Frango ao Curry Verde Aromático |
Até que encontrei uma receita de Frango ao Curry Verde no livro do Jamie Oliver, sem nada de peixe! O livro da Nigella (Nigella Express) também tem uma receita de Curry Verde de Frango, mas, além do caldo de peixe, o curry utilizado é comprado pronto... E eu queria desafio, muito desafio!! Ainda mais, onde encontraria o tal Curry Verde pronto??
Embora simples no preparo, os ingredientes para o curry verde são extensos e, em alguns casos, exóticos. Encontrá-los foi o principal desafio da receita! Querem alguns exemplos? Folhas de lima, pimenta chilli verde, sementes de coentro, bulbo de capim limão...
Lá fui eu para o Mercadão. No box de frutas e verduras encontrei os bulbos de capim limão (ou erva cidreira, como conhecia lá no sítio...), mas nada da pimenta verde e das folhas de lima... Aí começou um "leve" improviso: as folhas de lima viraram folhas de mexerica, gentilmente cedidas pelo dono do box (afinal, quem mais ia querer levar aquelas folhas? O povo só quer a mexerica!! rs) e a pimenta chilli verde virou uma pimenta verde americana, parecida com um pimentão, só que menor... Como eu não sabia da sua "ardência", levei também uma pimenta dedo de moça vermelha (temerosa com a ideia do curry verde ficar com toques vermelhos... o que seria um completo desastre gastronômico!!!).
Segui ao box da Dona Helena, onde encontrei as sementes de coentro... Lista pronta, hora de voltar para casa e começar o preparo da tão esperada receita! Foi aí que eu vi... um pequeno envelope, com letras grandes que diziam: GREEN CURRY PASTE! Diretamente da Tailândia, sem conservantes! Na hora pensei... Deve custar uma fortuna! "Dona Helena, quanto é este envelope? - Deixa ver, filha, mas é baratinho! Isso mesmo, R$ 2,50!" Quase caí para trás! Todo o meu trabalho, lista enorme de ingredientes, busca incansável por itens pouco convencionais... E o desgraçado do Curry Verde custava só R$ 2,50? Respirei fundo e disse: "Vou levar este também, Dona Helena!"
Ingredientes para o Curry Verde |
Arroz Jasmine |
E para que o desafio ainda ficasse mais completo, o acompanhamento do Frango deveria ser à sua altura: Arroz Jasmine! Mas este foi fácil, encontrei no supermercado! E da marca "Tio João"!
Frango ao Curry Verde Aromático com Arroz Jasmine
- 1 quilo de peito de frango cortado em cubos grandes
- 2 vidros de leite de côco (400 ml)
- pistaches torrados para decorar
- coentro fresco para decorar
- sal a gosto
- azeite para fritar
- 4 pimentas verdes sem as sementes (utilizei a pimenta americana, grande e com pouca ardência)
- 1 pimenta dedo de moça sem as sementes
- 1 punhado de folhas de manjericão picadas
- 1 punhado de folhas de coentro fresco picadas
- 3 cebolinhas frescas picadas
- 2 dentes de alho picados
- 2 bulbos de capim santo (ou capim cidreira)
- 1 colher de sopa de sementes de coentro
- 1 colher de chá de pimenta do reino em grãos
- 1 colher de chá de sal grosso
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- algumas folhas de lima (como não encontrei, utilizei folhas de tangerina)
- 3 limas (raspas da casca e suco)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 xícara de arroz tailandês (usei o Tio João)
- 1,5 lt de água fervente
- 1 colher de sopa de sal
Tempere os pedaços de frango com um pouco do curry verde. Deixe marinar por 2 horas.
Lave bem o arroz. Ferva a água com sal e coloque o arroz para cozinhar por 10 minutos. Escorra o arroz e coloque novamente na panela (sem fogo), e deixe tampado por 5 minutos.
Enquanto o arroz cozinha, aqueça uma frigideira grande (ou uma wok) com um pouco de azeite e frite os pedaços de frango por 4 a 5 minutos, até começarem a dourar. Acrescente o restante do curry e deixe ferver. Coloque o leite de côco, misture bem e deixe ferver por 8 a 10 minutos (até o frango ficar cozido por dentro).
Enforme o arroz em um prato grande e coloque o frango em um bowl, decorando com folhas de coentro e os pistaches torrados. Sirva imediatamente, bem quente!
Arroz Jasmine |
Frango ao Curry Verde Aromático |
Ficou com um sabor muito marcante e fresco e o arroz de jasmine é delicioso, bem suave, e acompanha perfeitamente o frango picante e aromático! Exótico, diferente, saudável! Receita aprovadíssima!
Agora, dá um pouco de trabalho para fazer... Por isso, o próximo desafio será provar a pasta tailandesa pronta! Quem vencerá??? Bón Appetit!
Curry verde caseiro X Curry pronto: Quem vencerá??? |
Bia amiga: no site Mercado Oriental você consegue comprar todos os produtos para fazer as mais gostosas refeições Tailandesas. Quer um pouco de ação? Vai na Liberdade que nos mercados de lá também vendem todas essas pastas prontas. Ou agora vai me dizer que esta pensando em fazer a pasta de tamarindo "na mão"? Margarita :)
ResponderExcluirMargarita! Que dica boa! Adoro a Liberdade, mas sempre fui lá com "foco" na culinária japonesa! E quanto a pasta de tamarindo... Isso foi um desafio??? rs
ResponderExcluirE quanto ao desafio do curry caseiro x comprado pronto... Não teve nem graça!! O comprado pronto é apimentado demais, quase não dá para comer! E o feito em casa, além de você poder dosar a quantidade de pimenta, é também uma explosão de sabores naturais! Dá mais trabalho, mas compensa!!
ResponderExcluirdá uma boa lida no ingredientes do curry que vc comprou pronto , pq a maioria tem camarão ou peixe !
ResponderExcluirVanessa, este que está fotografado no post não tem nada de peixe... Mas outro dia fui comprar uma pasta de curry em um restaurante tailandês, e , quando chequei os ingredientes, havia camarão e/ou peixe!!! Bjs e obrigada pela observação!
ResponderExcluirHummm, deve ter ficado uma delicia!! E onde encontro a Dona Helena? kkkkkkkkkk
ResponderExcluirNão precisa da D. Helena! O curry feito em casa é muuuuuuito melhor!! rs
ResponderExcluir