terça-feira, 29 de novembro de 2016

DESAFIO: Berinjela a La Parrilla (na churrasqueira)

Berinjela na Grelha (Parrilla)
Quem disse que vegetariano não tem vez em um Churrasco???

Embora eu não seja vegetariana, dou total preferência às carnes de frango e peixe e a legumes e verduras.

Berinjela, então, é um dos meus legumes preferidos... São tantas receitas com ingrediente tão versátil... De um Antepasto de Berinjelas (Berinjela Colorida) feito no forno com pimentões vermelho e amarelo, cebola, azeitonas e passas; ou a pasta árabe Babaganouch, com seu sabor defumado e picante, passando por acompanhamentos como o francês Ratattouille, feito também com abobrinha e pimentão, ou ainda pratos principais como a Berinjela Gratinada e Moussaká, de origem grega...

A versatilidade da berinjela... Uma imagem vale mais que mil palavras!
Depois de viagens ao Chile e Argentina, fiquei bastante interessada na técnica da Parrilla (ou grelha), utilizada para fazer o churrasco... E encontrei algumas receitas bem interessantes em um livro que trouxe em uma das viagens: Cocina Criolla, de Héctor Salgado. Lá encontrei a receita de "Berenjenas a la Parrilla" (Berinjelas na Grelha), além da Salsa Criolla (uma variação da nossa vinagrete) e o Chimichurri, outro molho especial para churrasco também encontrado na culinária argentina, feito a base de orégano.


A receita das berinjelas é muito simples, temperada com muito azeite, orégano, pimenta calabresa e sal... O mais complicado mesmo é fazer a brasa do churrasco... Mas esta parte eu deixo para os homens aqui de casa!  E podem convidar os vegetarianos para o seu churrasco!

Berinjela na Grelha (Parilla)

(8 porções)


  • 4 berinjelas cortadas em rodelas de 3 cm
  • Azeite de oliva a gosto
  • orégano a gosto
  • pimenta calabresa seca a gosto (opcional)
  • sal a gosto

Coloque as rodelas de berinjela em uma forma grande (sem sobrepor), faça pequenos cortes em sua superfície (para absorver melhor os temperos) e regue com bastante azeite. Polvilhe com o orégano e a pimenta calabresa moída (cuidado porque pode ficar muito apimentado... rs). Aguarde alguns minutos para que as berinjelas absorvam os temperos. Leve à grelha em temperatura suave. Estarão prontas quando ficarem bem douradas. Salpique com um pouco de sal e sirva!


Bon Appetit (e bom churrasco também!!)

DESAFIO: Doce Cremoso de Abóbora com Coco, para uma Almoço Mineiro!

Doce Cremoso de Abóbora com Coco
Tivemos, há alguns meses, uma ótima produção de mandioca e de abóbora no nosso sítio... A produção de mandioca virou uma série de receitas ótimas (clique aqui para ver)!

E a abóbora também foi inspiradora, mas acabei congelando a maior parte, em pedaços já descascados (obrigada, Nenê, por esta valiosa ajuda! rs). E chegou a vez da abóbora quando decidi fazer um Almoço de Domingo com inspiração mineira, onde o prato principal seria o delicioso Frango com Quiabo, feito na panela de barro (só não usei o fogão a lenha porque não tenho...).

E a abóbora entraria como a sobremesa: Doce de Abóbora com Coco, acompanhado de queijo minas... Tem coisa mais mineira que isso??

Preparei a receita com um dia de antecedência, para que ficasse mais saboroso na hora de servir! A abóbora era bem fibrosa, e se desfez quando cozida... E o coco ralado fresco garantiu mais sabor e crocância ao doce. Sucesso total!

Doce Cremoso de Abóbora com Coco

  • 1 kg de abóbora em pedaços
  • 500 gr de açúcar
  • 1 xícara de coco fresco ralado
  • canela em pau (2 pedaços grandes)
  • cravo a gosto
  • queijo minas para acompanhar
Em uma panela grande de fundo grosso, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e o cravo para cozinhar até a abóbora se desfazer e restar pouca água (deixe um pouco para que o doce fique mais cremoso).


Junte o coco, misture bem e deixe esfriar. Coloque em um pote fechado e leve para a geladeira de um dia para outro.


Sirva com queijo minas! E Bon Appetit!!