quinta-feira, 23 de maio de 2013

DESAFIO: Fazer em casa os maravilhosos Cinnamon Rolls!

Cinnamon Rolls dos Desafios Gastronômicos
Quando fui à Disney pela primeira vez, fiquei simplesmente viciada nos enormes, macios e super doces "Cinnamon Rolls", vendidos nos parques! Um doce enorme, com massa macia, semelhante a uma fatia de rocambole "virada para cima", recheada com muito açúcar e canela... Um exagero calórico, tanto no tamanho, quanto na quantidade de calda de açúcar, que escorre pelo prato! Ainda mais se você pedir cobertura "extra"!!

Anos depois, uma rede chamada Cinnabon chegou ao Brasil e começou a vender os Cinnamon Rolls ao estilo americano! Cheguei a prová-los, mas era uma extravagância calórica que eu não me permitia com frequência... E não podemos esquecer os Cinnamon Rolls vendidos no Starbucks, perfeitos para acompanhar um café e que podem ser levemente aquecidos se você pedir!


Quando comprei o tal livro inglês de Confeitaria (Illustrated Step by Step Baking), lá estava a receita de Cinnamon Rolls, só que em uma versão diferente: assados juntos em uma forma de torta e sem a cobertura exagerada de açúcar! Fiquei com água na boca imediatamente!!

Pesquisando um pouco mais sobre a receita, descobri que a versão original é européia, em países como Suécia, Finlândia, Noruega (Wikipedia). E que a versão que está no livro, onde os Rolls são "grudados" formando uma torta, é conhecida também como Boston Cake, mas ninguém conseguiu me explicar o que Boston tem a ver com isso! rs... Só sei que fica lindo!!!


Os ingredientes são simples (farinha, manteiga, ovos, leite, açúcar, canela, açúcar mascavo, fermento biológico...), mas a forma de preparo é bastante trabalhosa: prepara a massa, sova a massa, cresce a massa, abre a massa, prepara o recheio, recheia a massa, enrola a massa, corta a massa, coloca na forma, espera crescer novamente, pincela ovo, assa, prepara a calda, pincela a calda, salpica açúcar e canela! UFA!!!! rs

E prá complicar, me atrapalhei um pouco na receita por dois motivos... Primeiro, errei a quantidade de sal... (maldita falta de óculos e das letrinhas miúdas do livro inglês... era colher de chá de sal e eu coloquei uma colher de sopa!! Outro problema acho que foi o fermento que usei, que devia estar um pouco velho... E estes "probleminhas" fizeram com que a massa demorasse muuuuuito para crescer!! A primeira etapa de crescimento, quando a massa tem que dobrar de volume (normalmente de 1 a 1 hora e meia), levou 3 horas!! Depois, a segunda etapa de crescimento (que deveria levar 1 hora), também levou 3!!! Ainda bem que eu tive paciência em esperar e acabei conseguindo uma massa bastante macia... Se tivesse seguidos os tempos normais, certamente teria ficado "borrachento"!

Embora eu tenha ficado o dia todo às voltas com os Cinnamon Rolls, foi uma delícia prepará-los! E delícia maior foi provar este doce macio, amanteigado, com sabor forte de canela e açúcar mascavo! Depois que esfria, é só esquentar o Roll alguns segundos no microondas e ele volta a ficar macio e saboroso! Testei até congelar o doce e descongelá-lo diretamente no microondas por 1 minuto! Ficou com a textura perfeita, como se tivesse acabado de assar!! Da próxima vez (e certamente haverá uma próxima vez... rs), assarei os Cinnamon Rolls separadamente e não em formato de torta... Que tal??

Pessoalmente, a calda típica americana não me fez falta, mas, para meu marido Alê, os rolls poderiam ter ficado mais "molhadinhos"! E você, como vai preferir o seu??

Cinnamon Rolls (12 unidades)

Para a massa
  • 1/2 xícara de leite
  • 7 colheres de sopa de manteiga
  • 1 1/2 colheres de sopa de fermento seco biológico (tipo fermix)
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo e 2 gemas
  • óleo para untar
  • água (se necessário)
  • forma redonda com fundo removível de 30 cm
Para o recheio
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo para pincelar
Para a cobertura
  • 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de água
  • açúcar mascavo e canela (sobra da mistura utilizada no recheio)
Derreta o leite e a manteiga, sem esquentar muito. Quando estiver morno, dissolva o fermento e misture uma colher de sopa de açúcar (retirada da quantidade de açúcar da massa). Deixe descansar por 10 minutos. Coloque a farinha, o sal e o restante do açúcar em uma bancada e faça um buraco no meio. Coloque o líquido com fermento, os ovos (1 ovo e 2 gemas) e misture até incorporar (junte um pouco de água se precisar para dar liga). Sove por 10 minutos, até a massa ficar bem elástica. Deixe descansar por 1 a 2 horas, até dobrar de volume.

Prepare o recheio, misturando o açúcar mascavo e a canela.

Amasse novamente a massa e, com a ajuda de um rolo, abra um retângulo de 30 x 40 cm. Pincele com a manteiga derretida. Polvilhe a mistura de açúcar e canela, deixando uma faixa na parte mais estreita sem polvilhar. Reserve um pouco da mistura para a cobertura, no final do preparo. Pressione a cobertura com as mãos, para aderir bem. Pincele a parte sem açúcar e canela com o ovo batido. Enrole pela parte mais estreita, em direção à faixa que foi pincelada com o ovo. Pressione bem para o "rocambole" grudar. Corte o rocambole em 12 fatias e as acomode em uma forma redonda de fundo removível de 30 cm untada com manteiga. Coloque as fatias na forma e deixe descansar por mais 1 ou 2 horas, até ficar bem crescido.


Aqueça o forno (180 graus). Pincele o restante do ovo batido por toda a superfície do pão. Deixe assar por 25 a 30 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco. Enquanto esfria, prepare a calda de açúcar, misturando a água e o açúcar confeiteiro e aquecendo no microondas por 30 segundos, para dissolver bem.

Pincele a calda por toda a superfície do pão e polvilhe a açúcar e a canela.

 





Bom, e se você não achou que eles ficaram suficientemente doces e gostosos, e queira colocar a cobertura extra ("american style"), veja a receita que encontrei no site King Arthur Flour, bem fácil de fazer: 1 1/4 xícaras de açúcar confeiteiro, 1/2 colher de chá de baunilha, 4 a 5 colheres de sopa de creme de leite fresco ou leite integral. Bata tudo com o fuê até engrossar. Despeje sobre os Cinnamon Rolls previamente aquecidos.

E Bon Appetit!

67 comentários:

  1. Espetacular! Muito bom! Muito bom! Macio, leve, uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amor!! Cozinhar para você é um prazer!! Sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Bia, essa receita é muito comum no sul. Mas é chamada de "cuca" também... o recheio e cobertura são feitos, muitas vezes, de coco ralado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Fernanda! Tem muita variação da tal "cuca", não?? Aqui mesmo no blog já postei duas receitas de cuca (com blueberries), mas com massa de bolo... Realmente, há "cucas" feitas com fermento para pão, semelhantes a um pão doce! E este formato "enrolado" fica lindo, não? Adorei a ideia do côco! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  5. Passei boa parte do dia fazendo o Cinnamon Rolls... Maravilhosos... Só que os meus queimaram um pouquinho na parte que ficou em contato com a assadeira... Tem alguma dica para evitar isso? montei em cima de uma assadeira de pizza, um ao lado do outro, e eles espalharam um pouquinho... Ficaram ótimos... Também fiz novamente o filão branco... Só que acrescentei torresmo... Você tem razão... fazer pão vicia.... É muito relaxante... Abraços e obrigada pelo Blog. Sandra Vaz (São Paulo/SP)

    ResponderExcluir
  6. Sandra, você é muito corajosa!! Parabéns!! Quanto às suas dúvidas: a forma de pizza não é o ideal para esta receita, por dois motivos. O primeiro é que a forma de pizza é mais fina no fundo, exatamente porque se quer "dourar" bem o fundo da massa... Por isso os Rolls queimaram um pouco... O outro é que a borda é muito baixa e os Rolls precisam de "sustentação" nas laterais para crescerem sem espalhar... Beijos, Bia

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, o Cinnamom nos EUA tem uma calda branca por cima... será só o açúcar de confeiteiro e água????

    ResponderExcluir
  8. Olá Bibianna (adorei seu nome, somos quase xarás: meu marido me chama de Bibi e meu primeiro nome é Anna, com 2 "n"!! rs), sobre a calda tipo "americana": veja no final do post a receita (vai açúcar confeiteiro e creme de leite ou leite...). Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! As fotos do "passo-a-passo" me incentivaram (e muito!!!) a fazer a receita tb!!! :D

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Gostaria de saber aonde entra os ovos da massa.
    No passo a passo da massa não vi mencionar os ovos?
    Acabei de fazer a massa e ela esta descansando e reparei q não usei os ovos citados nos ingredientes da massa. Poderia me ajudar??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Nossa Bianca... mil perdões, mas havia um erro no modo de preparo... O ovo e as 2 gemas entram no preparo da massa... Já está corrigido, me desculpe! Como sua massa já foi feita sem os ovos, acredito que crescerá bem, mas ficará menos macia... Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia!!
    Resolvi dar a massa para o meu filho fazer o que ele quisesse, por sinal, ele ficou super feliz em participar na cozinha. Depois falo se o q ele fez deu certo!! Rsrs. Acabei fazendo tudo de novo!! Só vi a resposta agora, mas acabei fazendo o q vc escreveu. Não fique chateada, pois eu, meu marido e meu filho nos divertimos juntos na cozinha! Obrigada pelo carinho!! Depois te falo como ficou!!
    Bjs,
    Bia!! ( só deu Bia's por aqui!!!)

    ResponderExcluir
  13. Bianca! Você foi simplesmente maravilhosa! Transformou o limão em uma limonada! Parabéns pelo bom humor e carinho!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  14. Oi querida!!
    Esqueci de responder...
    Meu filho e meu marido preparam um pão com recheio de queijo minas e peito de Peru. Ficou ótimo!! E os meus cinamonrolls ficaram tão gostosos q estou fazendo de novo hoje!!! Parabéns pelo blog, estou adorando!!
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  15. Bianca, você é muito gentil!! Fiquei contente em saber que você repetiu a receita! Mesmo com os "percalços" da primeira experiência! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  16. Oi Bia! Adoro o seu blog e tem feito as suas receitas e tem dado super certo. Comecei pelos cinnamon rolls, que minha filha tb ficou viciada por
    ocasião de viagem a disney, rs. Já fiz o cordeiro e o cuscus marroquino tb e ficou muito bom. bjs Fátima

    ResponderExcluir
  17. Olá Fátima! Que bom que está curtindo as receitas! Bj grande, Bia

    ResponderExcluir
  18. Fiz a receita nesse domingo. Eu e minha esposa adoramos a receita.
    Da próxima vez deixarei a massa mais fininha! :)
    Fiz alguns acrescentando passas ao recheio. Ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
  19. Igor, que legal a ideia das passas!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  20. não precisa ir tão longe...rs na minha terrinha (Pomerode-SC) tem essa delicia tbem só q com recheio de côcoooo, tudooo de bom!!!=)

    ResponderExcluir
  21. Olá Juliana! Que legal ter uma leitora de Pomerode!! Adoro a sua cidade!! Sempre que vamos ao Sul (temos amigos que moram em Floripa), damos uma passada aí! Nossos filhos adoram a comida e principalmente os doces (como o Chocolate Nugalli)! É uma cidade incrível, organizada e limpa! Fico orgulhosa dos meus parentes alemães!! rs... Bjs para vc! Bia Freitag

    ResponderExcluir
  22. Fiz essa receita e ficou muito saborosa, porém o pãozinho ficou duro, onde será que eu errei? Segui seu passo a passo, o que fiz com a manteiga foi usar 105g ( cada colher 15g ) correto? se possível me dê a dica para deixa-los macios.
    Quero aproveitar para deixar aqui meu elogio, pois seu blog é muito bem escrito e ilustrado.

    ResponderExcluir
  23. Olá Paulo! A dica para o pãozinho ficar macio é esquenta-lo por alguns segundos no microondas, na hora de servir! Ele realmente "endurece" um pouco quando esfria, porque a massa é muito amanteigada! Me conta depois se deu certo! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  24. Boa dica Bia, ficou perfeito!,
    Ahh fiz também seus profiteroles e todos em casa adoraram, o próximo que irei tentar é o pato.

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que poderia usar valores em gramas e não em colheres, pois fica bem confuso. Acabei exagerando na manteiga, por isso a massa ficou bem oleosa, nem sei se vai dar certo. De qq forma, eu amo esse doce, vou tentar de novo quando encontrar uma receita com os valores convertidos.:)

    ResponderExcluir
  26. Olá Adriana! Obrigada pela sugestão. A receita original (do Livro Illustrated Baking) não era em gramas. Da próxima vez que fizer a receita, vou pesar os ingredientes para colocar em gramas também! Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  27. Oi!

    Fiz a receita pela segunda vez ontem. Usei farinha integral nas duas vezes, ficou uma delícia!

    Para quem está em dúvida sobre as medidas em gramas vai a dica:
    1 colher de manteiga = 15g. (Um tablete de manteiga tem 100g)
    1 colher de fermento = 10g (ou um envelope daquele fleischmann)

    Mas eu sugiro diminuir um pouco a manteiga da massa, usar um tablete de 100g para toda a receita, ou seja retire duas colheres do tablete para o recheio e use o que sobrou para a massa.

    Outra sugestão, a calda com acuçar de confeiteiro é essencial para a receita! Não deixe de fazer! Fica fantástico!

    ResponderExcluir
  28. Tainá! Adorei suas dicas e comentários!! E muito legal você fazer com farinha integral! Vou tentar da próxima vez, pois fica mais saudável! rs

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela receita! Minha massa está descansando. Só queria dizer que essa receita não é a de cuca aqui do RS, é só digitar "receita de cuca" e olhar as imagens no google que você vai ver. É um tipo de pão doce, como tantos, mas se difere muito no modo de fazer dos rolos de canela. Parabéns pelo blog, cheguei aqui pelos Cinnamon Rolls, mas já vi ótimos desafios para mim por aqui!

    ResponderExcluir
  30. Terminei! Maravilhoso! Achei meio sequinho, fiz o molhozinho aquele, ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  31. Débora, quando ele esfria, endurece um pouco mesmo! Aí, é só aquecer alguns segundos no microondas e... Pronto! Fica macio de novo!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  32. A massa já está descansando, só fiquei na dúvida na quantidade de margarina na massa: 7 colheres de sopa são quantos gramas? Depois comento como ficou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calcule 15 gr por colher de sopa! Abraços e depois me conte como ficou o resultado final!

      Excluir
  33. Estou aqui preparando os meus. Segui a receita a risca, mas assim como a sua primeira vez os meus já estão descansando a 2 horas e nada de crescerem. Vou continuar esperando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, está frio onde você está? Colocou em local bem protegido e coberto?

      Excluir
  34. Bia, a receita deu super certo, obrigado, acabei de tirá-la do forno, comecei hj às 10:30 h, com muita paciência, a massa cresceu bastante em duas horas, eu segui a sua receita, dentre tantas outras que eu pesquisei, achei a sua mais detalhada, cheia de info. além de simples e direta, fácil de fazer, apesar de não ser rápida, acontece que ficou uma delícia, no ponto - assim como os cinn. rolls que eu comia em Boston na Bakery do Whole Foods Market de Cambridge, onde morei, só não testei a calda doce, tbm típica em Boston, uma calda branquinha que deixava a massa ainda mais suculenta, mas de qq forma, estou realmente muito satisfeito com o resultado, ps: eu adicionei uva passa e noz triturada, uma mistura de danese c/ cinn. roll, com o toque aveludado das nozes, apesar do calor de 38 graus C. agora, excuse me, pois vou tomar café da tarde às 17:38 h. Many thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, obrigada por vir aqui contar a sua experiência!! É muito legal quando uma receita dá certo, mas é mais legal ainda quando o resultado nos remete a lembranças queridas! Um abraço, Bia

      Excluir
  35. Oi Bia,
    Parece uma delicia vou testar e provar.
    Se você não se importar post esta receita no meu blog: http://sobrearochadocristo.blogspot.com/2014/02/cinnamon-rolls.html
    Se tiver algum problema eu posso retirar.
    Que Jesus te abençõe e proteja sempre a você e todos os seus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth! Que bom que gostou da receita! E não há problema nenhum em postar no seu blog! Afinal, você fez várias referências aos Desafios! Fiquei honrada! Bjs, Bia

      Excluir
  36. Ando há imenso tempo para experimentar esta delícia que eu adoro! E acho que depois de ver tão boa descrição e estas fotografias maravilhosas não vou conseguir resistir por muito mais tempo! :P Parabéns pelo blogue e obrigada pela partilha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chinesinha! Boa sorte no desafio! Me conte se deu certo depois! Bia

      Excluir
  37. Adoro essa receita!!! Como tenho máquina de pão, faço o processo de amassar, sovar e crescer todo nela! É muito prático! Depois tiro, abro, enrolo e deixo crescer novamente, já na assadeira! A única coisa que não acerto é a calda com açúcar de confeiteiro...rs

    ResponderExcluir
  38. Anna Biaaaa, socorrooo estou de dieta, mas nao consigo entrar no seu magic blog e sair ileso !! eu morei muitos anos nos USA ai por questoes de ordem pessoal vim para o Brasil e ja estou aqui a uns dez anos ! Pois e ... vivia sonhando com os cinnamon rolls, que eu comia todos os dias na Clementine Bakery 299 Greene Ave. Brooklyn, NY !!
    Serio....... de sonhar mesmo de vontade ! ai vim pesquisar uma torta inglesa que comi no interior da Inglaterra a muito tempo e acabei achando as maos de fada ( as suas, ainda bem que vivo sozinho senao nao ia conseguir eliminar peso nunca OBS : viu que eu disse ELIMINAR ne por que se a gente perde encontra rapidinho) rsss
    Na hora parti pros Cinnamon Rolls, so posso te dizer que neste momento estou empanturrado e ate minha vizinha querida entrou na dança e comeu de lamber os beiços tbem ! So posso lhe dizer um baita obrigado e que neste momento estou gordinho mas feliz !! kkkkkkkkkkk
    um smackk proce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thomas, adorei o seu comentário! Super divertido! rs... E que bom que gostou dos Cinnamons! Me deu até vontade de fazer AGORA!! rs (pena que estou no escritório e aqui não tem cozinha!! rs)

      Excluir
  39. Delicioso.... aqui em casa estamos nos matando de comer.... acabamos de fazer e fica perfeito!!! Adoramos a simplicidade da receita.... soh eh preciso paciencia para deuxar crescer.., muito obrigada por compartilhar....

    ResponderExcluir
  40. Bia, enquanto escrevo, espero que esfrie um pouco mais meus cinnamon rolls... o que provei está uma delícia, e achei que não precisa da cobertura extra de açúcar, esta perfeito assim! Obrigada por aceitar e desventar este desafio!!! O próximo seu que vou fazer vai ser a receita de bagels, que eu adoro! bjs Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, me esqueci de dizer que bati a massa na maquina de pão e deu certo!

      Excluir
  41. Bia adorei a receita,parabéns!! bjus

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela receitinha,esse pãozinho me lembra de uma senhora americana que fazia essas gostosuras para minha família quando criança.Me arrisquei a fazer,não ficaram tão lindos iguais os seus,mas muito gostosos,compartilhei sua receita em meu blog e dei os seus créditos ok?Beijinhos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  44. Olá Bia! Obrigada pela Receita.
    Há um tempo máximo para o descanso nas duas etapas da massa? Por exemplo, se deixasse a primeira massa descansando por umas 6 ou 8 horas e a segunda etapa também pelo mesmo tempo, teria algum problema, principalmente nesta época mais fresca do ano? Obrigada. Fátima

    ResponderExcluir
  45. Olá Bia, a tempos estou procurando uma receita prática de cinnamon rolls. Será que dá pra fazer individuais? Pq aí fica mais prático armazenar. Ou somente juntos na forma? Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Ola! Acabei de fazer essa receita maravilhosaaaaaa...amei. A massa e muito boa de trabalhar, nao tem erro, e o sabor perfeito. Ja quero fazer denovo. Obrigada por dividir conosco esta receita maravilhosa.
    ,

    ResponderExcluir
  47. Bia!!!!!!!!
    Muito obrigada!
    Morei Em Minnesota, EUA e sentia tanta vontade de comer esta delicia.
    Fiz e ficou maravilhoso! Transportei-me aos meus cafes.
    Agora vou experimentar a receita dos muffins.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria de Fátima! Obrigada você por vir aqui e deixar o seu comentário sobre a receita! E que bom que deu tudo certo! Não deixe de me contar como foi a experência dos muffins! Um grande abraço, Bia

      Excluir
  48. Bia, acabei de fazer a receita. Ficou gostoso mas nao cresceu tanto e nem ficou tao fofinho. A massa é um pouco mais pesada pela quantidade de manteiga q vai né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, se o dia estiver frio, demora mesmo pra crescer. Já chegou a levar 2 horas o primeiro crescimento! E é sim por causa da manteiga, que deixa a massa mais densa. Se tentar de novo, espere mais tempo para crescer! Aí vai ficar mais macio! Bj, Bia

      Excluir
  49. Boa tarde,
    Adorei seu blog, essa é a primeira receita que faço, ficou fantástico, mas acho que minha forma era pequena e cresceu muito, muito mesmo. Nos outros fins de semana experimentarei outros desafios gastronômicos!😁
    Obrigada pela receita e parabéns pela qualidade dela é pela sua iniciativa!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline!! E não deixe de me contar seus próximos desafios gastronômicos! Um grande abraço, Bia

      Excluir
  50. Oi Bia! Parabéns pelo blog! Vc disse que dá para congelar. Com quanto tempo de antecedência será que posso fazer isso? E por acaso algum dia Vc descongelou direto no forno elétrico ou só no microondas? Se positivo, qual o tempo para descongelar no elétrico? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descongelamento na geladeira ou em temperatura ambiente. Não recomendo o micro. E para aquecer, pode ser o forno elétrico (o suficiente para ficar macio de novo). Bjs!

      Excluir
  51. Boa tarde!!
    Posso substituir a manteiga por margarina??
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, poder pode... mas o sabor da manteiga é bem melhor... Abraço! Bia

      Excluir
  52. Uma correção King Arthur Flour e não Floor um e farinha o outro chão

    ResponderExcluir
  53. Boa noite. Morei nos EUA por 7 meses em 2008 e me apaixonei pelos cinnamon rolls. Hj depois de muito tempo querendo resolvi fazer. Já enrolei, esperando acabar de crescer pra colocar no forno. Depois conto como ficou. Fiz duas receitas.

    ResponderExcluir