sábado, 12 de julho de 2014

DESAFIO: Conserva de Mini Berinjelas à minha moda

Conserva de Mini Berinjelas à minha moda
Nos livros de receitas mais antigos (tenho alguns com mais de 30 anos de vida, já bem amarelados) as receitas são explicadas de um jeito bem simples, sem muitos detalhes, sem fotos, sem passo a passo e, muitas vezes, sem quantidades e medidas nos ingredientes! Um desespero para cozinheiras novatas! rs... Acho que, antigamente, as "receiteiras" pressupunham um conhecimento implícito das leitoras e, muitas vezes, as receitas eram apenas uma referência para que o prato fosse preparado à moda da cozinheira... Outra característica destes livros é que muitas receitas tinham o nome do "dono da receita": Ovos à moda da Beth ou, ainda, Arroz de Forno à Inês de Castro! Eu sempre achei o máximo e ficava imaginando se, um dia, um livro de receitas teria uma delas com meu nome: Cassoulet à moda da Bia! rs...

Mas não deu para esperar que alguma cozinheira renomada me procurasse para pedir direitos autorais sobre as minhas criações gastronômicas... Resolvi fazer meu próprio livro de receitas (este blog, com muito orgulho e carinho! rs) e publicar, eu mesma, as minhas "modas"!!

Por isso, principalmente os (as) principiantes, não fiquem bravos com esta receita... Tirando a quantidade de mini-berinjelas, todos os outros ingredientes são "a gosto", bem ao estilo das antigas receiteiras! rs... Mas é que não há medida mesmo... Você vai temperando, vai experimentando, vai complementando... E a receita fica uma delícia! Feita à sua moda!! E você pode substituir a mini berinjela por mini abobrinhas, pode substituir o alecrim por outras ervas frescas, pode colocar mais limão se preferir mais ácido, pode substituir o limão por vinagre... Afinal, "moda" cada um faz a sua, não é mesmo??

Conserva de Mini Berinjelas à minha Moda

(4 porções)


  • 500gr de mini berinjelas cortadas ao meio
  • alecrim a gosto
  • sal grosso moído a gosto
  • azeite para assar
  • suco de limão a gosto (eu usei o siciliano, que adoro!)
  • azeite para temperar
  • pimenta moída na hora para temperar
  • galhos de alecrim para decorar

Aqueça o forno a 180 graus. Coloque as berinjelas cortadas ao meio com a casca para baixo em uma assadeira grande e tempere com sal, azeite e alecrim.


Leve para assar por 30 minutos. Retire do forno, vire as berinjelas e deixe assar por mais 15 ou 20 minutos. Retire do forno, tempere com o limão, mais azeite e a pimenta.


Deixe esfriar e leve para a geladeira. Sirva depois de algumas horas ou no dia seguinte, para tomar gosto. Decore com os galhos de alecrim.


Vejam o resultado final: as conservas de Mini berinjelas foram servidas em um jantar delicioso, como entrada de um Filet Wellington com Batatinhas Assadas! Comfort Food total!! E Bon Appetit!


DESAFIO: Bananas Flambadas com Calda Toffee e Sorvete

Banana Flambada com Calda Toffee e Sorvete de Creme
 Banana é uma das minhas frutas preferidas! Gosto de banana para comer "in natura", no café da manhã com mel e granola, gosto de Bolo de Banana, Torta de Banana, Doce de Banana... Mas esta combinação de Banana com conhaque (para flambar), açúcar mascavo, manteiga (para formar uma calda escura e saborosa, com gosto de caramelo) e sorvete de creme, é imbatível!!

A Banana Flambada com Sorvete é um clássico de rodízios e restaurantes aqui em São Paulo! Quem nunca viu o garçom preparando as frutas flambadas em um carrinho, ao lado da mesa do cliente, e todos observando as chamas que se formam durante o preparo?? Quando eu era criança, achava isso o máximo!! rs... Mas agora, eu mesma faço as minhas chamas! Lindo!!

Esta receita é bem rápida de fazer (cerca de 10 minutos!) e vai provocar elogios dos seus convidados! É perfeita para um jantar informal, que você não teve muito tempo para preparar a sobremesa! A única parte mais elaborada é exatamente a "flambagem", processo em que uma bebida alcoólica é jogada sobre os ingredientes e depois inflamada, para que o álcool evapore e fique somente o sabor.

Há várias formas de flambar: a mais comum é jogar a bebida (no caso, o conhaque, nesta receita) sobre as bananas fritas e inclinar a borda da frigideira na boca do fogão para que o conhaque se inflame. Eu, pessoalmente, não costumo usar esta técnica, porque acho que o conhaque evapora muito rápido e, se há algum líquido na panela, o conhaque se dilui e não inflama mais... Muitas vezes, fazendo desta forma, não consegui as famosas "chamas" da flambagem, o que me deixou bem frustrada!
Por isso, a técnica que eu mais utilizo para flambar é a da "concha de metal", que explico na receita abaixo!! Para mim, é "tiro-e-queda"! rs... Se você nunca "flambou" nada e costuma fugir de receitas assim, não deixe de tentar! Faz muita diferença no resultado final!

Banana Flambada com Calda Toffee e Sorvete de Creme

(4 porções)


  • 4 bananas nanicas em rodelas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 xícara de cognac (conhaque)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 4 bolas grandes de sorvete de creme
  • farofa de castanhas (opcional)

Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e frite as rodelas de banana até começar a dourar. Coloque o conhaque em uma concha de metal e aqueça a concha na boca do fogo ao lado (com muito cuidado!!!) por alguns segundos. Aproxime a superfície da concha à chama, para que o conhaque inflame. Despeje o conhaque "pegando fogo" sobre a banana (não fique com medo, dá certo!! rs) e espere a chama se apagar. Coloque o açúcar mascavo e um pouco de água para formar uma caldinha. Deixe ferver por 1 ou 2 minutos.


Monte as taças de sobremesa com a calda da banana por baixo, a bola de sorvete de creme por cima e, se desejar, cubra com a farofa de castanhas! E pronto!!


Agradecimentos especiais à minha sous-chef predileta e amiga inseparável Nara Bonini, que cedeu a casa para o preparo da receita e para as fotos!! Tem coisa melhor que cozinhar COM e PARA os amigos queridos??