segunda-feira, 24 de junho de 2013

DESAFIO: Preparar um Jantar Suíço para uma noite fria de inverno!!

Quando marcamos um jantarzinho aqui em casa com um casal de amigos na sexta feira a noite, pensei logo em fazer algo mais "simples", que não exigisse grandes preparos anteriores... E, aproveitando o inverno e as noites cada vez mais frias, decidi preparar uma "Raclette"! Para quem não conhece, a Raclette é um prato típico suíço, que surgiu há séculos nas montanhas com os camponeses que, nos acampamentos, derretiam o queijo em pedras aquecidas na fogueira e o comiam com pedaços de pão!!

Atualmente, o ritual de "derreter o queijo" evoluiu e ficou mais sofisticado! Os aparelhos para fazer raclette são elétricos, com uma chapa na parte superior (que você pode usar para torrar o pão, batatas, legumes...) e potinhos individuais na parte inferior, onde cada convidado coloca o seu pedaço de queijo (há um tipo específico de queijo suíço chamado também de "raclette") com complementos como: picles, temperos, frios... Tudo isso acompanhado por batatas douradas e pães frescos! Uma delícia!! E perfeito para uma noite fria com os amigos e um bom vinho!!


Como sou de família alemã, a Raclette sempre fez parte do nosso cardápio e minha mãe tinha um aparelhinho para 4 pessoas, ainda com espiriteira! Com o passar do tempo, meu pai acabou comprando um aparelho elétrico, para 6 pessoas! Eu também comprei o meu, há uns 20 anos, na Alemanha, para 8 pessoas! Um show!! Só não é mais incrível porque é 220w, o que exige uma certa "engenharia" e um certo "coversor de voltagem"! rs


Escolhido o cardápio e o tema, era hora de pensar nos ingredientes e na decoração!
Embora o recomendado em todas as receitas de raclette seja o uso do queijo com o mesmo nome, aprendi com minha mãe que há uma alternativa mais suave e mais "em conta", além de valorizarmos os ingredientes nacionais: Queijo Minas Padrão! É menos enjoativo, derrete perfeitamente e custa 1/4 do que custa seu primo com sotaque suíço!! Fica a dica! Mas se você quiser "investir" no original, ficará delicioso também!!


Não tive muito tempo para preparar a decoração da mesa, mas a criatividade me ajudou: a inspiração foram as cores da bandeira suíça (vermelho e branco) e o seu desenho (em cruz). Utilizei uma toalha vermelha, coloquei faixas brancas e decorei cada prato (quadrado, branco), com uma fita vermelha amarrada em cruz! Para dar um toque "quente", velinhas individuais em formato de bombom, já que "chocolate" é outro patrimônio suíço!!


Preparei os pães em casa: um de Calabresa (que serviu como entrada) e um de Ervas, perfeito para acompanhar o queijo derretido.

E foi um jantar delicioso!! Queijo derretendo, conversa animada, muito vinho!! Tem coisa melhor nesta vida???

Raclette (para 6 pessoas)


  • 600 gr de queijo meia cura (ou queijo tipo "raclette")
  • 200 gr de frios (copa, salame)
  • 1 vidro de pepinos em conserva
  • 1 vidro de cogumelos em conserva
  • 1 vidro de azeitonas (sem caroço)
  • 1 vidro de cebolinhas em conserva
  • 6 batatas cozidas com casca
  • orégano, páprica, curry a gosto (em potinhos)
  • pães diversos (veja a receita do Pão de Calabresa e do Pão de Ervas)

Corte o queijo em fatias de 1/2 cm de espessura. Corte as batatas ao meio ou em fatias grossas e coloque sobre a chapa do aparelho de fondue para dourarem. Arrume os frios, as conservas e os temperos na mesa.

Derreter o queijo nos recipientes individuais do aparelho de raclette, incluindo os temperos, os frios e as conservas a gosto. Colocar o queijo derretido sobre a batata e os pães.



E foi um jantar delicioso!! Queijo derretendo, conversa animada, muito vinho!! Tem coisa melhor nesta vida???

7 comentários:

  1. adoreiiii vou fazer aqui em casa

    ResponderExcluir
  2. Será mais uma receita a ser experimentada por mim... adorei a ideia, com esse friozinho!!!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bia, que esmero! Deve ter ficado tudo muito lindo e super apetitoso. Parabéns! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Que lindo que ficou seu jantar! A decoração ficou ótima, nem parece que vc teve pouco tempo para prepará-la.
    Adoro raclete!!!!
    Bjs e boa semana!
    Glaucia

    ResponderExcluir
  5. Meninas! Que bom que vocês gostaram!!!! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  6. Tem tudo um aspecto super apetitoso!:)
    Eu vivo na Alemanha agora, o meu namorado é alemão, e sei que a família dele faz sempre raclete no Natal.
    Ainda não tive oportunidade de provar, mas acho que um dia destes vou fazer eu mesma!
    Bjs, Olivia

    ResponderExcluir
  7. Que legal morar na Alemanha, Olivia! Sou filha de um alemão e ainda tenho primos morando aí! Para o raclette, acho que você vai ter que esperar esfriar um pouco por aí, não é? rs...

    ResponderExcluir