quarta-feira, 26 de abril de 2017

DESAFIO: Malabie, uma sobremesa árabe!

Malabie (Creme Branco com Damasco)
Em um jantar árabe temático, que tal terminar a noite com uma sobremesa típica super leve e facílima de fazer?? Malabie é um "manjar branco" com calda de damasco, normalmente  servido nos restaurantes árabes de São Paulo, como o Almanara e o Tenda do Nilo.

A dificuldade maior da receita está em comprar dois ingredientes específicos, que garantem o sabor característico: água de rosas e "miski" (uma resina vegetal em formato de pequenas pedrinhas com sabor de "grama", que os árabes costumam mastigar). Em lojas especializadas (ou mesmo sites na internet) é possível encontrar estes produtos. Quando executei a receita, só tinha a água de rosas, comprada anteriormente. Infelizmente não testei com o "miski", mas apenas a água de rosas já deu um sabor bem exótico.

É possível também fazer a calda de damascos com damasco seco picado, água e açúcar, mas, para facilitar, comprei uma boa geleia de damasco, que pode ser diluída com um pouquinho de água para atingir a consistência de calda.

Malabie (Creme Branco com Calda de Damasco)

(5 porções)

  • 3 xícaras de leite integral
  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de água de rosas
  • 1 pedrinha de miski
  • 5 colheres de sopa de geleia de damasco diluída em um pouco de água filtrada
  • tirinhas de damasco seco para enfeitar

Dissolva a maisena e o açúcar no leite. Em uma panela, aquela o leite e mexa delicadamente até engrossar. Tire do fogo, junte a água de rosas e o miski, misture até dissolver e distribua em taças transparentes e leve para a geladeira para endurecer (no mínimo 4 horas).

Na hora de servir, coloque a calda de damasco sobre o creme branco e decore com as tirinhas de damasco! E vejam como foi o Jantar Árabe completo, com Kafta, Tabule, Arroz Libanês e Falafel com Molho de Tahine:


Bon Appetit!

DESAFIO: Mais uma receita árabe tradicional, o Falafel!

Falafel com Molho de Tahine
Os paulistanos, como eu, tem o privilégio de conviver com imigrantes do mundo todo na nossa cidade e poder conhecer e provar diferentes culturas gastronômicas. Algumas destas culturas conquistaram os paulistanos em larga escala, como a japonesa, chinesa e árabe, inclusive virando "fast-foods" espalhados pela cidade!

Aqui nos Desafios já postei muitas receitas da culinária árabe, com seus temperos aromáticos (pimenta síria, sumagre ou summac, cominho, sementes de coentro, gergelim, hortelã...) e seus ingredientes específicos (tahine ou pasta de gergelim, água de rosas, água de flor de laranjeira, folhas de uva, trigo em grãos, xarope de romã, massa filo, pinoli, nozes...). De posse destes ingredientes e temperos (encontrados em casas especializadas e até mesmo em alguns supermercados), a culinária do Oriente Médio estará a seus pés!! Os demais ingredientes são muito acessíveis: carne moída, berinjela, abobrinha, grão de bico, cebola, alho, tomate, pepino, rabanete, coalhada, limão, farinha de trigo, lentilha, frango...) e você estará pronto (a) para preparar delícias como o Babaganouch (Pasta de Berinjela), Homus (pasta de grão de bico), Coalhada, Pão Pita, Quibe Frito, Quibe Assado, Quibe Cru, Esfiha Aberta, Esfiha Fechada, Tabule (salada de trigo), Salada Fatouche (com rabanete, pepino, tomate, cebola com sementes de romã), Arroz Libanês (com macarrão aletria), Arroz com Lentilha, Kafta, Michui (espetinho de carne ou frango), Bacleua (uma sobremesa de massa filo com nozes) só para mencionar as receitas mais presentes nos restaurantes árabes da cidade!

E é simplesmente delicioso reproduzir estas receitas em casa e preparar um jantar temático para a família e amigos! Veja um post aqui dos Desafios sobre um Jantar das Mil e Uma Noites!

Recentemente testei mais uma receita bem tradicional da culinária árabe: o Falafel, pequenos e aromáticos bolinhos feitos a base de grão de bico (cru!), fritos e servidos com um delicioso molho de tahine (pasta de gergelim, azeite, limão). Embora seja "fritura", os bolinhos ficam absolutamente sequinhos e crocantes! Uma delícia!!!

Falafel 

(20 bolinhos)

Para os bolinhos

  • 2 a 3 xícaras de grão de bico (deixado de molho por 24 horas)
  • 1 cebola roxa picada
  • 4 dentes de alho
  • 1/2 xícara de hortelã picado
  • 1/2 xícara de coentro picado
  • 1/2 xícara de salsinha picada
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1 colher de chá de sementes de coentro
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • óleo para fritar

Molho de Tahine

  • 1 colher de sopa  bem cheia de tahine
  • 50 ml de azeite extra virgem
  • suco de 1 limão tahiti
  • 1 pitada de molho inglês
  • 1 pitada de cominho
  • sal a gosto

Em um processador, bata o grão de bico (sem a água) até virar uma pasta. Junte os demais ingredientes e processe somente para incorporar à pasta de grão de bico. Faça pequenas bolinhas (cerca de 20 a 24) e coloque em uma assadeira. Leve a geladeira por, no mínimo, 1 hora.





Aqueça uma panela com óleo (o suficiente para cobrir os bolinhos). Quando o óleo estiver bem quente, coloque os bolinhos e frite cerca de 6 a 8 de cada vez, até ficarem bem morenos. Deixe escorrer em papel toalha.


Prepare o molho, misturando bem todos os ingredientes.

Sirva os bolinhos com o molho de tahine! E Bon Appetit!


E o Jantar Completo, com Kafta, Arroz Libanês e Tabule!!

DESAFIO LIGHT: Brownie Funcional de Frigideira

Brownie Funcional de Frigideira
Sabe aquela vontade de comer um docinho depois do almoço mas o regime (ou melhor, a "Reeducação Alimentar" - mais efetiva) não permite?? Encontrei e testei essa receita super simples (e bem gostosa) para matar a fissura de doce (e chocolate) sem detonar as calorias do dia - e ainda por cima é super rápida! A parte um pouco mais "trabalhosa" é derreter o chocolate amargo em banho maria. Se preferir, pode usar o microondas em potência média, também vai funcionar! Não é um doce muito "doce" e tem sabor bem forte de chocolate! Fica perfeito com um sorvete de creme... Mas procure uma versão "light", ok?? rs... Ou então, uma versão caseira de sorvete de iogurte, que tal??



Brownie Funcional de Frigideira

(1 bolo pequeno ou 4 porções)

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres de sopa de tapioca
  • 1 colher de sopa de polvilho doce
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco (ou açúcar mascavo)
  • 25 gr de chocolate amargo em barra derretido no banho maria
  • amêndoas ou nozes picadas a gosto
Misture todos os ingredientes (menos as amêndoas ou nozes) com um fuê até ficar uma massa lisa e homogênea. Aqueça uma frigideira pequena de fundo grosso e despeje a massa. Salpique com as amêndoas e tampe. Deixe cozinhar por uns 5 minutos ou até estar firme. Deixe amornar e sirva!




Brownie Funcional de Frigideira
Bon Appetit!! E boa reeducação alimentar!!





terça-feira, 11 de abril de 2017

DESAFIO LIGHT: Pão de Arroz Cru (de Liquidificador)!

Pão de Arroz Cru (de Liquidificador)
Quando vi esta receita na internet quis prepará-la na mesma hora! Pena que é impossível, porque a parte mais "complicada" dela é deixar o arroz cru de molho na água por 4 horas! Assim, pacientemente, coloquei o arroz de molho e esperei... esperei... esperei... Quando (finalmente) as quatro horas se passaram, demorei um 10 minutos para preparar toda a receita! E mais uns 35 minutos para assar!

Mas, nem tudo são flores... A primeira tentativa da receita foi um fiasco completo! Havia um erro na receita original (por isso nem estou mencionando a fonte aqui...), dizendo que era 1 xícara de óleo de coco, além de 1/2 xícara de azeite! Enquanto preparava, achei que ia ficar "meio" oleoso, por isso reduzi o óleo de coco pela metade! Mesmo assim ficou horrível!! Aí, mudei tudo: substitui o óleo de coco (que deveria ser "leite de coco" na receita original) por creme de leite leve (1 pacotinho) e o azeite por óleo vegetal (deixa menos sabor). Aí ficou perfeita! Não é uma receita super "light", mas é sem glúten e sem lactose (se optar pelo leite de coco ou creme de leite de soja). Na minha próxima tentativa, vou usar arroz integral para ver como fica (e deixar com mais fibras!).

Embora seja chamado de "Pão", parece mais um bolo salgado. Fica macio e bem neutro! Em um jantar para as amigas, servi acompanhado de uma salada thailandesa, com tiras de pepinos e pimenta dedo de moça! Surpreendeu!!

Pão de Arroz Cru

1 pão médio


  • 1 xícara de chá de arroz cru (de molho por 4 horas e escorrido)
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal (coco, soja, algodão...) ou azeite extra virgem
  • 1 pacotinho de creme de leite leve (ou creme de leite de soja ou leite de coco - para ser sem lactose)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento (para bolo)
  • óleo vegetal para untar

Aquecer o forno a 180 graus. Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Misturar o fermento e colocar a massa em forma de bolo inglês, untada com óleo. Levar ao forno por 35 a 40 minutos, até dourar e ficar seco por dentro (espete um palito para ver se está seco). Deixe esfriar um pouco e desenforme!

Bon Appetit!

DESAFIO LIGHT: Panqueca Funcional de Banana

Panqueca Funcional de Banana
Antes de falar da receita propriamente dita, gostaria de abordar um tema mais geral e que está bastante em voga atualmente: a Alimentação Funcional.

O termo "funcional" para alimentação vem sendo bastante utilizado - e criticado. Quem critica diz que todo alimento é "funcional", pois tem alguma função nutricional para nosso organismo. Quem defende, diz que o alimento funcional é aquele que traz benefícios nutricionais ao organismo, em comparação a outros alimentos similares industrializados ou processados.
Segundo o site do Ministério da Saúde (clique aqui), Alimentos Funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Posto isso, vamos avaliar a nossa receita de hoje: Panqueca "Funcional" de Banana, que leva (apenas) 3 ingredientes: banana (claro!), ovos e farelo de aveia.
  • Banana: Rica em fibras, potássio, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6, controla a pressão arterial, evita câimbras e dores nos músculos. O Triptofano previne e trata a depressão, pois atua na produção de serotonina (o hormônio do bem estar).
  • Ovo: É um alimento extremamente nutritivo, com baixo valor calórico (70 calorias por unidade) e que gera "saciedade", sendo uma excelente fonte de proteínas (cerca de 6 gramas - ou 8% das necessidades diárias). É rico em ácidos graxos (ômega 3) e possui valores consideráveis de vitamina A, D, E e Complexo B. Também fornece quantidades boas de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.
  • Aveia: Alimento rico em fibras, ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue, evitando sobrecarga de glicose e insulina (auxílio no tratamento da Diabetes Tipo 2). Suas fibras (betaglucanas) intensificam a ação imunológica, diminuindo o risco de infecções. Possui também vitaminas e minerais antioxidantes, que reduzem os radicais livres (combate ao envelhecimento das células).
Agora, imaginem todos esses benefícios para o seu organismo em uma mesma receita? É incrível ou não é?? Nossa panqueca é vegetariana (sem carne animal) e sem lactose. Por outro lado, não é vegana (pois leva ovo, de origem animal) e não é indicada para alérgicos a glúten (pois a aveia, apesar de não conter glúten na sua essência, normalmente é processada com outros cereais com glúten aqui no Brasil, o que pode contaminá-la).

Resumindo, é uma receita deliciosa (de verdade), com ingredientes fáceis de encontrar, rápida de preparar e extremamente saudável! Ideal para um lanche ou para uma sobremesa!

Panqueca Funcional De Banana

(4 panquecas)

  • 2 ovos
  • 2 bananas
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • óleo de coco para untar a frigideira
  • rodelas de banana e geleia de frutas vermelhas sem açúcar (opcional)
  • mel (opcional)
Bata no liquidificador os ovos, as bananas e a aveia até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente (se necessário unte com o óleo de coco). Com uma concha, faça as panquecas e vire cuidadosamente quando estiverem douradas no lado de baixo. Sirva com rodelas de banana, geleia de frutas vermelhas sem açúcar ou mel.



Versão com rodelas de banana por cima e Geleia de Frutas vermelhas sem açúcar
(servida em um jantar fitness para minhas amigas queridas).
Bon Appetit!