domingo, 21 de novembro de 2010

DESAFIO: Experimentar o tal Molho Hollandaise!

O almoço de domingo era para ser frugal... Um peito de frango grelhado com legumes ao vapor... couve-flor e umas vagens francesas (aquelas mais fininhas, lindas!). Aí, tive uma ideia! Que tal um molho à base de manteiga para acompanhar? Pensei no Molho Bearnaise, que eu já havia feito em um desafio anterior... Resolvi testar uma nova receita, da mesma família... O Molho Hollandaise.

Ambos são molhos leves, com manteiga como base, e que dependem da emulsão da gema e da manteiga.

O molho hollandaise tornou-se famoso como acompanhamento de aspargos e ovos Benedict (ovos pochê servidos com torrada, presunto e o molho). É uma especialidade nova-iorquina e nada tem a ver com a Holanda, e sim com a França, onde também é conhecido como sauce Isigny, em homenagem ao local onde se faz a melhor manteiga francesa.

Para fazer 250 ml de molho, são necessários:
  • 3 gemas
  • 3 colheres de sopa de água morna
  • 175 ml de manteiga clarificada morna (derreta a manteiga em fogo brando até formar uma espuma na superfície. Retire toda a espuma com uma colher e despeje a manteiga restante em um outro recipiente cuidadosamente para deixar os sedimentos lácteos na panela).
  • suco de 1/2 limão
  • sal moído na hora
  • pimenta do reino moída na hora
Em um processador, coloque as gemas  e a água morna, batendo até espumar. Lentamente, vá despejando a manteiga clarificada e, por último, o limão, sal e pimenta! Está pronto!!

O molho ficou cremoso, suave... E deu um toque bem sofisticado ao peito de frango grelhado e aos legumes!! Sucesso total!!

E o peito de frango com legumes se transforma...
...em um prato especial!!

2 comentários:

  1. Biaaaaaaa... fiquei tão emplogada com a receita, que quando vi que ia gemas cruas, quase chorei.... ja tive salmonela 2 vezes...
    vou ficar na vontade...

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia! Também tive este receio, mas ao conversar com um chef que está dando o curso de confeitaria básica que estou fazendo (onde TODOS os doces levam gemas "semi cozidas"... rs), ele me disse que o problema está na casca do ovo... ou seja, ovos de sítio ou granja tem muito mais chance de causar a doença do que os ovos higienizados e embalados que são vendidos em supermercado... bj Bia

    ResponderExcluir