domingo, 26 de maio de 2013

DESAFIO: Testar o Frango Assado no Soro Mágico do Panelinha!

Frango Assado no Soro Mágico
Como se não bastassem todos os programas de culinária na televisão aberta, na TV paga, na internet, nos blogs, nos sites, agora também consigo "escutar" receitas no rádio!! rs... Depois não querem que a gente vicie, né?? Estou falando do Programa de rádio da Rita Lobo - do Panelinha - na Rádio Estadão, muito legal!! E, foi no rádio que ouvi esta receita: Soro Mágico para frango assado! Achei super interessante: depois de esfregar um monte de sal e açúcar no frango, você o afoga em um monte de água! E ele lá fica por 40 minutos! Depois, é só enxaguar bem, enxugar o frango e assar por 1 hora e meia!! Não é exatamente uma receita "delicada", mas fiquei muito curiosa em testá-la! E isso virou um desafio!! Para ver a receita original do soro mágico, acesse o site do Panelinha!

Acabei comprando um frango caipira da marca Nhô Bento, congelado, da Seara! É um pouco mais caro que o frango normal, mas há a esperança que este tipo de criação seja menos carregada de hormônios! Será??

Descongelei o frango por 2 dias na geladeira... Umas 3 horas antes do jantar, comecei o preparo. E foi aí que algo inesperado aconteceu! O Nhô Bento ainda estava com a cabeça! Quase desmaiei!! E lá fui eu, com as pernas bambas, decapitar o coitado... Obviamente fiz o "procedimento" com os olhos fechados, mesmo correndo o risco de cortar os meus dedos fora! Ainda de olhos fechados, lá foram pescoço e cabeça direto para o lixo! Credo!!

No dia seguinte, escrevi para a Seara no Facebook e tive um retorno quase imediato: houve um problema na produção e este NÃO é o padrão do frango caipira da Seara! Foram todos extremamente atenciosos e ficaram de me enviar outro produto, para compensar a minha experiência negativa! Gostei da abordagem! É o que esperamos de todas as empresas!! Parabéns, Seara, por sua preocupação com seus consumidores e por utilizar as redes sociais a favor do bom atendimento!

Bom, decapitação resolvida (Argh! Argh! Argh!), passei o sal com açúcar por dentro e por fora do frango. A receita do Panelinha recomendava que o sal fosse passado também entre a pele e o peito... Mas isso acabou deixando esta parte especificamente muito salgada... Recomendo só passar sobre a pele do peito...

Feito isso, era hora de afogar o frango... (Meu Deus, este post está ficando morbidamente estranho... rs). Coloquei o frango em uma caçarola bem grande e acrescentei água até cobri-lo totalmente... Juntei os demais temperos (cebola, alho, grãos de pimenta, folhas de louro) e deixe tomar gosto por 40 minutos fora da geladeira. Tirei o frango do soro, lavei-o com bastante água, sequei bem com papel toalha e coloquei para assar no forno bem quente. Aqui, eu tentei "inventar": coloquei papel alumínio cobrindo o frango nos primeiros 40 minutos de forno... Mas, no final, achei desnecessário, porque o frango poderia ter ficado um pouco mais douradinho... Fiquei até com medo que estivesse mal cozido na hora de servir, mas não estava não... Estava super macio e molhadinho!! Certamente foi o frango mais suculento que eu já fiz!! Até o peito estava suculento!! Incrível!!

Para acompanhar o Frango Assado, preparei as Abóboras Picantes, também assadas, aproveitando o forno! Para ver a receita das abóboras, clique aqui! Esta receita dá para 4 pessoas!

Frango Assado com Soro Mágico


  • 1 frango inteiro (caipira) de 2 kg
  • 1 xícara de sal
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 cebola em fatias
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 5 grãos de pimenta
  • 2 folhas de louro

Lave bem o frango por dentro e por fora. Retire o excesso de gordura. Misture o sal e o açúcar e passe pelo frango todo. Coloque-o em uma panela grande e encha de água até cobri-lo completamente. Junte os demais temperos e deixe tomar gosto por 40 minutos fora da geladeira. Aqueça o forno a 200 graus. Retire o frango do soro, lave-o bem, seque-o com papel toalha. Se desejar, amarre as asas e as coxas com um barbante de algodão (para que não se abram durante o cozimento). Outra dica é colocar papel alumínio nas partes que costumam queimar (pontas das coxas e das asas). Leve ao forno por 1 hora e meia. Se começar a dourar demais, abaixe o fogo.


Retire do forno, deixe descansar uns minutos, retire o barbante e acomode o frango e as abóboras em uma travessa grande! E Bon Appetit!

Frango Assado no Soro Mágico

13 comentários:

  1. Ficou muito tenro e macio! Até o peito, normalmente mais sequinho estava macio e tenro.
    Parabéns Bibi!

    ResponderExcluir
  2. Realmente! A maior prova que até o peito estava macio foi que meu filho, que nunca come peito, quando viu que coxas e sobrecoxas já haviam sumido, encarou um pedaço do peito e... gostou!! rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia,espero q vc possa me ajudar. Ganhei uma panela (Kitchen ware),acho q é Alemã,q precisa ser "curada".Ela parece de cerâmica e na tampa tem um furinho q é prá escorrer/dosar o tempero.Como o Manual vem com vários idiomas menos Ingles ou Portugues, lembrei de vc.Vc conhece essa panela?Poderia me ajudar? Grata,Ana Margarida www.recicleiavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana Margarida! Não conheço esta panela! As únicas panelas que sei que precisam ser curadas são as de ferro e de pedra sabão! Mas encontrei este link só sobre panelas! Espero que ajude! http://casa.abril.com.br/materia/20-modelos-de-panelas-para-todos-os-gostos

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Você e seu blog são uma graça... Já adicionei aos meus favoritos, gosto de cozinhar e acompanho alguns blogs, mas o seu realmente me animou a me tornar mais gourmet... rs...
    Experimentei um frango assado excelente de um padaria no ipiranga, muito suculento, deve ser esse o segredo deles.

    Ah...Você teria uma receita do verdadeiro iogurte grego?

    Um abraço,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  6. Achei super interessante usar sal e "açucar" pra temperar o frango. Essa de afogar o frango eu vi no Hestons, ele disse que pro frango assado perfeito voce deve deixar o bichinho de molho na agua. Eu nunca fiz, a receita que preparei de franco assado foi uma da Julia Child, ficou maravilhosa. Adoro frango assado mas toda vez que vou preparar eu tenho nojo (nao sei o motivo mas pra mim,quando crus, eles fedem, juro). Eu nao sou de ter nojinho mas eu tenho problemas com carnes cruas em geral, rssss.

    o programa do hestons é esse http://www.youtube.com/watch?v=XAZGQql9Dh4

    ResponderExcluir
  7. Olá Claudia! Que bom que gostou do blog!! É feito com muito carinho, viu? E quanto ao iogurte grego, nunca fiz, mas adoro também! Quando conseguir fazer, te conto!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia, fiquei com dúvida em relação a lavar o frango, é isso mesmo? Depois de lavar o tempero não sai?

    Beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  9. Márcia, é isso mesmo. Depois de ficar no soro, passa uma água senão fica muito salgado!! Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  10. Ola, vai a receita no programa panelinha e fique em duvida se funcionava. Que bom q vc fez e compartilhou. To pensando em fazer na churrasqueira a bafo....alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na churrasqueira a bafo vai ficar ótimo! Além de macio, com um leve toque defumado! Me conta depois como ficou! Abraços, Bia

      Excluir
  11. Olá! A 1a vez q fiz frango assado em minha vida , e fiz c essa receita q é uma maravilha! So q usei esta mesma quantidade de sal e açúcar p 2, 3 kl de frango e deu super certo ! Suculento mesmo!

    ResponderExcluir