domingo, 26 de agosto de 2018

DESAFIOS LIGHT: Fusilli Integrale Primavera

Fusilli Integrale Primavera
Esse prato é criação minha, inspirado em algumas massas servidas em restaurantes com tomates cereja frescos, mussarela de búfala e manjericão (uma versão "caprese" para massas). Provei esta versão em um restaurante outro dia (Olive Garden, para ser mais específica) e me decepcionei com a falta de "integração" entre os sabores... Os tomates crus estavam muito ácidos e a mussarela de búfala não estava derretida... 

Pensei então em fazer algumas variações nesta combinação de ingredientes e sabores que tinha tudo para ficar incrível.

A começar pelos tomatinhos cereja, que poderiam ser gentilmente confitados com azeite no forno... E adicionar um ingrediente fenomenal para uma massa com proposta "light": a abobrinha! Mas não simplesmente uma abobrinha cozinha... Mas sim grelhar as fatias de abobrinha e depois mariná-las com azeite e (muito) manjericão! Por último, a mussarela de búfala em pedacinhos pequenos para que pudessem derreter... E não é que ficou bom?? rs

Fusilli Integrale Primavera 

(2 pessoas)

  • 250 gr de fusilli (parafuso) integral
  • 300 gr de tomates cereja
  • 1 maço de manjericão
  • 1 abobrinha em rodelas finas
  • 180 gramas de mussarela de búfala fresca em bolinhas pequenas (cortadas ao meio)
  • azeite extra virgem a gosto (não economize!!)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino moída na hora a gosto

Aqueça o forno a 180 graus. Coloque os tomatinhos em uma assadeira pequena, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente umas folhinhas de manjericão e regue com bastante azeite. Leve ao forno por 30 minutos.

Aqueça uma frigideira de ferro (tipo "bistequeira") e vá grelhando as fatias de abobrinha dos dois lados. Em uma travessa, coloque uma camada de abobrinha e regue com azeite e tempere com sal, pimenta e folhas de manjericão. Deixe descansar até a hora de montar o prato (quanto maior a antecedência, maior a absorção dos sabores).

Aqueça uma panela com 2,5 l de água. Cozinhe a massa "al dente" (firme ao morder) e coe a água. Em uma travessa previamente aquecida, coloque a massa e junte os tomatinhos, a abobrinha marinada e a mussarela de búfala. Misture bem, acerte o sal e sirva imediatamente!

Bon Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário