quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DESAFIO: Ambrosia para minha BFF

Ambrosia by Desafios Gastronômicos
 A Nara (minha BFF - Best Friend Forever) nem se lembrava mais, mas há alguns meses, ela me fez um pedido/desafio: Ambrosia! E eu estava só esperando uma oportunidade para preparar esta iguaria dos deuses, quando combinamos de almoçar no domingo em sua casa, e eu iria levar a sobremesa! Pronto, encontrei a ocasião perfeita!

Chamar a Ambrosia de "iguaria dos deuses" não foi por acaso... Na mitologia grega, a Ambrosia era um alimento mágico que dava forças aos deuses e semi deuses... Mas devia ser ingerido com cuidado, pois seu excesso poderia ser fatal... No nosso caso, se ingerido em excesso, vai certamente elevar sua glicose e seu colesterol! rs

Ambrosia também foi o nome que os portugueses deram a um doce feito à base de leite, ovos e açúcar, que se tornou muito comum também no Brasil, desde a época do descobrimento. Nesta época, era considerado um doce muito refinado, para ser servido em jantares especiais! Atualmente, está mais "popular" e é vendido em vidros de conserva, ao lado do doce de leite e do doce de abóbora! rs

Existem algumas versões da receita mas todas elas levam leite, ovos e açúcar. Encontrei algumas variações também com leite condensado (que não deixa de ser "leite e açúcar"), mas a receita escolhida para este desafio veio do Livro de Receitas Portuguesas que tenho há muitos anos e é muito semelhante com a receita do livro da Helena Sangirardi ("A Alegria de Cozinhar"). Em ambas, faz-se uma calda de água e açúcar, juntam-se os ovos e o leite, aromatizados somente com baunilha! Para caprichar, utilizei a própria fava da baunilha, que deixou aqueles pontinhos pretos tão característicos por todo o doce! E as cascas das favas ficaram ótimas como decoração final (parece canela em pau, mas não é, rs)! Em algumas das receitas que vi na internet, a Ambrosia também pode ser aromatizada com cravo, canela e raspas de limão... Também há receitas que não levam água e o açúcar é engrossado com o leite, formando uma calda com cor mais "caramelo"... A gosto do freguês!

A receita não é difícil de fazer, só é necessário ficar girando a panela (sem mexer, mas não desfazer os "grumos") durante o cozimento no fogo. Quando fica pronto, o doce ainda parece que está com "excesso" de água, mas, depois de gelar, a calda fica mais encorpada! Bon Appetit!

Ambrosia

(6 porções)


  • 1 xícara de água (200 ml)
  • 1 1/2 xícaras de açúcar (300 gr)
  • 3 claras
  • 5 gemas
  • 2 xícaras de leite (480 ml)
  • 1/2 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência)

Variações: utilize cravo, canela em pau e raspas de limão no lugar da baunilha

Ferva a água com o açúcar em uma panela de fundo grosso e deixe até engrossar (consistência de mel). Enquanto ferve a calda, bata ligeiramente os ovos (claras e gemas) e junte o leite e a baunilha (Dica: para ver como se raspa a fava de baunilha, clique aqui). Se utilizar a fava, acrescente as cascas também para dar mais gosto.


Assim que a calda estiver grossa, despeje o líquido de leite e ovos na panela e vá fazendo movimentos circulares com a panela (não use nada para mexer). Aos poucos, a mistura vai começar a empelotar.

Continue mexendo a panela de tempos em tempos. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até a calda ficar mais grossa.


Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas. Sirva em pequenas porções, porque é um doce muito doce!


Ambrosia by Desafios Gastronômicos

3 comentários:

  1. Bia, parabéns pelo blog! Receitas e fotos excelentes. Muito capricho! Beijos, Paula Couto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, obrigada pela visita! Você estava no Encontro dos blogueiros, não estava? Lembro de ter visto o seu cartão, mas acho que não nos conhecemos!! Uma pena! Fica prá próxima, sem falta! Bjs Bia

      Excluir
  2. Parabéns pela receita, tenho visto outras de ambrosia que não tem nada a ver com a original.

    ResponderExcluir