sábado, 7 de janeiro de 2012

DESAFIO: Preparar uma massa diferente, que não parece massa... o Rizzo!

Rizzo al Funghi Secchi
Comi esta massa em formato de arroz a primeira vez em um restaurante tipo buffet... Estávamos em uma turma e todo muito estava elogiando o "risotto"! Eu também achei delicioso, mas fiquei intrigada... Parecia risotto, mas os grãos eram maiores... E a textura era diferente também! Quando perguntei ao garçon ele explicou: "É macarrão"! Quando contei para os amigos que estavam conosco, todo mundo ficou surpreendido!

Anos mais tarde, enquanto "passeava" no supermercado (isso mesmo... ir ao supermercado, para mim, é um passeio! Tanto que, no nosso aniversário de casamento de 2011 o Alê, antes de me levar para jantar no Dalva e Dito, me levou para "passear" no Empório Santa Luzia!! rs), encontrei a tal massa, que se chama Rizzo ("arroz", em italiano), da marca italiana Garofalo. O pacote é bem pequeno, apesar de ter os tradicionais 500 gramas.

Pacote da massa "Rizzo", marca Garofalo
Resolvi experimentar o tal Rizzo com um molho de Funghi Secchi, à base de creme de leite fresco.

A receita é muito simples (certamente mais simples que um risotto), e fica muito gostoso! E esta é uma massa que vai muito bem com molhos cremosos, à base de creme de leite ou molho branco... Não imagino que fique tão bom com molhos à base de tomate... Mas tentarei um dia e conto para vocês! Outra dica, não economize na água para cozinhar a massa pois, apesar de parecer "menor", ele precisa de tanta água quanto uma massa normal (1 litro para cada 100 gr).

Rizzo al Funghi Secchi (4 porções)
  • 350 gr de massa Rizzo
  • 3,5 l de água fervente, com sal
  • 100 gr de funghi secchi
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 250 ml de caldo de legumes
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • salsinha picada
  • sal e pimenta a gosto
Coloque o funghi secchi para hidratar no caldo de legumes quente por, no mínimo, 30 minutos. Pique em pedaços pequenos e reserve o caldo (sem os sedimentos que ficam no fundo).

Aqueça uma frigideira de borda alta, coloque o azeite e frite a cebola. Junte o funghi e refogue bem. Acrescente o caldo de legumes reservado e deixe apurar um pouco.


Acrescente o creme de leite e deixe engrossar. Por último, coloque a salsinha e acerte o sal e a pimenta.



Cozinhe a massa conforme tempo indicado na embalagem. Retire a água e misture ao molho, na própria frigideira. Se necessário, aqueça mais um pouco. Sirva em potinhos individuais, salpicado de mais salsinha! E Bón Appetit!

Rizzo al Funghi Secchi

3 comentários:

  1. rsrsrsrsrs afinal alguem no mundo igual a mim! Amoo passear em supermercado!

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, passear no mercado é a melhor coisa! Que bom que você me entende Bia! Rs.

    ResponderExcluir
  3. Como faz o caldo de legumes, com quais?

    ResponderExcluir