quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DESAFIO: Torta di Nada II, a missão!! Agora com blueberries!!

O Desafio de experimentar a Torta di Nada (ou Bolo de Uvas da Toscana) do Jamie Oliver foi um sucesso, mas algumas questões me intrigaram... Primeiro a foto do bolo no livro do Jamie O...



Nada a ver com o resultado obtido aqui em casa! Analisando profundamente a questão (rs... isso mesmo, questões gastronômicas também podem exigir uma capacidade analítica elevada!!!), decidi testar novamente a receita, agora com algumas mudanças... A primeira delas, utilizar blueberries (como fez o Jamie O., por sinal, pois as tais das uvas Fragola não são fáceis de achar, nem na Inglaterra, muito menos no Brasil...). E a informação que recebi que estas uvas são aqui conhecidas como Santa Isabel também não procede... Experimentei uma ontem no Natural da Terra e notei que, apesar de pequena, a tal da uva tem um caroço enorme, o que inviabilizaria um bolo recheado delas.

Além da opção pelos blueberries (que, aliás, estão bem "em conta" no Natural da Terra: uma caixinha de 100 gr por R$1,98), decidi fazer a receita inteira (no desafio anterior eu havia feito meia receita... por cautela e regime do povo aqui em casa!) e substituir metade da farinha integral por farinha normal. O bolo anterior ficou muito escuro, se comparado com a foto do livro... Além de lentes, luzes e filtros, que poderiam ocasionar a diferença de coloração, encontrei um outro site (aliás, lindo-maravilhoso, o "benchmark" dos blogs de gastronomia e culinária), chamado The Italian Dish, onde há a receita da Torta di Nada e fotos do resultado. Mais uma vez, achei a massa bem branca, diferentemente do resultado obtido com 100% de farinha integral... Olhem a foto do Italian Dish:


Torta di Nada - The Italian Dish
E a foto da minha primeira tentativa...


Torta di Nada - Desafios Gastronômicos
Dá prá notar a diferença... Os blueberries derretem mais e se espalham pela superfície do bolo... E a farinha não é tão escura...

Lá fui eu então, no preparo da Torta di Nada II, a Missão! Já rebatizado aqui para Bolo de Blueberries!!

Bolo De Blueberries

Ingredientes (para um Bolo grande)
  • Manteiga e papel manteiga para forrar a forma de 30 cm de diâmetro
  • 4 ovos grandes
  • 270 gr de açúcar
  • 180 gr de manteiga sem sal
  • 110 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 150 ml de leite
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 200 gr de farinha integral
  • 200 gr de farinha branca
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • raspas das cascas de um limão e uma laranja
  • 600 gr de blueberries
Aqueci o forno a 175 graus. Untei a forma com fundo removível com manteiga e forrei com o papel manteiga. Bati os ovos e o açúcar na batedeira por 3 minutos, depois acrescentei a manteiga derretida, o azeite, o leite e a baunilha. Misturei bem e adicionei a farinha peneirada, o fermento e o sal. Por último, as raspas de limão e laranja, mexendo com uma colher de pau. Esperei 10 minutos a farinha absorver bem o líquido.
Misturei uma parte (1/3) dos blueberries na massa, coloquei na forma e alisei bem. Assei por 15 minutos. Retirei a forma e coloquei cuidadosamente o restante dos blueberries, voltando ao forno por mais 45 minutos, até ficar bem assado e as frutinhas começarem a estourar.

Vejam o resultado:

Bolo De Blueberries - Desafios Gastronômicos

Ficou espetacular! Os blueberries derreteram e a farinha normal deixou o bolo ainda mais leve e clarinho. Excelente sugestão para a ceia de Natal!!

4 comentários:

  1. Que delícia de blog....
    Já estou seguindo...claaaaro!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de comentário! obrigada e bem vinda! Bia

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, hein Bia? Amo blueberry... Vou testar esta receita, com certeza! Beijinhos =)

    ResponderExcluir
  4. Ju, testa e me conta! Se quiser usar somente farinha branca, fica ótimo tb!! Bj!!

    ResponderExcluir