Tigelli (e seus acompanhamentos) |
Pesquisando sobre o assunto e tentando encontrar uma receita para reproduzir, descobri que o tigelle é típico da região de Modena e lá é chamado de "Crescentine"! Bingo! Quando estivemos em Modena, fui ao Mercado Municipal (lugar incrível, um paraíso gastronômico), provamos o tal pãozinho crescentine, recheado com uma espécie de banha temperada e mortadela (italiana, obviamente!! rs). Inesquecível!
Na Itália, os tais pãezinhos são tão populares que há diversos utensílios para facilitar o seu preparo (tigelleras), desde uma versão para assá-los no fogão (equivalente àquelas sanduicheiras que vão direto ao fogo) ou ainda a versão elétrica, mais profissional!
foto da Internet |
foto da Internet |
Crescentine ou Tigelle, o que importa é a versatilidade desta ideia, perfeita para servir para a família e os amigos em um jantar bem descontraído! E você não precisa dos equipamentos especiais, bastando uma grelha ou frigideira grande de fundo grosso, para grelhar.
Os pãezinhos exigem um preparo antecipado, pois é uma massa com crescimento a base de fermento biológico e pode ser finalizado (grelhado) na hora, na presença dos convidados! Capriche nos acompanhamentos: tábua de frios, tábua de queijos, geleias agridoces, pastinhas cremosas e folhas (alface, rúcula...). O céu e sua criatividade são o limite! Além dos frios (presunto de parma é um que não pode faltar...), queijos como gouda, provolone, gorgonzola vão muito bem... E as pastinhas dão a cremosidade necessária ao recheio: fiz 2 versões, de Tomate Seco e de Manjericão, a base de ricota! Leves e saborosas!
A receita abaixo é suficiente para servir 8 pessoas com bastante apetite!!
Tigelli & seus acompanhamentos
(40 pãezinhos)
para os Tigelli- 750 gramas de farinha tipo 00 (usei a Colavita)
- 1,5 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1,5 colher de chá de açúcar
- 4,5 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 15 gr de sal
- 150 ml de água morna
- 150 ml de leite morno
- Sêmola de grano duro ou farinha para polvilhar
Dissolva o fermento biológico seco e o açúcar em 100 ml de água morna, Deixe crescer por 5 minutos.
Coloque a farinha e o sal em uma vasilha grande e misture bem. Faça um buraco no meio e junte os líquidos: azeite, o fermento dissolvido e o leite (deixe os 50ml de água que sobrou para usar somente se necessário para dar liga). Comece a misturar e a sovar a massa por 10 minutos, até ficar bem lisa e homogênea. Coloque para descansar em uma vasilha grande untada com azeite por 1 hora ou até dobrar de volume.
Depois de crescer, abra a massa com um rolo, bem fina e corte em rodelas de 7 cm (utilizando um cortador de metal). Coloque as rodelas em bandejas polvilhadas com sêmola e deixe em local protegido por, no mínimo, 30 minutos.
Aqueça uma grelha de ferro, de fundo grosso (sem untar). Coloque as rodelas para grelhar, deixando dourar bem de cada lado.
Corte ao meio e sirva com os acompanhamentos abaixo.
Tábua de Frios e Queijos
- 200 gr de presunto de parma
- 200 gr de Mortadela Italiana (ou outro embutido de sua preferência)
- 200 gr de Provolone em fatias
- 1 pedaço de gouda
- 1 pedaço de queijo esférico
- 1 pedaço de queijo brie
- Geleia de pimenta
- galhos de alecrim para decorar
Pastinhas de Ricota Temperadas (tomate seco e manjericão)
- 300 gr de ricota
- 75 gr de tomate seco
- 1 maço de manjericão
- azeite a gosto
- sal e pimenta a gosto
Para a Pasta de manjericão, bata o restante da ricota com as folhas lavadas de manjericão, sal e pimenta do reino. Coloque azeite se necessário. Reserve na geladeira.
Para os Tigelli Doces
- Doce de Leite
- Nutella
- Rodelas de Banana
- Morango
- Brigadeiro
- Queijo Branco
- Pedaços de Goibada
Monte uma mesa bem bonita com as tábuas, as pastinhas e os tigelli. Abra um bom vinho, chame os amigos e... bom jantar! No final, sirva os complementos doces! Os tigelli versão "sobremesa" ficam incríveis!!
Tigelle pronto para uma mordida!! |
Esse, recheado com rúcula, brie e presunto de parma! |