Não, não, não!! Conversei com minha mãe e decidimos antecipar a Páscoa! Um domingo antes, no final de semana que estamos com as crianças! E aqui em casa, do jeito que eu gosto!!
O bacalhau, que não pode faltar, ficou a cargo da mamãe, neta de portugueses! Além deste detalhe, há outro também: a alergia de meu maridinho a peixe... Nem cheiro do bacalhau cozinhando ele pode sentir que passa muito mal!
A semana foi atribulada no trabalho, o que dificultou a preparação do evento com mais antecedência. Na sexta feira à noite, fiz o meu "mapa mental" do evento. Esta ferramenta me ajuda muito!! Vejam como ficou (clique na imagem para ampliá-la)
:
A primeira etapa do planejamento, além de definir data e convidados, é o cardápio da festa:
Entradas
Pratos Principais
Acompanhamentos
- Arroz Branco
- Farofa de Frios e Ovos
- Torta Frangipane com Framboesas e Chantilly
- Torta Ganache de Chocolate (receita da massa da Frangipane com recheio de ganache, descrito abaixo)
- Frutas Frescas
- Sorvete Haagen Daaz (cortesia da minha maninha "chic"!!)
Depois de guardar tudo e organizar um pouco a cozinha, temperei a paleta com alecrim, vinho branco, sal e pimenta do reino! Mal cabia na maior forma que eu tenho!!
Paleta marinando, a próxima etapa foi fazer a massa das tortas, que precisavam descansar na geladeira por duas horas.
Em seguida, preparei o Creme Confeiteiro, que fazia parte do recheio da Torta Frangipane.
"Pausa" para limpar a cozinha das atividades confeiteiras, era hora de começar a preparar o Molho a Bolonhesa e a Vichyssoise! Tomates italianos, carne moída fresquinha, temperos... E para a sopa fria, alho poró e batatas cozinhando em um delicioso caldo de legumes que eu havia preparado durante a semana...
"Salgados" em andamento, era hora de voltar para as tortas... Há havia passado as duas horas de geladeira e começou o trabalho de "massinha"... Abrir a massa com as mãos, delicadamente, de dentro para fora, até preencher as duas formas: a maior para a Frangipane, a menor para o Ganache de Chocolate!
O tempo de forno de cada uma das tortas foi diferente... A Frangipane devia ser somente pré assada, pois voltaria ao forno com o recheio... Já a torta de chocolate deveria ser totalmente assada, pois o recheio é colocado frio!
Enquanto as tortas assavam, preparei o recheio da Frangipane... Farinha de amêndoas, açúcar, ovos, licor e o creme confeiteiro... Tirei a massa do forno, coloquei o recheio e voltei a torta para o forno... Que cheiro delicioso de torta assando pela cozinha...
A preparação do Ganache é bem simples: 500 gr de chocolate meio amargo, 200 ml de creme de leite fresco. Aquece-se o creme de leite, junta-se ao chocolate bem picado e pronto! É só rechear!
No dia seguinte, tive que acordar beeem cedo para colocar a paleta no forno! Que dureza!! rs
Depois de 30 minutos em forno bem alto (para selar), mais 3,5 horas com papel alumínio e mais 1 hora passando uma mistura com suco de limão siciliano, açúcar e conhaque, para laquear... Ficou lindo!!
Paleta Caramelizada com Limão Siciliano |
O restante da manhã de domingo foi dedicada a finalizar a Torta Frangipane, que, modéstia à parte, ficou linda, e até ganhou um post só para ela...
Preparei as outras entradas... o Guacamole...
E uma deliciosa salada de Frutas (maçã, uva verde, nozes) e presunto de parma:
A farofa é super fácil de fazer, só precisa picar um monte de coisas! rs
Farofa com Frios e Ovos |
Cozinhei o spaguettini, pois o Molho A Bolonhesa já estava pronto:
Um pouco antes das 13h, minha mãe chegou com a estrela do almoço: o Bacalhau com Couve Tronchuda! Simplesmente um espetáculo! Ele também ganhou um post exclusivo!
Bacalhau com Couve Tronchuda |
O evento foi lindo! O dia estava perfeito, temperatura amena, céu azul, sol... A família toda reunida, feliz e integrada! Pode ter dado um pouquinho de trabalho, mas valeu muito à pena!! Feliz Páscoa a todos!!
Minha sogra e Portuguesa com certeza e sempre faz essa receita no natal e eu amooooo!!!
ResponderExcluirA culinária portuguesa é muito rica e muito saborosa! Que sorte ter uma sogra portuguesa!! Bjs! Bia
Excluir