segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DESAFIO: Preparar um delicioso Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)!!

Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)
Este desafio começou a partir de um pedaço de bacon que estava na geladeira... O tempo era curto para o jantar, então não podia ser nada muito complicado ou demorado (tipo um Boeuf Bourguignon ou um Coq Au Vin... rs)... Pensei em uma Massa a Carbonara, com seu molho cremoso... Mas carregada em gordura (além do bacon, creme de leite) e ovos... Muito colesterol para um dia de semana comum! Prefiro deixar a minha "cota" para um jantar especial!! rs

Aí me lembrei de um outro molho que leva bacon, e que eu não preparava há muito tempo. Tanto tempo que nem havia postado a receita no blog!! E era perfeito: a gordura do bacon seria amenizada por um saudável molho de tomates, que ficaria levemente defumado, com um sabor mais acentuado que um molho ao sugo normal!

Pesquisando na internet, encontrei a receita no blog Gordelícias... Mas, encontrei também um artigo da Revista Paladar que, por conta da pressa em servir o jantar para bocas famintas (o Erik! rs), deixei para ler mais tarde... Se tivesse lido o artigo inteiro, não teria cometido um erro gravíssimo: não servir o molho com Bucatini, a única massa aceitável para ser "All´amatriciana"! Já pensou!!! Estes italianos adoram uma polêmica! E não é só em relação ao tipo de massa a ser servida com o molho que existe polêmica! O nome também envolve uma discussão: o correto é All´amatriciana ou Alla Matriciana?? Diferença sutil, porém importantíssima! Afinal, uma das cidades que clama pela autoria do molho chama-se Amatriciana, a 144km de Roma... Mas há outra teoria, que diz ter sido o molho criado nos subúrbios de Roma utilizando, na sua preparação, o Matrice (nome antigo para Guanciale) ou bochecha de porco defumada. Para quem acredita nesta versão, o nome correto seria, então, Alla Matriciana! Mas a polêmica não pára por aí: a receita também sofreu alterações ao longo do tempo, e há tradicionalistas que se opõem à inclusão dos tomates e das cebolas na receita! A versão considerada "original" dos pastores italianos levava a bochecha de porco defumada (por longos 3 meses na beira do fogão a lenha), frita em azeite de olivas rústicas, regada a vinho branco, temperada com pimenta e servida com queijo pecorino (de cabra)... Gente, é muita polêmica para uma receita só!! rs... Para conhecer mais a história do molho, leia o artigo da Revista Paladar!

Ainda bem que eu não li o artigo antes... Senão não teria saído o jantar!!!! rs

Embora eu tenha feito a receita com massa "parafuso" (e me perdoem a heresia, eu juro que não sabia!!! rs), ficou uma delícia! Saboroso, encorpado, levemente apimentado e defumado... A finalização com o pecorino também é perfeita! Bon Appetit!

Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)

  • 150gr de bacon em cubinhos
  • 1 cebola picada
  • um filete de azeite
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 2 latas de tomate pelado italiano (levemente amassados)
  • sal a gosto
  • pimenta calabresa a gosto (opcional)
  • 1 punhado de pecorino ralado grosso
  • 400gr de bucatini

Aqueça o azeite em uma frigideira de fundo grosso. Frite a cebola até começar a dourar. Acrescente o bacon e deixe fritar. Coloque o vinho e deixe evaporar. Reserve o bacon e a cebola. Na mesma frigideira, coloque os tomates pelados, tempere com sal e a pimenta e deixe apurar por uns 20 minutos, misturando o bacon e a cebola no final.


Enquanto o molho apura, aqueça uma panela com água temperada com sal. Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem, escorra, cubra com o molho e com o queijo pecorino!

Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)