Coxinha de Frango |
Ao procurar uma boa receita na net, encontrei um artigo do Globo falando das melhores coxinhas de São Paulo... Viena, Ofner, Veloso, Frangó... E a inspiração do artigo, para falar deste tema, era o filme nacional Estômago! Para quem não assistiu, é a história de Nonato, um rapaz nordestino que vem tentar a vida na cidade grande e acaba arrumando emprego em um boteco do tipo "sujinho"... Em pouco tempo, assume a cozinha e de lá começam a sair deliciosas coxinhas, que acabam por lotar o bar! E ele acaba se apaixonando por uma de suas clientes, uma prostituta gordinha, que, por sua, vez, é completamente apaixonada pelas coxinhas!! Como vocês podem perceber, a coxinha é praticamente uma personagem do filme!
Cena do Filme Estômago |
A receita do filme Estômago sofreu algumas adaptações durante a execução... Por exemplo, utilizei o próprio caldo do peito de frango, incrementado com legumes, no lugar dos tabletes de caldo industrializado. Bom, arregasse as mangas e mãos à obra, porque o trabalho vai ser grande!! kkk Esta receita dá para umas 30 a 40 coxinhas, dependendo do tamanho.
COXINHA DE FRANGO
Para começar, prepare um saboroso caldo de frango:
- 2 peitos de frango cortados em pedaços grandes
- 2 litros de água
- 2 talos de salsão picados
- 1 cenoura grande picada
- 1 cebola grande picada
- ervas (salsinha, cebolinha, alecrim, louro...)
- sal a gosto
Separe os pedaços de frango para o recheio e 7 xícaras e meia do caldo coado para a massa.
Prepare a massa:
- 3 batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
- 7 xícaras e meia de caldo de frango
- 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de sopa de manteiga
- sal a gosto
Prepare o recheio de frango:
- 2 peitos de frango desfiados (separados do caldo)
- 2 tomates sem pele picados
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho amassados
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 1 pitada de noz-moscada
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha fina
- sal e pimenta-do-reino
- água fria
- farinha de rosca para empanar
- óleo para fritar
Recheio da coxinha |
Coxinhas prontas para fritar |
Para fritar, aqueça o óleo em uma panela de borda alta, de forma a cobrir totalmente a coxinha quando for fritar (se não cobrir, vai grudar no fundo da panela... um horror...rs). Frite 2 de cada vez, por uns 3 minutos, virando cuidadosamente para não danificar a casquinha de farinha de rosca!
É só fazer isso e você já pode degustar esta delícia... Você vai estar coberta de farinha de trigo, com os braços doendo, cheirando a fritura, toda descabelada... A cozinha vai parecer que sofreu um ataque nuclear, com panelas e utensílios sujos para todo lado... Realmente, dá para entender que foi uma empregada da realeza que inventou a coxinha... É praticamente um trabalho escravo!! Cruz credo!! kkkk
Brincadeiras à parte, a coxinha ficou muito gostosa! A massa feita com batata e caldo de frango, apesar de trabalhosa e difícil de manusear, é super leve e saborosa! O recheio poderia ter ficado mais salgadinho e temperado (nada que um pouquinho de tabasco entre uma mordida e outra não resolva...) E a dica de passar na água e depois na farinha de trigo é sensacional! Sempre achei que a coxinha era passada no ovo!
Para quem se animar de tentar fazer, bom trabalho... E para quem só quiser comer, experimentem as coxinhas dos locais indicados no artigo do Globo! Bón Apetit!!
Coxinha de Frango |