Normalmente a berinjela entra como "acompanhamento", em uma versão "salada" ou no Ratatoille... Mas desta vez, depois desta "piscada", ela merecia um papel principal neste jantar!! Mas a receita precisava ser "leve", para continuar colaborando com o regime do Alê!
Desafio lançado! Preparar um jantar "light', com a berinjela como prato principal e com os demais ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa!
Resolvi grelhar a berinjela cortada em fatias finas e preparar um molho de tomate com "tomati pelatti" italianos, só com manjericão (receita deliciosa da minha mãe, que o Alê adora!). Aproveitei também um pouquinho de Molho Béchamel e queijo Ementhal ralado que havia sobrado de um Croque Monsieur! E o charme maior ficou por conta de umas travessinhas individuais com tampa, para levar ao forno e à mesa!
Berinjela Gratinada (2 porções)
- 1 berinjela cortada em fatias finas
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata de tomati pellatti
- 1 colher de chá de açúcar
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 punhado de manjericão fresco picado
- 2 colheres de sopa de molho bechamel
- 4 colheres de sopa de queijo ementhal ralado
Comece grelhando as fatias de berinjela com algumas gotinhas de azeite e sal.
Prepare o molho béchamel (clique aqui para a receita).
Inicie a montagem, colocando 2 fatias de berinjela no fundo da travessa:
Cubra com um pouco do molho de tomate:
Acrescente um pouco do ementhal ralado em cada travessa:
Coloque mais fatias de berinjela, molho de tomate, um pouco do emental e mais uma camada de berinjela. Cubra as berinjelas com o molho branco:
E, por último, salpique o restante do queijo ementhal ralado.
Leve ao forno até gratinar e borbulhar!! Sirva com uma saladinha verde!! Pelos meus cálculos, cada porção tem 300 calorias!! Excelente para um jantar com seu amor!!