|
Jantar "Fruits & Fish" |
Jantar com minhas comadres sempre rende bons desafios gastronômicos! E desta vez não foi diferente! Como estou na "onda light", minhas amigas tiveram que entrar na mesma onda! Mas elas não se arrependeram, porque o cardápio foi light, mas muito saboroso!
A inspiração foram as frutas e os peixes ("Fruits & Fish"): como entrada, um ceviche de manga e kanikama; como prato principal, salmão no papillotte com molho de maracujá (assado dentro de um "pacote" de papel alumínio - aprendi essa receita com a incrível Rita Lobo, do Panelinha) com Cuscuz Marroquino; e, para finalizar, um Creme de Papaya "Light", sem sorvete de creme (para ficar "light", usei banana nanica congelada, para encorpar e gelar o papaya).
A "criatividade" maior ficou por conta do aproveitamento da casca do maracujá utilizado para fazer o molho do salmão... Eram tão lindas e perfeitas que foram utilizadas para servir o Ceviche!
Ceviche de Manga e Kanikama
(4 porções)
- 1 manga madura (e firme) cortada em pedaços pequenos
- 1/2 cebola roxa picada
- 1/2 pimenta dedo de moça picada (sem sementes)
- coentro picado a gosto
- 1/2 limão siciliano espremido
- azeite extra virgem a gosto
- 8 bastões de kanikama picados
- sal e pimenta do reino a gosto
- 4 metades de casca de maracujá para servir (veja abaixo a receita do salmão, que leva a polpa do maracujá)
- alface frisée para acompanhar
Misture todos os ingredientes (menos a casca de maracujá) e deixe descansar na geladeira. Sirva dentro da casca de maracujá, com a alface ao redor.
Salmão com Molho de Maracujá no Papillotte e Cuscuz Marroquino
(4 porções)
para o salmão
- 4 postas de salmão (200 gr cada)
- 2 maracujás grandes (separe a polpa e reserve as cascas para o ceviche de manga)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 cebola roxa cortada em 4 partes
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1/2 pimenta dedo de moça cortada em 4 partes
- papel alumínio para embrulhar
Aqueça o forno a 180 graus.
Prepare o suco de maracujá: bata a polpa no liquidificador por alguns segundos e coe. Reserve.
Monte os papillottes: Coloque um pedaço grande de papel alumínio sobre um prato fundo. Disponha a posta de salmão bem no centro. Coloque sobre o salmão um pedaço de cebola roxa, 1 pedaço da pimenta dedo de moça, tempere com sal e pimenta, 1/2 colher de sopa de manteiga e, por último, regue com o suco de maracujá. Feche o papillotte (importante deixar um espaço vago bem grande entre o salmão e o fechamento do papel alumínio, para que os vapores internos circulem dentro do papillotte). Repita com as demais postas. Leve ao forno por 20 minutos.
para o Cuscuz Marroquino
1 xícara de cuscuz marroquino
1 xícara de caldo de legumes quente
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
Misture o cuscuz com o caldo de legumes, o sal e a manteiga. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Com um garfo, solte bem o cuscuz e reserve aquecido até o salmão ficar pronto.
Monte o prato: com cuidado para não se queimar, abra os papillottes e coloque o caldo que ser formou em uma jarrinha individual. Coloque o cuscuz na base do prato e o salmão por cima, enfeitando com o pedaço de cebola roxa e a pimenta dedo de moça. Ao lado, disponha a jarrinha com o caldo de maracujá.
Creme de Papaya Light
4 porções
- 1 mamão papaya grande (retire as sementes e utilize somente a polpa)
- 2 bananas nanicas cortadas em pedaço (e congeladas previamente)]
- algumas gotas de essência de baunilha
- vinho do porto ou licor a gosto
Prepare somente na hora de servir: bata o papaya, a baunilha e a banana congelada no liquidificador. Sirva em potes de vidro individuais e regue com o vinho do porto ou o licor. Sirva imediatamente.
E Bon Appetit!