quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DESAFIO: Preparar Boeuf Bourguignon da Julia Child

Se você assistiu ao filme Julie e Julia, com a Merryl Strip, vai entender melhor este desafio. O filme conta a história de Julia Child, uma grande cozinheira americana, que introduziu a culinária francesa nos Estados Unidos, com seus livros de receita e seus programas de televisão. E de Julie, uma jovem americana de classe média que, para afastar o tédio de sua vida profissional, decidiu testar todas as receitas do livro de Julia em um ano, registrando suas aventuras em um blog. Uma das receitas mais famosas de Julia, retratada no filme, é o Boeuf Bourguignon... graças a esta receita, Julia conseguiu publicar seu primeiro livro de receitas, Mastering the Art of French Cooking, depois que uma editora levou seu manuscrito para casa e testou a receita do Boeuf. Também é esta receita que Julie prepara para o jantar quando recebe uma  jornalista que vai entrevistá-la sobre sua empreitada.
 Bom, acho que ficou claro porque escolhi este desafio gastronômico. É uma receita famosa, demorada, com ingredientes refinados, cheia de técnicas e truques.
 Falando em técnica, a primeira etapa do meu desafio foi a aquisição dos utensílios adequados para o preparo da receita. No filme, tanto Julia quando Julie utilizam as maravilhosas panelas francesas de ferro esmaltado Le Creuset. Saí, então, em busca da MINHA panela Le Creuset. Depois de muita pesquisa na internet, cheguei a uma triste conclusão: além de ser caríssima, o preço da panela francesa é tabelado!!! Até no Mercado Livre eu pesquisei... mas quem, em sã consciência, venderia um utensílio tão maravilhoso quanto este, que dura a vida toda??
 Isso mesmo! Dura a vida toda!! Pronto, eu já tinha o argumento na minha cabeça para cometer esta insanidade: gastar 800,00 reais em uma panela!! E o mais impressionante desta história foi que, meu marido, Alexandre, me apoiou totalmente neste desvairio consumista!! Acho que ele imaginou o quanto esta panela me deixaria feliz e motivada a seguir com meus desafios gastronômicos (dos quais ele é participante assíduo!).
 Quando decidi comprar a Le Creuset, coincidentemente, recebi um email de uma loja de utensílios domésticos em promoção. E, no site, vi umas panelas italianas (Mario Batali) semelhantes ao meu sonho de consumo, pela metade do preço (a bagatela de 400,00 reais!!). No mesmo dia, na minha hora de almoço, fui a tal da loja e comprei a panela! É linda, cor de vinho, com capacidade para 4,5 litros, tampa, pegadores de silicone... Tudo de bom!


 Vencida a etapa da panela, precisava agora conseguir a receita da Julia. Pensei até em comprar o livro de receitas dela, mas depois percebi que as medidas utilizadas em todo o livro (ainda sem tradução em português) eram voltadas ao sistema americano... Solução? Pesquisar na internet. É impressionante a quantidade de vídeos no Youtube sobre a elaboração deste prato... Para completar, consegui também a imagem das páginas do livro da Julia com a receita.
 O desafio aconteceu em um sábado de agosto. Comecei o dia indo ao mercadão de Santo Amaro comprar todos os ingredientes:

  • 1 quilo e meio de alcatra ou músculo
  • 200gr. de bacon
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • temperos (salsinha, cebolinha, alecrim),
  • 3 xícaras de vinho tinto (Utilizei um vinho argentino que já tínhamos em casa, embora a Julia recomende alguns vinhos europeus mais charmosos... e caros também...)
  • 2 xícaras de caldo de carne (usei o Good Light)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • sal e pimenta do reino moídos na hora
  • 1 colher de sopa de purê de tomate
  • 500gr de cebolinha
  • 500gr de cogumelos paris
  • manteiga (3 colheres de sopa)
  • 1 xícara de caldo de carne (para o preparo da cebolinha)
Comecei a preparar o prato ao meio dia. Cortei o bacon em cubos grandes e os aferventei por uns 10 minutos. Depois de escoar a água e secá-los bem, fritei os pedaços de bacon com azeite de oliva na panela de ferro, por uns 2 ou três minutos, até que estivessem dourados. Retirei com uma escumadeira e deixei reservado.Liguei o forno a uma temperatura de 250 graus. 

Aqueci novamente a gordura deixada pelo bacon e adicionei alguns pedaços de carne, previamente secos com uma toalha (para evitar que soltassem água. Dica: não use papel toalha porque ele gruda na carne!!).  Enquanto a carne fritava, piquei a cebola e a cenoura. Após a fritura de toda a carne, reservei-a junto com o bacon e na gordura restante da panela, fritei os legumes picados até ficarem dourados. Juntei a panela todos os ingredientes: legumes, carne e bacon.

Coloquei sal e pimenta (moídos na hora) e 2 colheres de sopa de farinha de trigo, misturando bem para empanar levemente os pedaços de carne. Levei ao forno aquecido por 4 minutos para dourar a farinha (panela destampada). Retirei do forno, mexi novamente e voltei ao forno por mais 4 minutos. Retirei do forno e acrescentei o vinho (3 xícaras bem cheias), um pouco de caldo de carne (1 ou 2 xícaras), 1 colher de sopa de massa de tomate, ervas (alecrim, tomilho, louro). Tampei a panela e levei ao forno por umas 3 horas.


Enquanto a carne estava no forno, comecei a preparar as cebolinhas e os cogumelos. Descasquei as cebolinhas, coloquei para fritar em uma frigideira com 1 colher de sopa de manteiga. Após estarem douradas, juntei uma xícara de caldo de carne e deixei as cebolinhas cozinharem por 20 minutos (ou até ficarem macias).

O preparo dos cogumelos foi simples. Depois de lavá-los e cortá-los em fatias, dourei um pouco de cada vez (para não juntar água) em manteiga.

Quando a carne ficou pronta, retirei os pedaços de carne e bacon e coei o molho restante em uma peneira. Lavei a panela (afinal, o prato seria servido nela!), retornei a carne, o molho, as cebolinhas e o cogumelos sautée.

Servi com batatas cozidas (a Julia recomenda também servir com noodles na manteiga ou arroz branco e ervilhas na manteiga).

Foi um jantar especial. Meu marido, Alexandre, seus filhos Ian e Marina, meu filho Erik e eu... Estava um pouco exausta, mas feliz de ver a família se deliciando com o prato... Realmente fiquei impressionada com o nível de detalhes e de dicas que a Julia coloca nas suas receitas... E a panela... valeu cada tostão!!!! Afinal, os desafios não vão parar por aqui!!


16 comentários:

  1. adorei a receita.... desde que vi o filme estou procurando as receitas.... Vi o filme segunda, no avião, na volta da Argentina..... adorei, mto obrigada pro compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita, o filme está passando direto e achei um charme todas as receitas. Obrigada por compartilhar a receita. Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Havana, gosto muito da Julia Child, e o filme foi, certamente, a inspiração inicial deste blog! Acesse também o post sobre a Tarte Tatin http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2011/05/desafio-fazer-tarte-tatin-inspirada-no.html , onde coloquei um vídeo da própria Julia fazendo a torta, "ao vivo", e que não dá certo! rs... E ela, com toda classe, tira de letra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bia, eu tenho esse filme e morro de vontade de executar algumas receitas. Descobri seu blog não sei nem como, mas sei que daqui não quero mais sair. Adoro Julia Child e encontrei um blog com recitas dela. "Que dlícia!). Estou te seguindo desde já e ficaria feliz com a sua visit ao meu blog.

    http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/
    Bjuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida Ana Paula, este filme foi minha inspiração... E este foi meu primeiro post... Depois de dois anos, muitos desafios "rolaram" por aqui, mas o Boeuf Bourguignon mora no meu coração!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bia, encontrei seu blog ontem e ainda não consegui parar de ler suas receitas!!! amei!!! acompanharei sempre já que cozinhar é uma paixão!! fiquei com algumas duvidas no preparo... Você após fritar a carne, ele é empanada na farinha e nos temperos? Já que ainda não tenho uma panela de ferro, poderia executar a receita de outra forma? ou terei que comprar a panela primeiro...
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Renata, que bom que gostou do blog! É feito com muito carinho! Quanto ao preparo da carne, é isso mesmo, depois de fritar, você coloca a farinha e os temperos e leva ao forno. Se não tiver panela de ferro, a alternativa é fechar bem uma travessa refratária com papel alumínio. Mas se comprar a panela, não vai se arrepender... Eu uso muuuito!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse é meu filme preferido, a gente tem um que ama, nao é? Acho que todos tem, esse é o meu. Todas as vezes, todas mesmo,que tenho vontade de ver um filme, eu coloco ele pra assistir. Esse filme me traz uma paz tao boa, nao sei explicar porque, adoro tbm a trilha sonora e desligo o dvd com agua na boca sempre.

    Adoro cozinhar!! E essa receita está nos meus planos há mt tempo, vc me fez reativar esse desejo :-)

    ahh, a Le Creuset vou ganhar ;-)

    Gostei mt do teu blog e dos desafios que vc fez aqui e o teu prato ficou sensacional, vc é quase uma profi!

    ResponderExcluir
  9. Querida Nina, temos algo em comum! Este filme me inspirou muito também! E fico feliz que você tenha gostado do blog! Prepare-se para grandes desafios com a Le Creuset! é tudo de bom!! bjs, Bia

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia, voltei pra te dizer que finalmente, fiz hoje esse prato maravilhoso. AMAMOSSSSSSSS! ficou mt bom!

    Enquanto cozinhava, ouvia "time after time"... toda no clima da Julia Child :-)

    ResponderExcluir
  11. Que demais, Nina! Adorei o "clima" que você criou para preparar a receita! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  12. Nina! Que bom que gostou da receita! E que charmoso cozinhar ouvindo a música! Adorei a ideia! bjs Bia

    ResponderExcluir
  13. Bia, acabei de ver o filme. Resolvi ver depois de ver sua receita no blog. Fiquei ansiosíssima para tentar esta receita. Adoto seu blog, obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Este foi o meu primeiro post no blog! Eu ainda nem sabia tirar foto direito... rs... O filme é inspirador mesmo!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  15. Olá Bia, adorei suas receitas e o modo como conta seus desafios... deliciosamente inspirador! Vou testar todas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Patrícia! Você chegou ao primeiro post! rs... Que bom que curtiu o blog! Bjs, Bia

      Excluir