terça-feira, 11 de abril de 2017

DESAFIO LIGHT: Pão de Arroz Cru (de Liquidificador)!

Pão de Arroz Cru (de Liquidificador)
Quando vi esta receita na internet quis prepará-la na mesma hora! Pena que é impossível, porque a parte mais "complicada" dela é deixar o arroz cru de molho na água por 4 horas! Assim, pacientemente, coloquei o arroz de molho e esperei... esperei... esperei... Quando (finalmente) as quatro horas se passaram, demorei um 10 minutos para preparar toda a receita! E mais uns 35 minutos para assar!

Mas, nem tudo são flores... A primeira tentativa da receita foi um fiasco completo! Havia um erro na receita original (por isso nem estou mencionando a fonte aqui...), dizendo que era 1 xícara de óleo de coco, além de 1/2 xícara de azeite! Enquanto preparava, achei que ia ficar "meio" oleoso, por isso reduzi o óleo de coco pela metade! Mesmo assim ficou horrível!! Aí, mudei tudo: substitui o óleo de coco (que deveria ser "leite de coco" na receita original) por creme de leite leve (1 pacotinho) e o azeite por óleo vegetal (deixa menos sabor). Aí ficou perfeita! Não é uma receita super "light", mas é sem glúten e sem lactose (se optar pelo leite de coco ou creme de leite de soja). Na minha próxima tentativa, vou usar arroz integral para ver como fica (e deixar com mais fibras!).

Embora seja chamado de "Pão", parece mais um bolo salgado. Fica macio e bem neutro! Em um jantar para as amigas, servi acompanhado de uma salada thailandesa, com tiras de pepinos e pimenta dedo de moça! Surpreendeu!!

Pão de Arroz Cru

1 pão médio


  • 1 xícara de chá de arroz cru (de molho por 4 horas e escorrido)
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal (coco, soja, algodão...) ou azeite extra virgem
  • 1 pacotinho de creme de leite leve (ou creme de leite de soja ou leite de coco - para ser sem lactose)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento (para bolo)
  • óleo vegetal para untar

Aquecer o forno a 180 graus. Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Misturar o fermento e colocar a massa em forma de bolo inglês, untada com óleo. Levar ao forno por 35 a 40 minutos, até dourar e ficar seco por dentro (espete um palito para ver se está seco). Deixe esfriar um pouco e desenforme!

Bon Appetit!

Um comentário: