A receita do Jamie parecia fácil, mas demorada e cheia de etapas... A massa pedia descanso de 1 hora na geladeira... depois mais uma hora na forma... 20 minutos para assar... depois o tempo para esfriar... e colocado o recheio, mais 2 horas no mínimo para esfriar e endurecer... Ou seja, no mínimo 5 horas de antecedência!
Comecei preparando a massa (fiz metade da receita do livro, o suficiente para 2 tortas pequenas de 25 cm ou uma torta grande de 30 cm):
- 125 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar de confeiteiro
- 1 pitada de sal
- 250 gr de farinha de trigo
- 2 gemas de ovos
- 2 colheres de sopa de leite frio
Na hora de abrir, cortei a massa ao meio. Em seguida, cortei cada metade em fatias finas e fui preenchendo uma forma com fundo removível. Quando completei o fundo, apertei a massa com as pontas dos dedos até preencher todo o fundo (a massa é bem maleável). Fiz as laterais um pouco mais grossas, com cerca de 2,5 cm de altura, para acomodar bem o recheio. Repeti o procedimento com a outra torta. Levei as duas formas à geladeira por mais uma hora.
Aqueci o forno a 180o. Levei as tortas para assar por 20 minutos a primeira (mais grossa) e 15 minutos a segunda, até começarem a ficar levemente douradas nas bordas. Retirei as tortas e deixei esfriar bem.
Enquando esfriava a massa, preparei o recheio de chocolate:
- 315 ml de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de açucar refinado
- uma pitadinha de sal
- 115 gr de manteiga amolecida
- 455 gr de chocolate picado (embora o Jamie Oliver use chocolate amargo com 70% de cacau, utilizei 50% de chocolate ao leite, 50% de chocolate meio amargo, porque a desafiante, Marina, não gosta de chocolate amargo!)
- 100 ml de leite
Uma dica: depois de pronta, congele uma das tortas para comer depois!!
Torta de chocolate Simples - receita Jamie Oliver |