domingo, 8 de julho de 2012

DESAFIO: Valorizar as receitas com um ingrediente especial, o LIMÃO SICILIANO!


O maravilhoso Limão Siciliano
Há alguns ingredientes que entram nas nossas vidas culinárias e causam uma revolução! E aí fica impossível viver sem eles!! Foi o que aconteceu com o limão siciliano... Quando comecei a fazer receitas de chefs internacionais como Jamie Oliver, Nigella, Bill Granger, percebi que o limão utilizado não era o nosso limão verde (tahiti ou galego), mas um limão maior, amarelado... E percebi isso pelas quantidades utilizadas por eles nas receitas... Se utilizasse aquela quantidade de suco de limão tradicional, certamente o resultado ficaria comprometido, azedo demais. Consegui encontrar o tal limão no mercadão, a um custo bem maior que o limão tradicional (umas 5 vezes mais caro)...

Mas, apesar do preço, foi "amor à primeira mordida"! Além da linda cor amarela de sua casca e seu suco, o sabor é mais suave e muito mais perfumado, além de ser menos cítrico e azedo!

Uma das primeiras receitas que fiz com o Limão Siciliano foram as Coxinhas Com Mel e Limão, do Bill Granger... Acompanhei o preparo em seu programa na televisão e ali me chamou a atenção a quantidade de suco de limão que ele utilizava... E que era um limão diferente, maior, mais amarelo... Hoje esta é uma das minhas receitas favoritas, sucesso garantido com a família e com os amigos:

Coxinhas com Mel e Limão Siciliano
Os doces que normalmente levam limão ficam especialíssimos quando se utiliza o Limão Siciliano... Não fica só o sabor azedinho, mas fica também um perfume que o limão tradicional não tem... Vejam, abaixo, duas versões de Torta de Limão (clique no título das fotos para acessar as receitas!):

Torta de Limão da Cris (com Limão Siciliano)
Mini Tortinhas Francesas de Limão Siciliano
Um desafio especial e que contou com a ajuda do limão siciliano foi o Frango Assado Perfeito do Jamie Oliver! Olhem quem está lá na foto, participando ativamente do recheio, combinado com deliciosas ervas frescas:

Frango Assado Perfeito (Jamie Oliver)
Em seu livro "Jamie na Itália", há receitas deliciosas com limão siciliano! Como este bolo ("La Torta della giovane Sara - O Bolo da Jovem Sara"), macio e amanteigado, que recebeu uma cobertura de amêndoas em lascas (para substituir os pignoli da receita original, cujo preço é abusivo demais...)

O Bolo da Jovem Sara (Jamie Oliver)
Agora, há duas receitas com Limão Siciliano que provaram, de uma vez por todas, que ele é insubstituível. São duas receitas de massa, uma de um programa de culinária na TV, o Spaghetti al Limone e a outra, do livro Nigella Express, Spaghetti com Cogumelos Crus... Ambas são facílimas de fazer e demoram praticamente o tempo de cozimento da massa... O Spaghetti al Limone leva creme de leite e suco de limão siciliano, finalizando-se o prato com parmesão ralado e raspas de limão siciliano:

Spaghetti al Limone (com molho de limão siciliano)
Agora, se fosse escolher a receita mais especial que fiz com limão siciliano, eu votaria nesta receita da Nigella, feita com Cogumelos Paris frescos (outro ingrediente que não pode faltar na sua geladeira... mas isso é outro post... rs), alho, tomilho, azeite extra virgem e... suco e raspas de Limão Siciliano! Vocês não tem ideia como é fácil e como fica delicioso!

Spaghetti com Cogumelos Frescos, Alho, Tomilho e Limão Siciliano (Nigella)
foto do site da Nigella
Acho que agora vocês entenderam porque eu não consigo mais viver sem limão siciliano na minha geladeira... E esta paixão teve, na semana passada, mais um capítulo...

Estava eu em Juquitiba, indo resolver questões administrativas do nosso sítio lá, com meu pai e passamos pela cidade para apanhar o caseiro... Saindo da cidade, de volta para a estrada, passei por um caminhão vendendo mudas de árvores frutíferas... Para a surpresa do meu pai e do caseiro, parei abruptamente o carro ao lado o caminhão, abri a janela e perguntei ao vendedor: "Você tem muda de limão siciliano??" Parecia até uma pergunta sem sentido ali, em uma pequena cidade do interior... Por alguns instantes o vendedor me olhou, espantado e já ia dizendo que "Não tenho...", quando pensou melhor, deu meia volta e retornou segurando uma muda mirradinha, com poucas folhas e me disse: "É a última!" Fiquei empolgadíssima, meu coração disparou e já estava abrindo a carteira sem nem perguntar o valor quando pensei... "E como vou saber que esta árvore dá limão siciliano??? Ele não pode estar me enganando e vendendo uma muda de limão comum??" Respirei fundo e perguntei: "Mas como eu sei que é limão siciliano mesmo?" O vendedor, pacientemente, trouxe uma muda de limão galego (e eu acreditei...rs) e me deu as duas folhas para cheirar... E a folha da primeira mudinha cheirava a limão siciliano! Saquei o dinheiro da carteira sem pedir nenhum desconto (e na frente do meu pai ainda, que sempre me ensinou a negociar... que vergonha...rs) e só então percebi que eu havia simplesmente parado no meio da rua e havia um ônibus e um caminhão aguardando a "madame" fazendo shopping! rs... Pedi desculpas pelo inconveniente e pela paciência, avancei o carro, paguei o moço, coloquei a muda no porta malas e saí feliz e contente!! E tem gente que se empolga quando compra sapato!! kkkkk... Agora, é só esperar alguns aninhos para eu ter minha própria fonte de limão siciliano em casa!! Bón Appetit!!

Minha linda muda de Limão Siciliano! Será que é mesmo?? rs

8 comentários:

  1. olá, hoje passei um bom tempo "te conhecendo", parei no seu site por alguma busca que nao me lembro qual foi e foi uma delicia andar entre seus desafios... aprender com o jeito leve e divertido. Estou acostumada com blogs de culinariae acho que este é o primeiro em que fiz questao de deixar uma mensagem, parabéns pela idéia e pela paixão! :-)

    ResponderExcluir
  2. Bia (Desafios Gastronomicos)9 de julho de 2012 às 11:25

    Puxa Carol, que comentário legal! Muito obrigada!! Realmente, este blog é feito com muita paixão! Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  3. Eiiii vc precisa colcoar as receitas e como vc fez... hahaha estou encantada com todas as receitas... Abs Priscilla

    ResponderExcluir
  4. Bia (Desafios Gastronomicos)18 de julho de 2012 às 10:03

    Oi Priscilla! É só você clicar nas legendas das figuras! E acessar o link das receitas!! Beijo, Bia

    ResponderExcluir
  5. Olá, somente hoje (risos) ví teu blog. Estou escrevendo só para te dizer que compartilho contigo a paixão pelo limão siciliano e favas de baunilha. É uma paixão cara, mas sempre que posso não deixo faltar essas duas maravilhas. Agora vou espiar tuas receitas, abraço.
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... rs... eu deixo de comprar roupa, sapatos e bolsas para comprar utensílios de cozinha e ingredientes especiais!! Ô vício!!!! rs

      Excluir
  6. Oi Bia, Tudo bem? Encontrei seu blog por um acaso pesquisando sobre as famosas tortas da Vovó Donalda, sonho de infância provar dela.
    Como vc tbem tenho uma paixão por gastronomia e gosto de desafios e "invenções" culinárias, gosto de "brincar" na cozinha, para servir aos meus familiares e amigos meus "achados".
    Obrigado pelo seu empenho em seus desafios prova indiscutível de seu amor pelo que faz e detalhe em querer partilhar e não manter em segredo, demonstrando assim um caráter admirável, mais uma vez obrigado deste seu novo fã. Tamú junto, SPH.

    Ivan Garcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan! Que comentário legal!! Muito obrigada! E volte sempre! Bia

      Excluir