quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Sopa Creme de Couve Flor, uma receita afetiva!

Sopa Creme de Couve flor
Há experiências, aparentemente insignificantes e passageiras, que acabam por nos marcar profundamente e influenciar diretamente o nosso comportamento... Na minha paixão por gastronomia, uma destas experiências aconteceu há mais de 20 anos, recém casada (do meu primeiro casamento). Fomos convidados para um jantar "formal" na casa de um professor de mestrado do meu ex-marido, que "elegeu" um grupo de alunos como seus "protegidos" e promoveu um jantar com todos eles e seus respectivos acompanhantes.

Aquele jantar influenciou a minha visão de como receber bem, de uma forma tranquila e refinada ao mesmo tempo.

O serviço foi americano (cada um se servia no buffet) e o cardápio era simples e refinado ao mesmo tempo: uma sopa creme de entrada, filet mignon assado com molho como prato principal, arroz e legumes como acompanhamento e, como sobremesa, sorvete com calda de chocolate quente). Havia um copeiro (que também era caseiro da casa) servindo canapés e bebidas. A esposa do professor, uma senhora simples e chic ao mesmo tempo, comandava o serviço do jantar de uma forma suave, sem stress (acho que isso foi o que mais me chamou a atenção, rs, pois eu costumo ficar super tensa na hora de servir meus convidados, até hoje...), demonstrando que preparou tudo com antecedência e estava com tudo sob controle. Não me lembro se havia uma cozinheira (acho que sim), mas isso não diminui o mérito e a capacidade daquela anfitriã de organizar um evento tão caprichado como aquele. Pensei comigo: "Quando eu crescer quero ser uma anfitriã como ela..."

Falando do cardápio, o prato que mais me marcou foi a entrada, uma singela sopa creme de Couve Flor, cremosa e muito saborosa (apesar de couve flor não ser o legume mais colorido e saboroso que existe). Elogiei a receita para a anfitriã que, gentilmente, compartilhou o seu "segredinho": a sopa levava batata cozida junto com a couve flor, para dar textura e cremosidade, além de um toque de parmesão e noz moscada, para dar sabor!

Recentemente recebi amigos em casa e, depois de alguns anos com essa receita "esquecida", resolvi incluí-la naquele menu, como entrada, seguida de um Rosbife de Filet Mignon com Molho de Mostarda Dijon (receita adaptada do Livro Cozinha Prática - da Rita Lobo), acompanhado de Purê de Mandioquinha e Legumes no Vapor. Para sobremesa, uma Mousse de Chocolate com Morangos Marinados no Saquê e Tomilho (uma variação da receita original, onde os morangos são marinados no aceto balsâmico e no manjericão). Todo jantar foi preparado com antecedência (com exceção do Rosbife que deve ser assado 30 minutos antes de servir, para ficar bem rosado), de modo que a cozinheira e anfitriã (EU!!) pudesse conversar e interagir com os convidados, sem stress!! Um jantar singelo e tranquilo, totalmente inspirado naquele jantar do passado, mas que influenciou muito o meu gosto por cozinhar e por receber em casa!

 Espero que esta breve história inspire ainda mais outros Home Chefs que também se dedicam, ainda que de forma amadora e caseira, à incrível arte de agregar pessoas queridas ao redor da mesa e doar o seu amor por meio de pratos cheios de conforto e carinho!

Para tornar a nossa receita ainda mais atraente e colorida, servi com acompanhamentos que dão cor e um sabor extra ao prato: crispy de bacon, salsinha picada e pimenta dedo de moça picada! E se for servir como prato principal, acrescente uma fatia de pão ou uma torrada para acompanhar!

Sopa Creme de Couve Flor

4 porções

  • 1 couve flor (somente as flores)
  • 1 batata grande em pedaços pequenos
  • caldo de legumes (800 ml) - clique aqui para ver como se faz
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • noz moscada a gosto
  • 50 gr de parmesão ralado
  • Acompanhamentos
    • bacon frito em cubinhos pequenos
    • salsinha picada
    • pimenta dedo-de-moça picada
    • pão integral ou torrada (em caso de ser prato principal)
Aqueça o caldo de legumes. Acrescente a batata e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente as flores de couve flor e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata os legumes com um pouco do liquidificador, até ficar homogêneo, reservando o restante do líquido para ser acrescentado, caso fique grossa demais. Volte tudo para a panela, tempere com sal, pimenta, parmesão, noz moscada. Misture bem, deixe ferver uns 2 minutos. Reserve.

Frite os pedaços de bacon com um pouco de  azeite até ficarem bem torradinhos. Retire o excesso de gordura com um papel toalha.

Sirva o creme com os pedacinhos de bacon, salsinha e pimenta dedo-de-moça picadas por cima.


Variação: Substitua a couve flor por brócoli. Também fica delicioso!

Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário