terça-feira, 2 de agosto de 2016

DESAFIO: Frango Tailandês com Shitake, Legumes e Macarrão de Arroz

Frango Tailandês com Shitake, Legumes e Macarrão de Arroz
Meu primeiro contato com a culinária tailandesa começou em Paraty - RJ, quando conheci um pequeno restaurante tailandês chamado Thai Brazil, e sua Chef alemã (!!!), Marina. Ingredientes super frescos, muitos legumes, temperos muito aromáticos e uma forma de preparo simples e saudável cativaram o meu paladar e meu coração!! Já falei sobre isso em um post anterior, sobre o Frango ao Curry Verde, deliciosamente aromático e exótico!

Para quem quer se aventurar no maravilhoso mundo da culinária tailandesa, alguns avisos importantes: terá que investir em um utensílio especial e muito versátil (a panela Wok) e buscar alguns ingredientes não muito comuns nos supermercados tradicionais.

Primeiro vamos falar da panela Wok... Este utensílio é básico para as culinárias orientais: chinesa, japonesa, tailandesa... E, depois que você tiver uma, vai pensar... Por que não comprei antes??

O formato da Wok (redonda, com fundo também arredondado, com cabo ou com duas alças - prefira a de cabo, que facilita o processo da "viradinha") é ideal para saltear os alimentos (uma fritura com pouco óleo, que mantem a textura firme, a cor e o sabor dos alimentos). Sabe o famoso Yakisoba, ícone da culinária japonesa e chinesa, muito comum no Brasil? É feito na wok!

Eu já tinha uma panela Wok da Tramontina, de Teflon, com 2 alças (veja a "Home Chef" em ação... rs):

Wok com Alças

Mas, recentemente, na minha última visita ao Bairro da Liberdade, em SP, comprei uma versão com cabo, que permite melhores "manobras" com a Wok, para misturar os alimentos durante o cozimento:

Wok com cabo

Ambas as panelas possuem tampa, o que é ótimo para manter o prato aquecido ao servir e também para um cozimento no vapor.

Neste esquema feito pela Folha (clique aqui para ver a reportagem completa sobre a Wok, "panela prá toda obra"), você aprende a fazer a "viradinha", fundamental para o cozimento homogêneo dos alimentos na Wok), sempre utilizando fogo bem alto:

Fonte: Reportagem da Folha (veja aqui)

Adquirida a sua wok, é hora de conseguir encontrar os ingredientes tailandeses fundamentais para sua viagem gastronômica:
  • Talharini  de Arroz Tailandês: É um macarrão com massa branca, a base de arroz (e portanto, sem glúten), que precisa ficar de molho para amolecer e, em seguida, utilizado nas receitas (não é necessário cozinhar em água fervente).
  • Arroz Jasmine (ou tailandês): Este é um ingrediente que é possível encontrar em supermercados tradicionais, inclusive da marca Tio João. Sua forma de preparo difere um pouco do arroz branco normal, e seu sabor é mais aromático, além de ficar mais "grudadinho".
  • Molho de Ostra - bem salgado e, ao mesmo tempo adocicado, é indispensável na culinária tailandesa. Não dá para sentir sabor de ostra, mas tem um leve sabor de peixe.

  • Raiz de Coentro - sabe aquele maço de coentro que você compra na feira? Os talos costumam vir com uma raiz na ponta... É esse o nosso ingrediente tailandês! Não deixe cortar fora a raiz, pelo amor de Deus!! rs
  • Pimenta Dedo de Moça - Este está fácil! Pois este é um ingrediente super comum na culinária brasileira também. Use com semente se quiser soltar fogo pela boca!!
  • Molho de peixe - Feito a base de anchovas secas e glutamato monossódico (vulgo Ajinomoto), é o ingrediente mais polêmico, na minha opinião... Não amei de paixão, prá ser sincera, pois o sabor de peixe é extremamente forte... Mas também está presente na maioria dos pratos tailandeses (principalmente o Pad Thai) e, portanto, você deve experimentar! 

  • Pasta de Tamarindo: Este foi difícil de achar... tive que pedir pela internet... É uma pasta com sabor azedinho e adocicado ao mesmo tempo. Utilizada no Pad Thai.

  • Green Curry (ou curry verde): pasta de temperos verdes como coentro, salsinha, talo de capim cidreira, pimenta verde... Também encontrada pronta nas casas especializadas (só cuidado, porque a versão pronta é suuuuper apimentada!!) 
  • Red Thai Curry (ou curry vermelho): Também pode ser encontrada pronta, ou em pó, como esta versão da marca Bombay, a base de temperos como paprica doce, pimenta do reino, cebola, alho, cominho, pimenta calabresa, sal, coentro, erva cidreira e gengibre.  

Para quem mora em São Paulo, o local para encontrar todos estes ingredientes é o Bairro da Liberdade... Para quem está mais distante, há a opção de pedir pela internet. Já utilizei um site chamado Asian Shop (www.asianshop.com.br) e funcionou bem (mas os preços da Liberdade são melhores).

Agora, depois de tanta explicação, vamos ao que interessa, a nossa receita tailandesa! Depois de testar algumas vezes, acrescentar e retirar ingredientes, esta versão ficou perfeita! Sabores balanceados, pimenta na medida... Uma refeição completa, que pode ser preparada na frente dos seus convidados!

 Nesta versão, o "acompanhamento" foi o Macarrão de Arroz, mas fica ótimo também com o Arroz Tailandês, servido à parte! Outra variação é a proteína: no lugar do frango, coloque camarões, lulas ou mesmo iscas de carne (filet mignon). Espero que vocês gostem! 

Frango Tailandês com Shitake, Legumes e Macarrão de Arroz

6 porções


  • 500 gr de sobrecoxas desossadas sem pele e cortadas em cubinhos, marinados em shoyu e gengibre ralado por 1 hora
  • 300 gr de shitake, cortados em tiras finas
  • 300 gr legumes variados (cenoura em rodelas, repolho em pedaços grandes, flores de brócolis pequenas...)
  • 3 talos de cebolinha, cortados em pedaços de 2 cm
  • 500 gr de macarrão de arroz tailandês, deixado de molho em água morna (de 20 a 60 minutos, dependendo da espessura da massa)
  • Molho Thai (misturar todos os ingredientes)
    • 50 ml de shoyu
    • 50 ml de molho de ostra
    • 150 ml de água
    • 1 colher de sopa bem cheia de maisena
    • 1 colher de sopa rasa de açúcar
  • Tempero thai (processar tudo no pilão, até virar uma pasta)
    • gengibre picado a gosto
    • raizes de coentro picadas (mesma quantidade do gengibre)
    • 3 dentes de alho picados
    • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
  • óleo de amendoim (ou girassol) - 6 colheres de sopa
  • coentro picado para finalizar
  • pimenta dedo de moça sem sementes picada para finalizar (opcional)
  • panela Wok de 32 cm

Aqueça a Wok em fogo alto. Acrescente 2 colheres de sopa de óleo de amendoim e frite o Tempero Thai. Acrescente o frango marinado e frite bem. Retire da wok e reserve. Coloque mais 2 colheres de sopa de óleo e frite os legumes, até ficarem levemente murchos. Retire da wok e reserve. Coloque mais 2 colheres de sopa de óleo e frite os shitakes. Volte o frango e os legumes para a Wok. Acrescente o Molho thai e o macarrão de arroz (escorrido). Misture tudo e deixe cozinhar por alguns minutos, até o macarrão estar no ponto (al dente). Coloque as cebolinhas, o coentro, a pimenta dedo de moça picada e sirva imediatamente.

Frango Tailandês com Shimeji, Legumes e Macarrão de Arroz

E aguardem, logo, logo, mais receitas "thai"... o Frango ao Curry Vermelho, o Pad Thai...

Bon Appetit!!


4 comentários:

  1. Hummm parece saboroso esse seu macarrão com frango! Gosto muito de comidas exóticas, mas nunca experimentei uma receita com temperos tão incomuns! Adorei a sua receita! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crika, ficou muito saboroso! E se você se animar para comprar estes temperos tão incomuns - como você mesma falou - vai se apaixonar pelos sabores tailandeses!! Bjs, Bia

      Excluir
  2. Oi Bia. Amei. Sempre quis uma panela wok e vc deu o empurrão que faltava. Não deixe de publicar as outras receitas. Abraços, Valeria Rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria, você não vai se arrepender!! Excelente investimento gastronômico!! Um grande abraço e bons desafios com sua wok nova! Bia

      Excluir