir