domingo, 17 de abril de 2011

DESAFIO: Fazer mais uma receita de Bacalhau com minha mãe, agora com Couve Tronchuda!

Bacalhau com Couve Tronchuda
Este é mais um desafio que faço em parceria com minha querida mãe, neta de portugueses e cozinheira de "mão cheia"! Com a Páscoa se aproximando, pedi a ela que me ensinasse algumas de suas receitas de Bacalhau! A primeira, vocês se lembram, foi o Bacalhau a Espanhola, já devidamente postado neste blog!

Agora, vamos aprender com ela outra versão bem típica portuguesa... o Bacalhau com Couve Tronchuda! Além da couve, esta versão leva também batatas, cebolas e ovos cozidos, tudo isso regado ao azeite e muito alho! E é um prato que pode ser servido frio!! 
Couve Tronchuda

Mas vocês devem estar se perguntando... Que raios é esta "couve tronchuda"? rs...

É uma couve muito comum na culinária portuguesa, de folhas grossas e cor verde escura, com sabor levemente amargo.  

Infelizmente não é um ingrediente fácil de se achar aqui no Brasil, mas não se desespere! A receita fica ótima também com couve-manteiga, presente em todos os nossos supermercados. Mas não se esqueçam da força da colônia portuguesa em nossa cidade! A couve tronchuda costuma aparecer nos mercadões próximo à Páscoa!! Esta receita dá para umas 8 pessoas!

Bacalhau com Couve Tronchuda
  • 2 kg de lombo de bacalhau salgado
  • 1 kg de batatas
  • 4 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • azeite a gosto
  • 1 maço de couve tronchuda
  • 4 ovos
  • 100 gr de azeitonas pretas portuguesas
Deixe o bacalhau de molho na geladeira por 36 horas, com a pele para cima, trocando de água algumas vezes.


Descasque as cebolas e as batatas, sem cortá-las. Em uma panela grande, coloque o bacalhau, as batatas e as cebolas para cozinhar. Quando subir a fervura, retire as postas de bacalhau e continue a cozinhar as batatas e as cebolas até ficarem macias.


Limpe bem o bacalhau, retirando a pele escura e as espinhas. Nesta etapa, um destaque especial ao meu pai, que, apesar de alemão, adora comer bacalhau e ajudou minha mãe no trabalho mais chato: tirar as espinhas do bacalhau!!


Ferva água em uma panela grande e acrescente as folhas de couve cortadas ao meio, deixando o suficiente para que amoleçam um pouco (não coloque as folhas para aquecer junto com a água, pois elas perderão a cor verde escura!).

Cozinhe os ovos por 15 minutos. Descasque, corte em quadro partes no comprimento e reserve.

Prepare o molho: amasse bem os dentes de alho com bastante azeite em um pilão.

Em uma travessa grande, monte o prato, distribuindo o bacalhau, as batatas cortadas em rodelas, a couve tronchuda, as cebolas cortadas em quatro. Tempere com o molho de alho e azeite e decore com as azeitonas pretas e os ovos. Sirva frio!!

E obrigada aos meus pais, que fizeram o passo-a-passo aqui para o blog!! Afinal, não basta ser pai (e mãe), tem que participar!!! Valeu "seu" Hans e "dona" Nilza!! Vocês são o máximo! E o Bacalhau estava espetacular!! Um dos melhores que já provei!

Bacalhau com Couve Tronchuda, da Dona Nilza!!

DESAFIO: Criar a minha versão da Torta Frangipane!!


Flor "Frangipane"
 Até fazer um curso de confeitaria francesa, eu não tinha a menor ideia do que era uma Torta Frangipane! Quando aprendemos a fazê-la, foi exatamente no dia em que eu tive que sair mais cedo por causa do rodízio! Resultado: Não vi a torta pronta nem a provei!!

Torta Frangipane tem o recheio feito de Creme Confeiteiro (aquele com sabor de baunilha, usado para rechear "sonhos"...) e Creme de Amêndoas. O nome vem de um italiano, Don Cesare Frangipani, que criou um perfume para o Rei da França, Luis XIII. Este perfume vinha de uma flor, o jasmim vermelho, que também recebeu o nome de frangipane. E a Torta aromatizada com amêndoas e baunilha, lembrava o perfume criado pelo tal Frangipani! Interessante a história, não é?

A massa, com farinha, manteiga, ovos e leite deve descansar umas duas horas na geladeira... Depois de aberta na forma, deve ser pré assada... O recheio, composto de creme confeiteiro e creme de amêndoas, deve ser assado novamente e, depois de fria, a torta pode ser decorada com geléia, frutas frescas, merengue... A minha "criação" foi decorá-la com chantilly e framboesas "in natura"...

Não é uma receita do tipo "simples", pois envolve 5 componentes: a massa, o creme confeiteiro, o creme de amêndoas, o chantilly e as framboesas! Além disso, todos os ingredientes devem ser pesados com precisão, necessitando de uma balança digital... Mas vale muuuuito à pena, pois fica fantástica (modéstia à parte... rs). Se animou a enfrentar comigo este desafio? Então vamos lá!!

Torta Frangipani com Framboesas e Chantilly

Massa
  • 150 gr de farinha de trigo
  • 75 gr de manteiga
  • 40 gr de leite
  • 20 gr de ovo
  • 15 gr de açúcar
  • 1 gr de sal
Creme Confeiteiro (dá 260 gr de creme)
  • 200 ml de leite
  • 50 gr de açúcar (em duas partes de 25 gr cada)
  • 16 gr de amido de milho (Maizena)
  • 40 gr de gema (aprox. 2 gemas)
  • 10 gr de manteiga
  • 10 gotas de essência de baunilha
Creme de Amêndoas
  • 100 gr de manteiga
  • 100 gr de açúcar confeiteiro
  • 100 gr de farinha de amêndoa
  • 100 gr de ovos
  • 10 gr de amido de milho
  • 10 ml de amaretto
Chantilly
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro
  • 5 gotas de essência de baunilha
Frutas
  • 300 gr de framboesas congeladas "in natura"
Comece preparando a massa. Misture a manteiga cortada em cubinhos e a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal e os ovos, misturando rapidamente com as mãos. Coloque o leite aos pouquinhos, até formar uma bola que se desgruda das mãos (não use todo o leite se não for necessário, pois a massa pode ficar grudenta...). Embale e coloque na geladeira por 2 horas.

Enquando a massa "descansa", prepare o Creme Confeiteiro. Aqueça o leite com 25 gramas de açúcar e a baunilha, até o ponto antes de ferver. Em um bowl, misture com um fuet as gemas, o restante do açúcar e, por último, a maizena. Vá adicionando lentamente o leite quente a esta mistura, continuando a mexer. Volte ao fogo baixo e continue mexendo até engrossar. Não se assuste: quando começa a engrossar, parece que vai empelotar tudo... rs... continue mexendo que a mistura ficará homogênea!
Reserve o Creme confeiteiro.

Prepare o Creme de Amêndoas. Em uma batedeira, bata a manteiga e depois acrescente o açúcar até incorporar. Junte a farinha de amêndoas, o amido de milho, os ovos e o licor. Reserve.

Aqueça o forno a 180 graus. Em uma forma média (25 cm) de fundo removível e borda baixa, distribua a massa com a ponta dos dedos, de dentro para fora... Deixe passar um pouco da borda e corte as sobras de massa com as costas de uma faca grande. Isso faz com que o acabamento da torta fique perfeito! E confeitaria francesa pede perfeição!!

Fure toda a massa com um garfo para que não crie bolhas de ar quando for ao forno. Leve ao forno por uns 10 a 15 minutos, o suficiente para começar a assar, sem dourar.

Retire a massa pré assada e reserve. Prepare o recheio, misturando o Creme Confeiteiro e o Creme de Amêndoas. Recheie a torta e volte ao forno até assar totalmente, ficando bem "douradinha".

Torta Franginpane assada, sem cobertura
Deixe a torta esfriar bem, antes de colocar o recheio. Se possível, prepare a torta no dia anterior, deixe-a na geladeira, e só decore com as frutas e o chantilly momentos antes de servir!

Prepare o chantilly, batendo o creme de leite bem gelado (30 minutos no freezer) com o açúcar e a baunilha, até engrossar.

Decore a torta: Disponha as framboesas no centro da torta e decore toda a borda com flores de chantilly, feitos com bico pitanga grande!


A minha versão da Torta Frangipane

Servi a Torta no almoço de domingo, para toda a família. Foi um sucesso absoluto! A massa, bem fininha, coberta por um recheio firme, com textura de amêndoas, e o contraste da maciez do chantilly com o "azedinho" das framboesas! Uma explosão de sabores!!

Fica o desafio para você criar a sua versão da Torta Frangipane!! E me conte depois!!

Torta Frangipane com Framboesas e Chantilly