domingo, 6 de novembro de 2011

DESAFIO: Homenagear minha mãe com um Bolo Mousse de Maracujá, super elaborado!

Bolo Mousse de Maracujá
Não é segredo que a Confeitaria é a parte do mundo gastronômico que mais me atrai... E eu adoro uma receitinha complicada... rs... Com várias camadas de recheio, cobertura, decoração com saco de confeitar... Aproveitando uma data muito especial, a comemoração do aniversário de minha mãe, escolhi uma receita muito antiga, um recorte de uma revista feminina colado no meu livro de Receitas... Deve ter uns 15 anos, fácil!! rs
É um Bolo-Mousse de Maracujá, que, além de requintado é também muito saboroso! Agora... dá um pouquinho de trabalho, viu? E precisa começar a prepara-lo no dia anterior... Mas todo trabalho é imensamente recompensado pelos elogios dos convidados!! Vamos à receita, então?

Bolo-Mousse de Maracujá

Para a massa
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar
  • 1 maracujá batido com 1/2 xícara de água e coado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • manteiga e farinha para untar
Para o mousse
  • 1 xícara de suco de maracujá (bater a polpa de 3 maracujás com 1/2 xícara de água e coar)
  • 1 xícara de água fervente
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 12 gr de gelatina sem sabor (1 pacote)
  • 3 claras
  • 1 lata de creme de leite com soro
Para a gelatina decorativa de maracujá
  • 1/3 de xícara de água
  • 12 gr de gelatina sem sabor (1 pacote)
  • 240 ml de polpa de maracujá (3 maracujás grandes)
  • 1 colher de sopa de açúcar
Para o Chantilly
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • essência de baunilha a gosto
Na véspera, pela manhã, prepare o suco de maracujá para a Mousse, batendo a polpa de 3 maracujás com 1/2 xícara de água, coando e congelando em forminha de gelo.



Á noite, prepare a Mousse: no liquidificador bata a água fervente, o açúcar, a gelatina em pó e bata por um minuto. Sem parar de bater, junte as claras e bata por mais um minuto. Acrescente o creme de leite e vá juntando os cubinhos de suco, batendo rapidamente para incorporar. Coloque em uma travessa e leve à geladeira para endurecer.



No dia seguinte, prepare a massa:

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de 30 cm com manteiga e farinha. Prepare o suco de maracujá, batendo 1 maracujá com a água e coe. Reserve. Bata os ovos em velocidade máxima na batedeira até virar uma gemada esbranquiçada. Reduza a velocidade e junte o açúcar. Quando incorporar, acrescente a farinha de trigo peneirada e o fermento em pó, alterando com o suco de maracujá. Coloque na forma e leve para assar por uns 35 minutos.


Enquanto o bolo assa, prepare a gelatina de maracujá: dissolva a gelatina na água e reserve. Aqueça a polpa de maracujá com o açúcar e deixe ferver. Junte a gelatina hidratada. Coloque em um refratário e resfrie rapidamente (coloque o refratário em um outro refratário maior com água gelada e gelo em cubos).


Prepare o Chantilly, batendo o creme de leite fresco com 2 colheres de sopa de açúcar e a baunilha. Reserve na geladeira.

Comece a montar o bolo, cortando, com uma faca de pão em três partes e recheie com a Mousse de Maracujá:


  


Coloque o chantilly em um saco de confeitar com o bico de pitanga pequeno e decore toda a lateral primeiro. Depois, faça um círculo no centro e riscos a partir do círculo. Preencha o círculo com "florzinhas" e os riscos também. Por último, e com muito cuidado, coloque a gelatina de maracujá nos vãos que sobraram. Leve a geladeira para que a gelatina endureça. Vai ficar assim:



Bolo Mousse de Maracujá

É um bolo leve, cremoso, com muito sabor! Na festinha para minha mãe, fez o maior sucesso!

Bón Appetit!!

5 comentários:

  1. Mais um bolo com massa leve e saborosa. O maracujá ficou refrescante e suave.
    Uma surpresa que durou pouco... pq todo mundo quis mais!

    ResponderExcluir
  2. Imagino o sucesso! Ficou lindo demais e consigo imaginar a leveza do bolo com este recheio, a textura gostosa que ficou!

    ResponderExcluir
  3. Garoooooota!!! Pela primeira vez dei uma olhada nas abas superiores que você fez no blog, com fotos com links para todas as receitas! Excelente trabalho! Aliás, deve ter dado um super trabalho inicial, mas depois de pronto fica fácil ir acrescentando! Uau, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kathleen!! Que bom que vc voltou! Estava com saudades!! Acompanhei a viagem, foi "tudo de bom", hein? Segunda lua-de-mel!! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi filha, adorei a matéria sobre o bolo mousse de maracujá. É uma
    delícia e dá um enorme trabalho... Agradeço imensamente por você
    ter feito essa maravilha para o meu aniversário.

    Vi também o blog do Black Swan com a matéria do aniversário do
    Ian. Pena que tiveram que voltar antes da hora!

    Estaremos torcendo para os blogs serem bem votados. Eles
    merecem.

    Um grande beijo da Mamãe (com lembranças do Papai).

    ResponderExcluir