domingo, 11 de maio de 2014

DESAFIO: Salmon Lox, by Gordon Ramsey


Salmon Lox - Salmão Marinado com Wasabi e Ervas Frescas
Quando o Alê falou que teria que viajar para fora do país a negócios, fiquei triste, bem triste... Passaria uma semana sem ele, o que é bastante estranho, já que somos um casal bem grudadinho... Quando deixei o Alê no aeroporto, precisava fazer algo para me distrair e aliviar minha tristeza... Calma, calma! Não fui para a balada não: fui para o supermercado!! rs E comprar alguns ingredientes pouco usuais na minha cozinha: salmão, lula, camarão! (como já mencionei aqui diversas vezes, meu marido é alérgico a peixes e frutos do mar... ). Minha solidão seria (parcialmente) preenchida por desafios gastronômicos "marítimos"! E meu companheiro nesta jornada seria meu filho Erik (que ama frutos do mar).

A primeira receita da semana veio do livro do Gordon Ramsay: Salmon Lox, um salmão marinado de um dia para outro no sal grosso e açúcar cristal! Depois, temperado com wasabi (raiz forte) e ervas frescas, fatiado bem fininho e servido com um molho de aceto balsâmico e mostarda dijon, sobre fatias de pão fresco!

A receita original, do Livro do Gordon Ramsay
Embora seja tradicionalmente uma entrada, Erik e eu degustamos o salmão como prato principal! E estava delicioso! O sal grosso e o açúcar "cozinham" e secam o salmão, deixando-o mais alaranjado e consistente, parecido a um salmão defumado. A raiz forte com ervas dá um sabor exótico e refrescante, complementado pelos sabores mais ácidos da mostarda e do aceto! Uma explosão de sabores sobre uma fatia de pão crocante! Ficou com água na boca? Então veja como é feita esta iguaria! E Bon Appetit!

Salmon Lox (Salmão marinado com wasabi e ervas)

4 porções

  • 1 pedaço de salmão com 300 a 400 gr
  • 25 gr de sal grosso
  • 25 gr de açúcar cristal
  • 1 colher de sopa de wasabi (raiz forte)
  • ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão, sálvia, alecrim...)
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 1 colher de sopa de aceto balsâmico
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • pães diversos para acompanhar

Prepare com antecedência: lave bem o pedaço de salmão, retire a pele escura. Misture o sal grosso e o açúcar cristal. Passe a mistura por todo o salmão. Embrulhe-o em um filme plástico e leve à geladeira por 12 horas.

Retire do filme plástico, descarte a água que se formou. Passe a raiz forte (wasabi) pela superfície superior. Pique todas as ervas e coloque por cima do salmão. Leve novamente à geladeira por uns 30 minutos. Prepare o molho, misturando a mostarda, o aceto e o azeite. Reserve.


Corte o salmão em fatias bem finas, arrume em uma travessa e sirva com o molho e os pães cortados em fatias!



Salmon Lox - Salmão Marinado com Wasabi e Ervas Frescas

12 comentários:

  1. UAU!!!! Deve ter ficado muito perfumado, além de gostoso. a sálvia é tudo de bom, né, Bia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delicioso, Marcia! Ervas frescas (colhidas da nossa hortinha) são tudo de bom mesmo!!!

      Excluir
  2. huummm parece seer muito bom vou fazer em casa...ótima receita.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Quando descobri seu blog e vi essa receito fiquei desesperada para realizar e vencer esse desafio.
    Ficou incrível. Confesso que fiquei meio desconfiada do sabor que teria o salmão ao fim da receita.
    Mas ficou espetacular e meus convidados amaram... SUCESSO GARANTIDO.
    Amo ser uma chef House e depois desse dasafio com uma estrelinha mais . Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo Desafio cumprido! E super obrigada por nos contar!! Amamos!!!

      Excluir
  4. Hum... Pareçer ser uma delícia! Chef Ramsey mostra-nos mais uma incrivel receita! Obg por divulgar e eu amei Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry! Digitei errado! Pareçe**

      Excluir
    2. Anônimo! Que bom que gostou! Um grande beijo para você e me conte quando preparar o salmão! Bia

      Excluir
  5. Ola! Adorei o blog! Parabéns!!
    Vc tem alguma sugestão de entrada e acompanhamentos tendo como prato principal o salmão assado?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Como entrada eu faria um Ceviche de Atum e, como acompanhamento, Risotto de Alho Poró. Adoro alho poró com salmão! Bjs! Bia

      Excluir
  6. Nossa,deve ser delicioso!
    Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir