segunda-feira, 16 de maio de 2011

DESAFIO: Fazer tartelettes de frutas vermelhas, lindinhas como as da Pâtisserie Douce France!

Tartelettes de Frutas Vermelhas (da Bia!!)
Eu simplesmente adoro ir tomar café na Douce France (doceria francesa na Alameda Jaú, nos Jardins e no Shopping Morumbi) e ficar apreciando os lindos docinhos da vitrine!! Muitas vezes, além de apreciar com os olhos, eu também aprecio com a boca!! kkkk

Inspirei-me na vitrine do Douce France para montar estas tartelettes de frutas vermelhas. A base da torta é a mesma da Torta Frangipane, uma massa à base de manteiga e farinha, bem delicada e crocante. O recheio é de Créme Patisser (ou Creme Confeiteiro), feito à base de ovos, leite, amido de milho e baunilha. E por cima de tudo, frutas vermelhas (infelizmente não encontrei os adorados blueberries... comprei morangos e amoras congelados mesmo...).

Tartelettes de Frutas Vermelhas (12 porções)

Massa
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 75 gr de manteiga
  • 40 gr de leite
  • 20 gr de ovo
  • 15 gr de açúcar
  • 1 gr de sal
Recheio de Creme Confeiteiro
  • 400 ml de leite
  • 100 gr de açúcar (em duas partes de 50 gr cada)
  • 32 gr de amido de milho (Maizena)
  • 80 gr de gema (aprox. 4 gemas)
  • 20 gr de manteiga
  • 20 gotas de essência de baunilha
Para decorar
  • 400 gr de Frutas Vermelhas frescas ou congeladas
Comece preparando a massa. Misture a manteiga cortada em cubinhos e a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal e os ovos, misturando rapidamente com as mãos. Coloque o leite aos pouquinhos, até formar uma bola que se desgruda das mãos (não use todo o leite se não for necessário, pois a massa pode ficar grudenta...). Embale e coloque na geladeira por 2 horas.

Enquando a massa "descansa", prepare o Creme Confeiteiro. Aqueça o leite com 50 gramas de açúcar e a baunilha, até o ponto antes de ferver. Em um bowl, misture com um fuet as gemas, o restante do açúcar e, por último, a maizena. Vá adicionando lentamente o leite quente a esta mistura, continuando a mexer. Volte ao fogo baixo e continue mexendo até engrossar. Não se assuste: quando começa a engrossar, parece que vai empelotar tudo... rs... continue mexendo que a mistura ficará homogênea!
Reserve o Creme Confeiteiro na geladeira

Monte as forminhas com a massa, distribuindo-a de forma bem homogênea, de dentro para fora. Corte as "rebarbas" com as costas de uma faca grande. Faça furinhos com um garfo e leve ao forno médio (180 graus) por uns 15 a 20 minutos, até começar a dourar. Retire do forno, deixe esfriar e recheie com o creme confeiteiro.

Uma hora antes de servir a torta, descongele as frutas, deixando escorrer bem o líquido (se não fizer isso, sua torta vai ficar toda manchada... aprendi errando... rs)


Na hora de servir, decore a torta com as frutas vermelhas! Se quiser fazer uma versão "grande" da torta, também fica bem legal:

Torta de Frutas Vermelhas

3 comentários:

  1. Bia, não sei se vc estará por aki agora, mas socorroooo, rsrsr...estou fazendo agora sua receita e me deu dúvidas???
    Na massa diz 20 gr de ovo o que equivale aproximadamente uma gema ou clara..
    No modo de preparo vc diz acrescentar os ovos...plural é isso?? me ajuda por favor...rsrs

    Ah agradeço pelo blog que sempre me ajuda a ser sucessos em casa e com amigos...rsrsr obrigado sempre faço suas receitas...bjoksss...

    ResponderExcluir
  2. Qual a solução do problema dos ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para incluir 20 gr de ovo você deve bater bem a gema e a clara e pesar 20gr da mistura. Sem balança digital não dá para fazer! Abraços!!

      Excluir