sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DESAFIO: Fazer o bolo mais famoso da Áustria, a Sacher Torte!

A minha Torta Sacher (Sachertorte)
Semanalmente, no escritório, fazemos uma reunião de equipe para repassar a semana e planejar a semana seguinte... É o horário da semana em que estamos todos juntos e, para "estimular" ainda mais a participação e a presença de todos, nada melhor que uns quitutes feitos em casa!! Cupcakes, cookies, muffins, entremets... Cada semana é uma novidade para ser degustada!

E quando há um aniversário, o meu presente para o aniversariante é um bolinho by Desafios Gastronômicos! Já levei Bolo de Ricota com Blueberries, Entremet de Bananas... E foi pensando em um bolo de aniversário que lembrei da Torta Sacher (ou Sachertorte) que, na verdade, não é uma torta, e sim um bolo feito com uma massa leve de chocolate, recheado de geléia de damasco e coberta com uma fina camada de chocolate amargo! Típica da Áustria, a Sachertorte leva este nome por ter sido criada em 1832 no Hotel Sacher que, atualmente, é um badaladíssimo ponto turístico e gastronômico por conta de sua invenção, cuja receita é mantida a sete chaves! Olhem que lindo é o selo de chocolate e a caixa de madeira onde a torta é acondicionada! Charme total!!

Procurando informações sobre a história e sobre a receita, acabei caindo no blog da minha amiga Fabi Artmann, o www.frigideiras.com! A receita parecia ótima e lá fui eu testar!

Chocolate Callebaut e Geléia de Damascos dinamarquesa
Além da forma de preparo cuidadosa, que exige alguma técnica e equipamento, os ingredientes de qualidade são fundamentais para o sucesso da receita. No caso da Torta Sacher, um chocolate de primeira (utilizei o belga Callebaut, que já foi tema de um post) e uma geléia de damascos de primeira (a escolhida foi a dinamarquesa, especialmente comprada para este fim). A receita encontrada era suficiente para um bolo grande, de 26cm... Decidi fazer dois bolos, um de 20cm (para o aniversário) e um menor, de 12cm, para o pessoal de casa!

O bolo foi um sucesso! A massa é muito macia, o damasco é um excelente contraponto para o chocolate e a cobertura, de chocolate amargo, é consistente e macia ao mesmo tempo! Não consegui a perfeição da cobertura da torta original, mas ficou bem bonita!!

Dica importante: não servir gelada (deixar em temperatura ambiente por uma hora antes de servir), pois a massa endurece!

Sachertorte (Torta Sacher)

Para a massa
  • 200gr de chocolate amargo
  • 120gr de manteiga
  • 8 gemas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 10 claras
  • 150gr de açúcar
  • 120gr de farinha
Para o recheio
  • 300gr de geléia de damasco
Para a cobertura
  • 200gr de chocolate amargo (ou 300gr de for fazer 2 bolos)
  • 60gr de manteiga (ou 90gr, se for fazer os dois bolos)
  • damascos secos (para decorar)
Aqueça o forno a 180 graus. Unte bem com manteiga uma forma redonda de 26cm (ou uma forma de 20cm e outra de 12cm). Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Deixe esfriar. Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata até ficar bem firme. Misture as gemas e a baunilha no chocolate derretido. Misture 1/3 das claras em neve na mistura de chocolate e incorpore delicadamente. Polvilhe na misture um pouco da farinha de trigo. Junte esta mistura ao restante das claras em neve e misture delicadamente, acrescentando também o restante da farinha. Coloque na forma (ou nas duas formas) e leve para assar por 45 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar bem. Corte o bolo ao meio, recheie com a geléia de damasco, monte o bolo e prepare a cobertura: derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Espalhe a cobertura por todo o bolo. Decore com os damascos secos. Deixe gelar por 3 horas na geladeira antes de servir.







14 comentários:

  1. eu conheço esta torta!!! faz sucesso aqui em casa! com os ingredientes de primeira que usou só pode ter resultado num espatáculo de torta (ops bolo maravilhoso!!!) aprovado!!!

    ResponderExcluir
  2. Isadora, que legal que vc também curte este bolo!! Beijos, Bia

    ResponderExcluir
  3. eu vou fazer essa receita amanha, mas a que tenho aqui com esse nome é diferente, o bolo fica triangular.... acho que os ingredientes são diferentes tbm mas se chama Sacher Torte.....

    ResponderExcluir
  4. Vi que o corte do meio do bolo não ficou muito legal, mas posso dar uma dica: Com uma faca pequena de serra, marque toda a lateral do bolo, cortando a "casca", depois é só pegar um pedaço grande de fio dental e passar pelo corte. Como a massa é bem macia, não terá dificuldades para cortar, e ficará bem preciso. Adorei a receita, e com certeza irei preparar!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Cássio, adorei a técnica do fio dental! Vou tentar no próximo bolo! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bia! Grata pela receita. Só tem um porém, fiz tudo direitinho e o bolo "baixou" no meio. As laterais ficaram direitinhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarice, isso acontece por causa do forno um pouco quente demais. Da próxima vez deixe uma temperatura mais baixa, para que ele asse no meio, sem queimar a superfície. Também pode ser que você tenha aberto o forno durante o cozimento e aí, como está cru no meio ainda, ele "baixa"... Espero ter ajudado! Bons desafios! Bia

      Excluir
    2. Na verdade quando não cresce no meio do bolo é pq a temperatura estava baixa demais. Tem q por com o forno bem quente para crescer homogêneo ;)

      Excluir
    3. Anônimo, já aconteceu comigo o contrário... Forno muito quente, cresce rápido, começa a dourar em cima e no meio fica cru... Quando abre o forno para ver se está pronto, murcha no meio... Mas o forno baixo demais também pode não assar no meio... Ou seja, o segredo está na temperatura ideal do forno, e, como você disse, que esteja na temperatura certa no início do cozimento!! Abraços.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Bia! Fizemos sua Torta... agora vc vai ter que se ver com nossa nutricionista KKKKKK bom fizemos e comemos... toda ela... foi loucura total!!! Mil bjs proCÊ pela receita super 10!!! Kall e mana Cleide

    ResponderExcluir