quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

DESAFIO: Uma sobremesa italiana... Crostata di Fichi


Crostata di Fichi (Torta Italiana de Figos Frescos)
Faz tempo que tenho vontade de experimentar uma torta típica italiana, feita com figos frescos e recheio de amêndoas que vi em um dos livros do Jamie Oliver. É bem semelhante à uma outra receita que já postei aqui, a Torta Frangipane de Ameixas (clique aqui para ver a receita). Quando Alê e eu fomos convidados para um Evento de Degustação de Vinhos Italianos (aguardem o post sobre este evento! Foi incrível!), chegou a oportunidade que eu queria para fazer a Torta de Figos: uma sobremesa tipicamente italiana em um evento de vinhos italianos! Perfeito!!

Acabei "juntando" várias receitas para elaborar esta (a base de uma, o recheio de outra, além de dicas da receita do Jamie Oliver, como colocar uma calda de açúcar rala sobre os figos frescos antes de assar... Eles ficam brilhantes!!) Uma miscelânea que deu super certo!

A receita não é simples e, muito menos, barata... Comprei 8 figos frescos por R$ 16,00 (quase um assalto! rs), a farinha de amêndoas (60,00 o quilo), além de todos os outros ingredientes... A forma de preparo segue várias etapas: preparo da massa de base, preparo do recheio, montagem da base, pré cozimento da massa, montagem da torta, cozimento da torta montada... Mas o resultado, tanto visual quando de sabor, é incrível e compensa os custos elevados e o preparo trabalhoso!! É uma Torta que merece uma ocasião especial! Que tal prepará-la no Natal ou no Ano Novo? Vai ser um sucesso!!

Crostata di Fichi

(1 torta grande de 30 cm)

Massa
  • 125 gr de manteiga
  • 100 gr de açúcar confeiteiro
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de leite gelado
Recheio de amêndoas
  • 175 gr de manteiga
  • 150 gr de açúcar refinado
  • 200 gr de farinha de amêndoa
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de amaretto
Cobertura
  • 8 figos frescos
  • 30 gr de açúcar
  • 2 colheres de sopa de água
  • raspas da casca de 1 laranja
Prepare a massa: no processador, coloque a manteiga, o açúcar confeiteiro, as gemas e a farinha. Processe até formar uma farofa. Adicione o leite e bata até virar uma bola. Coloque a massa em um saco plástico e leve a geladeira por 1 hora.

Prepare o recheio: no processador, bata a manteiga e o açúcar até ficar uma massa fofa. Junte a farinha de amêndoa, os ovos e o amaretto e bata até virar um creme. Reserve na geladeira.

Para pré-assar a massa: Aqueça o forno a 180 graus. Retire a massa da geladeira, corte em fatias e vá preenchendo uma forma de torta rasa. Apare as bordas para dar bom acabamento. Fure com um garfo para a massa não formar bolhas. Leve para assar por 12 minutos, até começar a dourar nas bordas. Retire e deixe esfriar (não desligue o forno).

Coloque o recheio dentro da massa e espalhe bem. Retire os cabos dos figos e corte-os em 4 partes. Distribua-os por toda a torta, afundando-os levemente dentro do recheio. Aqueça o açúcar e água até ficar transparente e coloque a calda sobre os figos. Raspe a casca da laranja por toda a torta. Leve para assar por 40 minutos, até ficar bem dourado e firme. Deixe esfriar antes de desenformar.

Antes de assar...

Assando no forno...

Prontinha para servir!!
Crostata di Fichi (Torta Italiana de Figos Frescos) by Desafios Gastronômicos
Sirva com creme de leite fresco batido ou sorvete de creme ou mascarpone! E Bon Appetit!

9 comentários:

  1. Agua na boca!!! Poxaaa Bia... Era so falar que eu te enviava os figos frescos! Rsss tenho uma figueira no quintal!!! :)
    Baciiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinha... Se é para humilhar e me deixar com inveja, você conseguiu!!!! kkkkkk Agora, preciso de sua avaliação da minha Crostata! Está a altura das crostatas italianas??? Você é minha expert neste assunto, hein?? rs

      Excluir
    2. Bia, ta linda demais essa crostata! Altura è perfeita... sabe o que faltou????
      Uma bela camadinha de açucar de confeiteiro por cima... TOP!!! :)
      Sabe o que fica delicioso tb??? Crostata de creme de confeiteiro e gotas de chocolate, ou toda de Nutella, ou com geleia (a classica)!
      Eu amoooooooooo.

      Excluir
    3. O açúcar confeiteiro faltou mesmo! Bem lembrado!! E estes sabores que você falou? Tem a receita?? Principalmente a clássica!! Beijos, querida!

      Excluir
    4. To aqui hoje consultando meu oraculo culinario ( teu site) pois domingo tenho um almoco e tenho que levar a sobremesa...
      Ai que vi tua pergunta... Entao, usam geleia de amora, ou de pessego, uva... De preferencia as caseiras, elas que sao consideradas as classicas! :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Márcia, Alexandre disse que é "de comer de joelhos"! Parece um elogio, não?? rs...

      Excluir