terça-feira, 12 de outubro de 2010

DESAFIO: Transformar claras que sobraram em um maravilhoso Merengue!

Várias receitas pedem gemas... molhos, cremes, sobremesas... Fiz recentemente Créme Brullé... 4 gemas... Tentei fazer molho bernáise... 3 gemas... E as claras vão se acumulando... Às vezes, jogo as coitadinhas das claras direto no lixo, às vezes guardo para fazer algo depois e elas acabam no lixo...Outro dia, usei parte delas para empanar os pedaços de frango de um Yakisoba de Frango...

Uma vez eu li que as freiras dos conventos portugueses utilizavam as claras para engomar as suas vestimentas... E aí, o problema era inverso... Sobravam muitas gemas... Por isso, os doces portugueses levam tantas gemas... Acessei um site português muito legal, http://www.gastronomias.com/, e só uma das receitas que encontrei lá, Leite Creme, leva 18 gemas!! Aliás, falei do Leite Creme no meu Desafio do Créme Brullée, pois esta é a variação portuguesa deste doce!

Como não moro em um convento e não tenho que engomar minhas roupas, preciso encontrar outra forma de aproveitar as claras!

Minha enteada, Marina, que está estudando Sociologia aqui do meu lado enquanto escrevo, sugeriu fazer omelete só de claras. É legal, principalmente se você precisa ingerir proteína e evitar o colesterol da gema... Para um café da manhã depois da musculação ou da aula de ginástica é uma excelente pedida!

Bom, além do Yakisoba e da omelete de claras, pensei em outras alternativas... Suspiros talvez... Mas só suspiro é meio sem graça... Pensei então em fazer um Merengue... Suspiro, Chantilly, Morangos... Simples e maravilhoso!

Vamos começar pelo suspiro... Em um livro de receitas muito antigo, A Alegria de Cozinhar, da Helena Sangirardi, que tem receita de tudo que você pode imaginar (até como preparar Tatu, Queixada, Preá... credo!), encontrei uma receita de suspiro:

2 colheres de sopa de açúcar para cada clara
gotinhas de limão

Preparo: Bater as claras em neve. Juntar aos poucos o açúcar e continuar batendo... Juntar as gotinhas de limão (que tiram o gosto de ovo do suspiro).
Aquecer o forno a 150o. Forrar a forma com papel manteiga.

Aí veio a minha invenção... resolvi fazer plaquinhas individuais de suspiro... Uma colher de sopa de massa de suspiro formando um círculo. Quinze minutos de forno, até ficar douradinho.... Deixei esfriar e tirei delicadamente o papel manteiga (delicadamente mesmo, porque as plaquinhas são bem fininhas e quebram com facilidade).

Faltavam os complementos. Lá fui eu ao Mercadão comprar creme de leite fresco (o da Fazenda é ótimo) e morangos (só encontrei os orgânicos, caros, mas muito bons).

Bati o creme de leite com pouquíssimo açúcar, afinal, o suspiro já é super doce... Foi aí que veio o toque de mestre! Não meu, mas da Marina... "Tia, posso fazer o meu chantilly com chocolate? Tem Ovomaltine??" Misturamos, então, um pouco do chantilly com 1 colher de sopa do Ovomaltine... Ficou parecendo um musse claro de chocolate.

Montamos os pratos individuais: um pouco de chantilly (para segurar o suspiro no prato), uma placa de suspiro, morangos fatiados, chantilly de ovomaltine, outra placa de suspiro, um pouco de chantilly de novo e um morango inteiro, bem bonito... Ficou lindo!!!



Para os "adultos", fizemos a versão só com chantilly:


Criação da Bia e da Marina!!! Bon Appetit!!

2 comentários:

  1. Segue uma receita mais precisa dos suspiros: 100gr de claras, 200gr de açúcar. Bater bem as claras em neve, acrescentar o açúcar aos poucos, batendo até ficar firme e brilhante. Assar em forno a 100 graus por 45 minutos!! Ficam bem branquinhos!! Como tem que ser!!

    ResponderExcluir
  2. Complicado medir as claras em gramas... Melhor usar esta daqui do site msm ��

    ResponderExcluir