Malabie (Creme Branco com Damasco) |
A dificuldade maior da receita está em comprar dois ingredientes específicos, que garantem o sabor característico: água de rosas e "miski" (uma resina vegetal em formato de pequenas pedrinhas com sabor de "grama", que os árabes costumam mastigar). Em lojas especializadas (ou mesmo sites na internet) é possível encontrar estes produtos. Quando executei a receita, só tinha a água de rosas, comprada anteriormente. Infelizmente não testei com o "miski", mas apenas a água de rosas já deu um sabor bem exótico.
É possível também fazer a calda de damascos com damasco seco picado, água e açúcar, mas, para facilitar, comprei uma boa geleia de damasco, que pode ser diluída com um pouquinho de água para atingir a consistência de calda.
Malabie (Creme Branco com Calda de Damasco)
(5 porções)
- 3 xícaras de leite integral
- 3 colheres de sopa de maisena
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de água de rosas
- 1 pedrinha de miski
- 5 colheres de sopa de geleia de damasco diluída em um pouco de água filtrada
- tirinhas de damasco seco para enfeitar
Dissolva a maisena e o açúcar no leite. Em uma panela, aquela o leite e mexa delicadamente até engrossar. Tire do fogo, junte a água de rosas e o miski, misture até dissolver e distribua em taças transparentes e leve para a geladeira para endurecer (no mínimo 4 horas).
Na hora de servir, coloque a calda de damasco sobre o creme branco e decore com as tirinhas de damasco! E vejam como foi o Jantar Árabe completo, com Kafta, Tabule, Arroz Libanês e Falafel com Molho de Tahine:
Bon Appetit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário