Coq au Vin (Frango ao Vinho Tinto) |
E o preparo do Coq Au Vin, assim como o do Boeuf Bourguignon, não é nada simples. Mas não desanimem! Com um pouco de paciência (e tempo), você irá servir um prato especial e muito saboroso! É só seguir o passo a passo da receita, todo fotografado!
Mas antes de começarmos a receita, deixem-me contar algumas curiosidades sobre este famoso prato. Encontrei a história do Coq Au Vin no blog Goiabada de Marmelo:
"Diz a história que este prato surgiu por volta de 50 a.C., em Auvergne, sul da França, quando os gauleses, liderados por Vercingertórix, foram cercados pelo exército romano. Como símbolo de sua rendição, o líder gaulês enviou um galo de briga a Júlio César, recebendo como resposta um convite para jantar. O prato principal servido foi o próprio galo cozido no vinho da região.
Tradicionalmente, este prato passou a ser preparado com galos em idade avançada; daí a importância do vinho como forma de amaciar a carne. Ao longo dos anos, passou a ser elaborado com frango ou galinha (preferencialmente caipira) e vinho à base da uva Pinot Noir."
Depois que entendi a origem do prato, entendi também sua forma de preparo. E isso me deixou desesperada!! Afinal, todas as receitas que eu encontrei na net indicavam que o frango (ou galo!!) deveria ficar marinando no vinho por, no mínimo, 24 horas!! E era sexta à noite!! Como o prato estaria pronto para o jantar de sábado?? E o Alê já havia convidado um casal de amigos para a degustação do desafio!! Ai meu Deus, que enrascada!!
Eu já estava quase desistindo de cumprir o desafio naquele final de semana quando encontrei uma receita no livro de Culinária Francesa de uma coleção da Ed. Globo! Era trabalhosa, mas não pedia a "marinada"! Fiquei imaginando se isso iria comprometer o desafio... Afinal, um dos requisitos do desafio é seguir receitas originais! Mas este requisito já não seria cumprido porque eu não tinha nenhuma intenção de comprar um galo velho!! E a marinada de 24 horas fazia sentido se estivéssemos falando de uma carne super dura... Mas não era o caso, pois iria utilizar sobrecoxas de frango, que ficam macias muito rápido!! Eu também não gostei muito da versão marinada quando reparei que o frango ficava com a carne toda roxa, por causa do vinho. Minha expectativa era que, com a receita que eu utilizaria, o molho ficasse encorpado, mas que a carne interna do frango ficasse clarinha... Será que vou conseguir??
Estava mantido o desafio! Segui a receita com fidelidade! Só fiz uma alteração: depois de reduzir o vinho (francês, de boa qualidade), acabei completando com um pouco de água para que ficasse com mais molho! Ou seja, não é necessário reduzir o vinho!! rs E, para acompanhar, um macio e cremoso purê de batatas!
Coq Au Vin (Frango ao Vinho Tinto)
- 250 gr de bacon
- 2 xícaras de água fria
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 15 cebolas pequenas
- 2 colheres de sopa de cebola picada (de preferência roxa)
- 250 gr de cogumelos frescos
- 1,2 kg de sobrecoxas (sem pele)
- óleo para fritar
- 1/4 de xícara de conhaque
- 1 amarrado de temperos feito com 4 ramos de salda e 1 folha de louro
- 1 pitada de tomilho seco
- 1 dente de alho picado
- 2 xícaras de vinho tinto
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal a gosto
- 2 colheres de sopa de salsa picada
Ingredientes do Coq Au Vin |
Aqueça o forno a 180 graus. Pique o bacon em cubos de 0,5 centímetro e coloque em uma panela com a água fria. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Escorra o bacon em papel toalha e os enxugue bem. Aqueça uma panela média e frite os pedaços de bacon com uma colher de sopa de manteiga, até o bacon ficar dourado. Retire o bacon e escorra novamente em papel toalha. Reserve.
Na mesma gordura que ficou na panela, frite as cebolinhas até ficarem douradas. Escorra as cebolas e passe para uma assadeira e leve ao forno, assando-as por 30 minutos (ou até ficarem macias). Retire do forno e reserve.
Em uma frigideira grande, derreta a manteiga restante, junte a cebola picada e frite por 30 segundos. Adicione os cogumelos cortados em fatias e frite por 3 minutos. Acrescente às cebolas e reserve.
Prepare o frango. Lave as sobrecoxas, retire a pele e enxugue bem com papel toalha. Na caçarola onde fritou o bacon e a cebola, acrescente óleo até 3 centímetros e aqueça bem. Frite os pedaços de frango (aos poucos) até ficarem dourados.
Retire o óleo da panela e volte os pedaços de frango à caçarola. Aqueça o conhaque em uma concha, diretamente na boca do fogão. Quando começar a borbulhar levemente, incline cuidadosamente a concha e deixe o conhaque inflamar. Joque o líquido inflamado em todo o frango e deixe apagar. Reserve o frango.
Aqueça novamente a caçarola onde o frango foi flambado, raspando bem o fundo. Junte a farinha ao líquido e deixe cozinhar um pouco. Acrescente o vinho e misture, levando ao fogo alto até ferver, mexendo sempre. Quando engrossar e ficar uniforme, retire do fogo, coloque um pouco de sal, coe o molho e reserve.
Ficou muito saboroso, sem ficar enjoativo por conta do vinho... O frango estava bem macio e, embora o molho de vinho estivesse encorpado e escuro, a carne do frango estava clarinha por dentro! Exatamente como eu queria que ficasse! Meu querido "desafiante", a família e o casal de amigos aprovaram! Desafio cumprido!! Ufa!! Este deu trabalho!!! rs
Coq Au Vin (Frango ao Vinho Tinto) |
Parabéns! Pelas fotos me parece que ficou divino!
ResponderExcluirUma dica= Na próxima vez para variar um pouco experimente fazer essa mesma receita mas utilizando a cerveja como base para o molho, ao invés do vinho. e Faça um Frango na cerveja!
Vai ficar excelente também!
Bom Apetite!
Marina, adorei a ideia! E a cerveja gera um molho super saboroso também! Vou testar!! beijos!
ResponderExcluirÉ possível fazer com outra parte do frango? Não gosto de sobrecoxa. Drumet ou peito, talvez.
ResponderExcluirA receita tradicional é feita com o frango todo, em pedaços pequenos. Desta forma, acho que é possível fazer com peito e/ou drumet. Se você gostar das coxas, fica bom também! Abraços e me conte se testar a receita!
ResponderExcluir