sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DESAFIO: Uma semana, 5 jantares charmosos, gastando só uma hora por dia!!

Minhas amigas sempre me dizem... "Você é louca, cozinhar dá muito trabalho! Ainda mais fazer o jantar quando chega em casa depois de um dia inteiro de trabalho!"

Realmente, a vida da mulher (e do homem também, porque não?) está muito complicada... Trabalhar o dia inteiro, administrar a casa, fazer as compras, orientar a empregada, cuidar dos filhos... e ainda chegar em casa, ir para a cozinha preparar algo... É um desafio total!
O segredo está em uma palavra: PLANEJAMENTO! Se você escolher bem as receitas, garantir que os ingredientes necessários estão disponíveis e dedicar 1 hora do seu dia para ir para a cozinha, voilá!! Jantares maravilhosos durante toda a semana! E a um custo muito mais baixo do que ir a um restaurante ou pedir uma pizza ou um China Delivery!!

O planejamento se inicia na escolha do cardápio. Olhem a minha sugestão para uma semana, para quatro pessoas! Todas as receitas demoram menos de uma hora para serem preparadas:


Dia
Entrada
Prato Principal
Dicas
SegCarpaccio TradicionalGravatinha ao Funghi SecchiEnquanto o funghi amolece na água, prepare o prato de carpaccio e deixe na geladeira e aqueça a água para cozinhar o macarrão. Enquanto cozinha (siga as orientações da embalagem), prepare o molho de funghi. Guarde o vinho branco para preparar o risoto na quarta feira.
TerBrusquetta de Tomate e ManjericãoFilet Mignon AssadoAo preparar a peça de carne, corte os medalhões (4) para o Steak au Poivre). O pedaço restante será utilizado nesta receita. Prepare a brusquetta enquando a carne está no forno. Compre um vinho tinto razoável, para usar na carne e para servir com a refeição! Na hora de servir o prato principal, fatie a carne, arrume 3 fatias em cada prato, alguns tomates e salpique com salsinha. 
QuaMelão Cantaloupe com CopaRisoto de Tomate Seco, Mussarela de Búfala e RúculaSe não tiver caldo de legumes pronto, utilize o "Good Light de Legumes).
QuiCanapés de Queijo FundidoKassler com ChucrutePara simplificar, embora a receita de canapés apresente 3 tipos, escolha 1. O de queijo fundido é bem fácil.
Arrume 6 canapés em cada prato e salpique a salsinha picada por todo o prato.
SexSopa Francesa de CebolasSteak au Poivre com Batata SautéeSe não tiver conhaque em casa, pode utilizar whisky também. Se não tiver caldo de carne feito em casa já pronto, utilize o "potinho da Knorr". Para cozinhar as batatas mais rapidamente, coloque no microondas sobre um papel toalha, depois de lava-las e fura-las com um garfo, por 20 minutos. Corte-as em pedaços (pode deixar a casca para facilitar) e prepare o sautée.


Em seguida, vem a lista dos ingredientes necessários Para fazer minha lista de compras (e qualquer outro planejamento que preciso fazer, pessoal ou profissional), eu costumo utilizar um software de mapa mental, o FreeMind.

Se ainda quiser economizar mais tempo, faça as compras por internet. Eu uso muito o delivery do Supermercado Sonda.

Pronto! Agora é só ir para a cozinha, uma hora antes do jantar e surpreender toda a família com um menu diferente a cada dia!!

Bom, agora um último comentário... Vocês devem ter reparado que o cardápio vai só até sexta... Afinal, depois de tanto esforço, dedicação e economia, o mínimo que o maridão pode fazer no sábado a noite é convidar você para um jantar especial!! Seguem algumas dicas (viu, meu amor?? Não programei nada para este sábado... rs):

D´Olivino - com harmonização de azeites do mundo todo
Le Vin - um bistrô típico
Ici Bistrô - outro bistrô típico
Seraphini - um italiano chic, nada a ver com cantinas
Le Petit Trou - um francês pequeno e charmoso
Julia Gastronomia - cozinha contemporânea e orgânica!



E Bón Appétit!!!

4 comentários:

  1. Adorei a lista de ingredientes amiga... Rsrs bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu realmente gosto destas comidas, mas eu não cozinho. Eu queria saber se você soubesse de delivery comida pra pedir estos pratos. obrigado

    ResponderExcluir
  3. vc podia postar mais opções de cardapio para a semana... amei as dicas acima...

    ResponderExcluir
  4. Deia, obrigada pela sugestão!! Acho que vou montar uma página com cardápios para a semana, além da página de Menus, o que vc acha?? Bjs, Bia

    ResponderExcluir