sexta-feira, 16 de setembro de 2016

DESAFIO: Cassoulet Express!

Cassoulet Express
Quando eu disser que a minha receita de Cassoulet Express demora "só" 3 horas para ficar pronto vocês vão me chamar de louca... Mas loucura foi a outra versão de Cassoulet que fiz há algum tempo (clique aqui para ver o post)... Demorou 15 dias!! rs

Ironias a parte, a receita original do Cassoulet (receita de origem francesa, a base de feijão branco e carnes variadas) leva o famoso Confit de Canard (ou pato confitado), que demora 15 dias para ficar pronto! Como decidi preparar o tal Cassoulet na sexta, para o almoço de domingo, tive que me adaptar!!

E o resultado foi ótimo!! Outra "otimização" de tempo foi o molho do feijão branco (normalmente deveria ficar 12 horas de molho) - só deixei 1 hora - e o posterior cozimento lento, cerca de 2 horas... Usei a panela de pressão e em menos de 1 hora estava cozido.

Enquanto o feijão cozinhava, adiantei o preparo das carnes (linguiça fresca, lombo e frango - no lugar do pato) no forno, por 1 hora, até dourarem bem (usei o grill).

Também fui criativa para substituir a gordura de porco (oriunda do preparo do Confit) da receita original: fritei o bacon e reservei a gordura! E completei com um pouco de azeite. Além de Express, também é mais Light essa receita!

Depois, é só juntar tudo em uma panela com tampa (ou coberta com papel alumínio reforçado) e deixar no forno baixo por 1 hora.

Outra mudança na receita anterior: finalizar o Cassoulet gratinando sua superfície com farinha de rosca (usei Panko - uma farinha mais grossa e crocante - utilizada na culinária oriental).

A versão nova ficou bem legal! Mais leve e mais fácil de fazer!! Se conseguir preparar no dia anterior, fica melhor ainda. Antes de servir, aqueça e gratine a farinha de rosca.
Segue a receita:

Cassoulet Express

8 pessoas

  • 600 gr de feijão branco
  • 1 cenoura em rodelas
  • 1 talo de salsão picado em pedaços grandes
  • 2 folhas de louro
  • 250 gr de costelinha defumada
  • 250 gr de bacon
  • 250 gr de linguiça toscana fresca (aprox. 3 unidades)
  • 350 gr de sobrecoxas (aprox. 3 unidades)
  • 250 gr de lombo de porco em cubinhos
  • 2 cebolas grandes em rodelas
  • 3 dentes de alho em fatias
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • salsinha e cebolinha picados a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • farinha de rosca ou panko para polvilhar
  • arroz branco e salada mista para acompanhar
Deixe o feijão de molho por 1 hora. Coe e coloque na panela de pressão com a cenoura, o salsão, o louro e a costelinha de porco em pedaços. Cubra com água. Cozinhe por 45 minutos a 1 hora (até ficar cozido, mas ainda firme).

Coe o caldo e reserve. Retire do feijão a cenoura, o salsão e o louro e descarte os legumes. Retire também a costelinha e reserve.

Enquanto o feijão cozinha, aqueça o forno a 180 graus e coloque as carnes (linguiça, sobrecoxas, lombo) em uma forma, temperando com sal e pimenta do reino. Leve para assar por 1 hora, virando as carnes na metade do cozimento.


Frite o bacon até ficar bem dourado. Reserve a gordura e os pedaços de bacon separadamente.

Em uma frigideira grande, coloque um pouco da gordura do bacon e frite o alho em fatias até ficarem bem dourados. Junte a cebola e frite bem. Tempere com um pouco de sal. Coloque a cebola e o alho em um liquidificador. Junte o restante da gordura do bacon, as 4 colheres de sopa de azeite, a salsinha e cebolinha e processe tudo, até virar uma pasta. Se necessário, coloque um pouco do caldo do feijão para dar "liga". Reserve.

Prepare as carnes: Corte a linguiça em fatias médias, desosse o frango e tire os ossos das costelinhas reservadas do cozimento do feijão. Junte a estas carnes o bacon frito e o lombo já assado.

Aqueça o forno a 160 graus. Em uma panela grande, que pode ir ao forno com tampa, coloque uma camada com 1/3 do feijão, metade da pasta de cebola e metade das carnes. Cubra com 1/3 de feijão, o restante da pasta de cebola e o restante das carnes. Cubra com o restante do feijão. Por último, despeje o caldo do cozimento do feijão (cerca de 3 xícaras). Tampe (#Dica: Se não tiver panela com tampa que vai ao forno, cubra com papel alumínio) e leve para o forno por 2 horas, mexendo depois de 1 hora para incorporar melhor os temperos (verifique se necessidade de mais sal) e colocar mais líquido se secar demais.

Quando faltar 30 minutos para servir, acenda o grill do forno. Polvilhe a superfície com a farinha de rosca ou Panko e leve ao forno para gratinar (cerca de 20 minutos). Sirva com arroz branco e uma salada de folhas!


E assim foi o nosso almoço de domingo... Com o Cassoulet com a estrela principal!!!
Bon Appetit!

4 comentários:

  1. Adoro esse prato e faço bem assim, express como vc disse, rs...fica bom demais!
    Bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina! Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte Sempre! Bjs, Bia

      Excluir
  2. Cassoulet é uma feijoada, não é? A nossa feijoada não tem segredos, de qualquer jeito sempre fica boa, o importante é a variedade e a qualidade dos ingredientes. Então, na hora de fazer o cassoulet, faço como se fosse uma feijoada e vai ficar ótima, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ney! O Cassoulet é semelhante a uma feijoada e leva, além de carne de porco defumada, também carne de porco fresca e frango (ou pato, na versão original). Como a feijoada, o feijão é cozido separadamente das carnes e depois juntamos tudo! Esse é o "segredinho" de ambas as receitas... Se for cozinhar tudo junto, o feijão vai desmanchar ou as carnes ficarão duras... Abraço pra vc! Bia

      Excluir