segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DESAFIO: Macarrão com Brócolis Alho e Óleo, com sabor de infância!

Macarrão com Brócolis
Quando vi aqueles lindos pacotes de brócolis ninja no supermercado, uma receita veio imediatamente à minha cabeça: o Macarrão com Brócolis que minha mãe sempre fazia! Como pude ficar tanto tempo sem reproduzir esta receita prática, saudável, saborosa e absolutamente afetiva? Sabor de família, aroma de infância, visual de estar em casa: o exemplo perfeito do que se denomina hoje de "comfort food"! Em minha infância, não me lembro dos brócolis "ninja"... Minha mãe utilizava os brócolis tradicionais, comprados em maços, com suas flores verde-escuras e seus talos longos e grossos! Lembro-me de minha mãe escolhendo os maços mais escuros, com as flores mais fechadinhas... Se as folhas já estivem amareladas e as flores abertas, não servia! Outra preocupação eram os bichinhos... Muitas vezes os brócolis vinham com pequenos carunchos e, para garantir que não iríamos comer nenhum bicho no jantar, minha mãe deixava os talos de molho... Se houvesse bicho, eles iriam boiar!! Técnica de mãe!! rs

Minha versão do Macarrão com Brócolis sofreu algumas mudanças, como o uso dos brócolis "ninja", mais crocantes e firmes, o cozimento dos legumes no vapor para manter a cor e as propriedades nutritivas e, por último, um segredinho para deixar os brócolis ainda mais verdes: bicarbonato de sódio!

Quando fui pesquisar fotos dos tipos de brócolis na internet, acabei encontrando um tipo novo, que desconhecia: o romanesco! Fiquei alucinada para experimentar! Mas isso vai ser outro desafio! rs

Três tipos de brócolis: o comum, o ninja e o romanesco

Macarrão com Brócolis Alho e Óleo

  • 500 gr de massa curta (penne, parafuso)
  • 1 maço de brócolis do tipo ninja em pedaços médios
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • sal e pimenta a gosto
Corte as flores dos brócolis retirando o talo mais grosso. Cozinhe os brócolis no vapor, salpicando o bicarbonato de sódio (é para realçar a cor do brocoli). Não deixe cozinhar muito, só o suficiente para ficar "al dente".

Aqueça a água (5 litros) e tempere com sal (se quiser, pode aproveitar a água do cozimento dos brócolis, que é bem nutritiva). Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem para ficar al dente.

Em uma frigideira grande, frite o alho no azeite até ficar dourado. Junte os brócolis e frite-os mais um pouco. Escorra a massa e junte a frigideira, misturando bem tudo. E está pronto para servir!!


Macarrão com Brócolis Alho e Óleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário