sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DESAFIO: Presentear os amigos com biscoitos de mel e gengibre para o Natal!!


Depois do Desafio de fazer biscoitos de Natal, fiquei empolgada em testar novas receitas... Principalmente que tivessem "mel" como ingrediente... Temos um apiário no sítio e a produção este final de ano foi grande! Estou com um estoque de potes de mel aqui em casa!!

Encontrei em um site "super" fofo de bricolagem, a receita que eu buscava: http://www.superziper.com/2009/12/biscoitos-natalinos-de-mel.html
  
Tirei uma tarde para fazer os biscoitos... A massa foi feita de manhã, pois precisa descansar 6 horas na geladeira... Além disso, durante o preparo, deve-se ferver o mel, a água, o açúcar e as especiarias, depois jogar este líquido na manteiga para derrete-la... Esta mistura deve esfriar para depois juntar-se a farinha e o fermento... Achei bem diferente esta forma de preparo de biscoitos... Reparem também que não vai ovo...

Na hora de abrir os biscoitos, a massa ficou muito fácil de manusear... Bastou juntar um pouco mais de farinha e amassa-la com as mãos e o ponto ficou perfeito... Fácil de abrir com o rolo, fácil de cortar com as forminhas de natal, fácil de colocar na forma...


E para assar, menos de 8 minutos de forno a 180 graus! Os biscoitinhos crescem e ficam "gordinhos"! Uma graça!!


E rendem muito!! Acho que foram quase 200 biscoitinhos!! O duro foi aguentar o calor... forno ligado a tarde inteira!! Os biscoitos de natal são uma tradição européia... onde é inverno no Natal! Deve ser uma delícia passar uma tarde fria de inverno em uma cozinha quentinha, fazendo biscoitos... Ñão é o nosso caso aqui nos trópicos! Mas, como boa filha de alemão, tenho que aguentar e manter as tradições dos meus antepassados!!

Além de assar os 200 biscoitos, resolvi também que iria decora-los! Meu objetivo é dar os biscoitos de presente, dentro de um vidro hermético! Não fica charmoso??

Como havia sobrado um pouco do glacê real dos biscoitos de baunilha, resolvi aproveita-lo. Bati novamente na batedeira para adquirir a consistência desejada e separei em 3 partes.


Adicionei anilina vermelha em uma das partes e verde na outra... Não consegui os tons "natalinos" que eu esperava, principalmente no "vermelho", que acabou ficando cor-de-rosa... Alguém sabe o que eu fiz de errado?? Devia ter jogado o vidro inteiro de corante vermelho naquele pouquinho de glacê??

Ainda bem que o formato dos biscoitos é natalino... Sino, Papai Noel, Anjinho, Estrelinha, Botinha... Porque, se dependessem dos tons do glacê, as pessoas iriam achar que são biscoitos comemorativos da Mangueira!! Verde e Rosa!! kkkkk


Mas, apesar do "cor-de-rosa", os biscoitos ficaram bem bonitinhos!! E uma parte eu deixei sem glacê (os que fiz em formato de florzinha), para guardar e servir com cafezinho nos próximos eventos aqui em casa!! Colocando em um vidro hermético, fica um presente especial... Você pode colocar também em saquinhos transparentes com lacinho de fita natalina! É uma lembrança bem bonitinha!



Biscoitos de Mel e Gengibre
  • 1 xícara manteiga sem sal (usei margarina em tablete com sal e suprimi o sal da receita)
  • 1 xícara açúcar
  • 1/2 colher (sopa) gengibre em pó
  • 1 colher (chá) canela
  • 1 colher (chá) cravo moído em pó
  • 1/2 xícara mel
  • 1/2 xícara água
  • 4 xícaras farinha de trigo
  • 1 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) sal (não use se a manteiga for com sal)
Ingredientes do glacê
  • 3 claras
  • caldo de dois limões
  • 750 g açúcar confeiteiro
  • corantes alimentícios (vermelho e verde)

Coloque a margarina em uma tigela grande. Enquanto isso, despeje numa panela o açúcar, o gengibre, a canela, o cravo e o mel, além da água. Misture tudo até ferver.

Tire do fogo e despeje em cima da manteiga, mexendo até derreter.

Resfrie em banho-maria (numa tigela com água e gelo).
 
Depois de frio, adicione à mistura a farinha (1 xícara peneirada por vez, mexendo bem, inicialmente com a colher de pau e depois com as mãos), o bicarbonato, o sal, e misture bem.

Cubra e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

Depois desse tempo na geladeira, abra a massa em uma superfície com farinha de trigo, até que fique com aproximadamente 0,3 cm de espessura.

Coloque os biscoitos já cortados numa forma (assadeira) e leve ao forno médio (180graus) pré aquecido, durante 08 a 10 minutos (o tempo depende da intensidade de calor do forno).
Não deixe dourar demais, pois eles ficam duros... Deixe esfriar.
Para o glacê, bata todos os ingredientes na batedeira, até ficar consistente (+ de 5 min). Acrescente as anilinas e decore os biscoitos com glacê com ajuda de sacos de confeiteiro ou sacos de celofane.

E Feliz Natal!!!

4 comentários:

  1. Que capricho!!!!

    Gosto de ver isso!
    Eu faço aqueles gingerbread cookies, em forma de bonecos, também decorados, pra presentear e decorar a mesa do café do Natal

    Parabéns, tudo lindo !!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. eu acha muito legal. e vou fezer eu tenha a sertesa que vai ficar um delisia

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas ideias culinárias! Estou começando a me aventurar na cozinha agora e resolvi começar pelos biscoitos de Natal!
    Só uma dúvida: É preciso untar a assadeira ou forrar com papel manteiga?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marjorie! Como vai muita manteiga neste biscoito, eu não costumo untar, mas utilizo uma forma antiaderente. Se vc for usar a forma normal, papel manteiga é uma boa opção!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir