quarta-feira, 26 de abril de 2017

DESAFIO: Malabie, uma sobremesa árabe!

Malabie (Creme Branco com Damasco)
Em um jantar árabe temático, que tal terminar a noite com uma sobremesa típica super leve e facílima de fazer?? Malabie é um "manjar branco" com calda de damasco, normalmente  servido nos restaurantes árabes de São Paulo, como o Almanara e o Tenda do Nilo.

A dificuldade maior da receita está em comprar dois ingredientes específicos, que garantem o sabor característico: água de rosas e "miski" (uma resina vegetal em formato de pequenas pedrinhas com sabor de "grama", que os árabes costumam mastigar). Em lojas especializadas (ou mesmo sites na internet) é possível encontrar estes produtos. Quando executei a receita, só tinha a água de rosas, comprada anteriormente. Infelizmente não testei com o "miski", mas apenas a água de rosas já deu um sabor bem exótico.

É possível também fazer a calda de damascos com damasco seco picado, água e açúcar, mas, para facilitar, comprei uma boa geleia de damasco, que pode ser diluída com um pouquinho de água para atingir a consistência de calda.

Malabie (Creme Branco com Calda de Damasco)

(5 porções)

  • 3 xícaras de leite integral
  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de água de rosas
  • 1 pedrinha de miski
  • 5 colheres de sopa de geleia de damasco diluída em um pouco de água filtrada
  • tirinhas de damasco seco para enfeitar

Dissolva a maisena e o açúcar no leite. Em uma panela, aquela o leite e mexa delicadamente até engrossar. Tire do fogo, junte a água de rosas e o miski, misture até dissolver e distribua em taças transparentes e leve para a geladeira para endurecer (no mínimo 4 horas).

Na hora de servir, coloque a calda de damasco sobre o creme branco e decore com as tirinhas de damasco! E vejam como foi o Jantar Árabe completo, com Kafta, Tabule, Arroz Libanês e Falafel com Molho de Tahine:


Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário