segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DESAFIO: Preparar um delicioso Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)!!

Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)
Este desafio começou a partir de um pedaço de bacon que estava na geladeira... O tempo era curto para o jantar, então não podia ser nada muito complicado ou demorado (tipo um Boeuf Bourguignon ou um Coq Au Vin... rs)... Pensei em uma Massa a Carbonara, com seu molho cremoso... Mas carregada em gordura (além do bacon, creme de leite) e ovos... Muito colesterol para um dia de semana comum! Prefiro deixar a minha "cota" para um jantar especial!! rs

Aí me lembrei de um outro molho que leva bacon, e que eu não preparava há muito tempo. Tanto tempo que nem havia postado a receita no blog!! E era perfeito: a gordura do bacon seria amenizada por um saudável molho de tomates, que ficaria levemente defumado, com um sabor mais acentuado que um molho ao sugo normal!

Pesquisando na internet, encontrei a receita no blog Gordelícias... Mas, encontrei também um artigo da Revista Paladar que, por conta da pressa em servir o jantar para bocas famintas (o Erik! rs), deixei para ler mais tarde... Se tivesse lido o artigo inteiro, não teria cometido um erro gravíssimo: não servir o molho com Bucatini, a única massa aceitável para ser "All´amatriciana"! Já pensou!!! Estes italianos adoram uma polêmica! E não é só em relação ao tipo de massa a ser servida com o molho que existe polêmica! O nome também envolve uma discussão: o correto é All´amatriciana ou Alla Matriciana?? Diferença sutil, porém importantíssima! Afinal, uma das cidades que clama pela autoria do molho chama-se Amatriciana, a 144km de Roma... Mas há outra teoria, que diz ter sido o molho criado nos subúrbios de Roma utilizando, na sua preparação, o Matrice (nome antigo para Guanciale) ou bochecha de porco defumada. Para quem acredita nesta versão, o nome correto seria, então, Alla Matriciana! Mas a polêmica não pára por aí: a receita também sofreu alterações ao longo do tempo, e há tradicionalistas que se opõem à inclusão dos tomates e das cebolas na receita! A versão considerada "original" dos pastores italianos levava a bochecha de porco defumada (por longos 3 meses na beira do fogão a lenha), frita em azeite de olivas rústicas, regada a vinho branco, temperada com pimenta e servida com queijo pecorino (de cabra)... Gente, é muita polêmica para uma receita só!! rs... Para conhecer mais a história do molho, leia o artigo da Revista Paladar!

Ainda bem que eu não li o artigo antes... Senão não teria saído o jantar!!!! rs

Embora eu tenha feito a receita com massa "parafuso" (e me perdoem a heresia, eu juro que não sabia!!! rs), ficou uma delícia! Saboroso, encorpado, levemente apimentado e defumado... A finalização com o pecorino também é perfeita! Bon Appetit!

Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)

  • 150gr de bacon em cubinhos
  • 1 cebola picada
  • um filete de azeite
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 2 latas de tomate pelado italiano (levemente amassados)
  • sal a gosto
  • pimenta calabresa a gosto (opcional)
  • 1 punhado de pecorino ralado grosso
  • 400gr de bucatini

Aqueça o azeite em uma frigideira de fundo grosso. Frite a cebola até começar a dourar. Acrescente o bacon e deixe fritar. Coloque o vinho e deixe evaporar. Reserve o bacon e a cebola. Na mesma frigideira, coloque os tomates pelados, tempere com sal e a pimenta e deixe apurar por uns 20 minutos, misturando o bacon e a cebola no final.


Enquanto o molho apura, aqueça uma panela com água temperada com sal. Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem, escorra, cubra com o molho e com o queijo pecorino!

Molho a Matriciana (ou Alla Matriciana ou All´Amatriciana)



domingo, 25 de agosto de 2013

DESAFIO: Comer o legítimo Fondue Chinês!


O Fondue Chinês
Embora a palavra "fondue", em francês, signifique "fundido", o que nos remete diretamente à sua versão feita de queijos derretidos, há outros tipos de pratos que também utilizam esta denominação. O Fondue Bourguignonne, por exemplo, é feito com cubos de carne (filet mignon), mergulhados em um rechaud com óleo bem quente e servido com vários tipos de molho. Outro tipo bastante conhecido e apreciado no Brasil é o fondue de chocolate, servido como sobremesa, onde espetinhos com frutas frescas, bolos, marshmallows são mergulhados em um rechaud com chocolate derretido! Luxúria total! Aqui nos Desafios, já falamos bastante destes 3 tipos de fondue (clique aqui para saber mais).

Mas hoje, falaremos de uma receita de Fondue menos difundida, mas bem interessante: o Fondue Chinês ou Hot Pot para os americanos e Fondue Chinnoise para os franceses!

Fondue Chinnoise
Eu já havia provado esta versão em restaurantes especializados em fondue, em Campos do Jordão... Para mim, era apenas uma versão mais "light" do fondue de carne, no qual as carnes (que devem ser fatiadas bem finas) são mergulhadas, com o espetinho, em um caldo em ebulição. Além das carnes vermelhas, pode-se utilizar também carne de frango e frutos do mar, além de legumes e verduras em pedaços.

Até que, em uma noite de inverno, aqui em São Paulo, fui jantar em um restaurante chinês, o China Lake... E o meu conceito sobre o Fondue Chinês assumiu outras proporções... Nada daquele rechaud pequeno e delicado com caldo, com algumas fatias de carne e frango, timidamente acompanhadas de alguns molhos que eu havia conhecido... O Fondue Chinês era monumental! Digno de um povo que construiu a Muralha da China!!!

China Lake
Praticamente todas as mesas do restaurante estavam com grandes panelas fumegantes sobre as mesas, aquecidas por fogões portáteis (os mesmos que os restaurantes japoneses utilizam para preparar o Sukiaki nas mesas). Observei também que havia uma enorme mesa, como um buffet, repleta de ingredientes! As pessoas se serviam dos ingredientes crus e, em suas mesas, preparavam o "fondue" cozinhando tudo nas suas panelas! E nada de espetinhos: os utensílios em 2 conchas, sendo uma delas vazada, para "pescar" o que ficava cozido!

E o que se pode colocar na panela? Praticamente tudo! Lagostas, caranguejos, camarões, lulas, carnes fatiadas de vaca, de cordeiro, de porco, de frango, pedaços de peixe... Legumes, folhas, cogumelos de todos os tipos, macarrão de arroz, pasteizinhos recheados de carne, bolinhas de carne, de peixe...



E molhos, muitos molhos: de soja, de ostra, de gergelim, de amendoim, cebolinha, coentro, pimenta...
Pedi ajuda ao garçom para entender como se preparava o molho e ele se ofereceu para prepará-lo! Basicamente, ele mistura todos os molhos em um só!! Simples assim!

Aí, você monta seu prato e... mergulha tudo no caldo (note que há uma divisão na panela... Um caldo é com pimenta e o outro, sem):

Quando os ingredientes começam a ficar cozidos, retira-se com a concha, tempera-se com o molho e... Que delícia!!!


Particularmente, os meus ingredientes preferidos são os vegetais... No máximo alguns pedaços de lula... Até tentei encarar a lagosta, mas tive sérias dificuldades com conseguir comê-la! Ainda mais quando vi que estava cheia de ovas! Argh!!!! rs

Meu filho Erik simplesmente AMA este prato... Infelizmente só podemos apreciá-lo durante o inverno, entre julho e agosto... Agora, para quem quiser preparar o prato em casa, não é difícil! Obviamente não haverá a quantidade absurda de ingredientes do restaurante, mas dá para fazer uma festa bem legal com seus ingredientes prediletos! A receita deste post foi baseada no Fondue servido no China Lake. Seguem também os links para outras variações desta receita: Uma versão com leite de coco no caldo, outra do blog do Wessel (uma versão mais ocidental) e, por último, uma versão de um chef francês, publicada na revista Gula! Divirtam-se!!  

Fondue Chinês

  • 4 litros de caldo de carne com legumes
  • folhas diversas (alface, acelga, agrião, escarola, alface)
  • cogumelos diversos (paris, shitake, shimeji)
  • carnes fatiadas bem finas (de boi, de frango, de porco)
  • frutos do mar (camarão, pedaços de peixe, lulas em pedaços)
  • macarrão tipo udon ou de arroz

para o molho
  • molho de soja
  • molho de ostra
  • óleo de gergelim
  • molho de amendoim
  • molho de pimenta
  • salsinha, cebolinha e coentro picados

Prepare o caldo de carne e mantenha-o aquecido. Prepare todos os ingredientes em uma grande bandeja. Prepare o molho: misture um pouco de cada ingrediente a gosto!
Coloque o caldo em uma panela grande que encaixe bem no fogão portátil. Acenda o fogo! Utilize espetos ou conchas para colocar e retirar os ingredientes. Quando estiverem cozidos, cubra com o molho preparado.

E, para terminar, uma imagem bem genuína e popular do Fondue Chinês!! Bon Appetit!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DESAFIO: Assar lindos Pretzels, ao estilo bem alemão!!

Soft Pretzels
Quando meu filho fez intercâmbio na Alemanha, me contou depois que os famosos Pretzels comprados na padaria perto da escola foram a sua salvação quando os pratos servidos em casa e na escola não lhe agradavam muito... Eram pães grandes, naquele formato característico, com uma casca bem dura e escura, servidos aquecidos!

Pretzels são feitos à base de farinha e água e, além do formato característico, tem uma cobertura bem escura e brilhante! Encontrei várias histórias sobre a origem do Pretzel mas a que mais me agradou foi a seguinte: No ano de 610, um monge italiano decide premiar as crianças que decorassem perfeitamente suas orações com pequenos pães em formato de braços que se entrelaçam, como se estivessem em oração! Assim nasceu o pretzel, cujo nome parece ter a mesma origem de "pretiola", que significa "pequena recompensa"! Atualmente, os pretzels são muito comuns no Sul da Alemanha e em outros países da Europa.

Há duas variações do pão: o Soft Pretzel (macio) e o Hard Pretzel (duro). O primeiro, normalmente feito nas padarias e em casa, tem uma casquinha dura e crocante, mas é bem macio e branquinho por dentro. A versão "dura" é normalmente industrializada, vendida como "salgadinho", crocante e esfarelenta.
As versões "duras" (Hard Pretzels)
Aqui no Brasil, é possível comer os soft pretzels em restaurantes de origem alemã, servidos no couvert, acompanhados de patês e manteiga!

A receita que utilizei para os meus Pretzels (versão Soft) veio do meu querido e amado livro "Illustrated Baking", que já me "apoiou" em vários desafios deliciosos! E este foi mais um!

O livro "Illustrated Baking!
O processo é bem longo, como qualquer preparo de pão feito com fermento biológico e que precisa crescer em duas etapas. O charme da receita fica por conta do formato do pretzel (que é fácil de fazer! Siga o passo a passo) e a cobertura, que tem um segredinho: é feita em duas etapas, primeiro pincelando água e fermento em pó (para grudar o sal grosso) e, depois de assado, pincela-se o ovo batido, deixando-se mais
5 minutos no forno para finalizar!

O resultado é lindo!! A coloração dourada escura e brilhante é impressionante! O sabor também ficou ótimo, ressaltado pelas pedrinhas de sal grosso! E eu ainda servi os pãezinhos em um prato lindo que eu tenho, vindo diretamente da Alemanha! Perfeito!

O prato alemão, escolhido para acompanhar os Pretzels!
E o Erik, aprovou?? Sim, mas não com nota máxima (para minha frustração... rs). Segundo ele, o Pretzel que ele comia era maior, mais "vazado" e com a cobertura mais crocante ainda... Fica para a próxima tentativa!

Mas se você não é o Erik e não está "habituado" com o pretzel alemão, certamente vai se deliciar e aprovar esta receita, que rende 16 lindos pãezinhos!! rs

Soft Pretzels (versão "macia")

Para a massa
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de chá de fermento biológico
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/4 de xícara de água morna (se necessário, para dar liga a massa)
Para a cobertura
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de água fervendo
  • sal grosso a gosto
  • 1 ovo batido para pincelar
Dissolva o fermento na água morna (1 xícara). Coloque 1 colher de sopa de açúcar e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente o óleo. Em uma superfície de trabalho, coloque a farinha, o sal e o açúcar restante. Faça um buraco no meio e vá juntando o líquido do fermento aos poucos, até formar uma massa homogênea e uniforme. Se necessário, acrescente um pouco mais de água morna. Sove por 10 minutos. Coloque em um bowl grande, cubra com filme plástico e leve para descansar dentro do forno desligado até dobrar de tamanho (entre 1 hora e 2 horas, dependendo da temperatura do dia).
Amasse novamente e divida em 16 pedaços iguais (cerca de 40 gramas para cada pedaço). Na superfície de trabalho, abra cada pedaço da massa em uma "minhoca" de cerca de 45 cm de comprimento. Modele os pretzels (veja as fotos) e coloque-os em uma superfície untada (ou com o Silpat). Não use papel manteiga, pois usei e grudou tudo!! rs), cubra novamente com filme plástico e deixe descansar por mais 45 minutos.

Aqueça o forno a 200 graus. Dissolva o fermento em pó na água fervendo e pincele todos os pretzels. Salpique o sal grosso e leve ao forno por 15 minutos (até ficar bem dourado). Retire do forno, pincele o ovo batido e volte ao forno por mais 5 minutos. Os pretzels devem ficar bem escuros e brilhantes! Retire do forno, coloque em uma grade para esfriar um pouco e sirva com manteiga! Delícia!!!


Soft Pretzels, by Desafios Gastronômicos!


domingo, 18 de agosto de 2013

DESAFIO: Participar de uma degustação de queijos da Polenghi Selection!

Degustação de Queijos da Polenghi Selection
Na nossa última temporada em Campos do Jordão, vivemos uma experiência gastronômica muito interessante: uma Desgustação de Queijos, patrocinada pela Polenghi! Dentro do Espaço Veja São Paulo, a Polenghi montou uma "La Fromagerie" ou Loja de Queijos, tradicionalmente encontradas na França! Muito charmoso! Na pequena loja era possível comprar os produtos Polenghi, degustar os queijos da marca e, o mais legal: participar de uma palestra de uma especialista em queijos (ou "mestre queijeira"), com a degustação de alguns queijos da marca!

Eu, obviamente, estava interessadíssima na palestra e anotei tudo!! Foi rápido (apenas 1 hora), mas já deu para se ter uma ideia de quanto eu sou ignorante no tema!!!



Cada participante recebeu um disco com 10 pedaços de queijos, divididos por tipo, e provados em uma sequência do mais suave para o mais forte... Aliás, esta é a regra para qualquer processo de degustação... E muitos goles de água para limpar o paladar...

Antes de iniciar a degustação, a especialista nos explicou quais são os critérios de avaliação de cada queijo:
  • Exame Visual: Cor (de branco a amarelo intenso), Textura (massas de textura fechada, com orifícios ou olhaduras pequenas ou grandes). Falando um pouco das "olhaduras", elas podem ser causadas por um tipo de fermento (propiônico) que geram gases durante um processo lento de fermentação. É o caso do Ementhal, que possui olhaduras enormes. As olhaduras pequenas são lácteas ou mecânicas, provocadas quando se bate bastante a massa do queijo. No caso de texturas granulosas (como o parmesão), há formação de cristais de tirosina (durante longas fermentações de 9 meses a 3 anos). Há também texturas marmorizadas, como o Gorgonzola, obtidas a partir da inserção de fermento penicilium rockford por meio de agulhas que perfuram o queijo!
  • Exame Olfativo: Pode-se sentir aromas amanteigados, lácteos, frutados, adocicados...
  • Exame Gustativo: no paladar, sentem-se sabores como: doce, salgado, azedo, amargo, picante. Ainda no exame gustativo há também a avaliação do retrogosto (sabor que fica na boca depois de ingerido o queijo). Refere-se à persistência do sabor do queijo.
Para acompanhar uma degustação de queijos, recomenda-se pães sem condimentos como baguetes (sem gergelim), pão italiano ou pão francês. Frutas frescas como uvas sem semente, maçãs, peras, morangos, figos e frutas secas como amêndoas, damascos e figos são excelentes acompanhamentos. Para beber, vinhos (de doces a tintos encorpados, passando por vinhos brancos secos e tintos suaves) e cervejas "gourmet" são excelentes para acompanhar os diversos tipos de queijo!

Como vocês podem perceber, é um mundo gastronômico novo que se abre!!

Outra informação importante e interessante refere-se à maturação do queijo após a sua fabricação... Quando compramos um queijo no supermercado, normalmente nos atentamos apenas para sua data de validade. O que eu descobri é que, dependendo da "fase" da validade, o queijo pode oferecer sabores e sensações bem diferentes! E cada pessoa deve descobrir em qual momento da sua maturação o queijo lhe dá mais prazer!

A regra da maturação é até simples: Divida o prazo de validade do queijo em 3 (por exemplo, se um queijo tem 90 dias de validade, há 3 períodos de 30 dias). No primeiro terço (de 1 a 30 dias), o queijo costuma estar mais suave e mais firme (no caso do brie e do camember); no segundo terço (dos 30 aos 60 dias) o queijo está em sua plenitude, com todas as suas características de aroma e sabor; no último terço (dos 60 aos 90 dias), o queijo está bem maduro, com coloração mais escura e sabores mais pronunciados! E aí, qual é a sua preferência?? Lembre-se disso quando for comprar seu próximo queijo!!

A Tábua de Degustação
`Para começar, provamos 2 queijos do tipo amarelo (Saint Paulin) e Tilsit, e um queijo do tipo "processado":


Em seguida, entramos nos queijos de mofo branco (os meus preferidos)! Descobri, nesta etapa, que, no Brasil, o Brie e o Camembert são o mesmo queijo, só variando o formato... Esta descoberta foi um alento e uma decepção... Um alento porque eu nunca vi diferença nenhuma entre eles... rs... E uma decepção porque não temos uma diferenciação que é importantíssima na França: o Brie é um queijo refinadíssimo, considerado um dos mais antigos e tradicionais... O "Pai de todos os queijos"! Já o camembert, surgido muito tempo depois, é um queijo considerado popular, para ser consumido no dia a dia... Como temos aqui o Queijo Minas fresco!


No quesito "queijos duros", provamos o Gruyére, de origem francesa, o Reino (de origem holandesa, maturado dentro da sua embalagem, uma bola) e o Parmesão ou Parmentino, de origem italiana, e muito difundidos no Brasil:


Por último, os queijos de sabor mais intenso e marcante, do tipo "Mofo Azul" como o Gongonzola (italiano) e o Bleu de Brésse:


Nossa turma se divertiu muito! Até a pequena Camila, de apenas 7 anos, tomou nota e prestou atenção em tudo! Uma graça! Já uma pequena gourmet!

Nossos queridos degustadores de queijo: Camila, Nara, Gustavo e Ian
No final da palestra, não resisti e fiquei alguns minutos a mais com a "mestre queijeira" para aproveitar ainda mais o seu vasto conhecimento! E pedi a ela uma receita de Fondue, feito em casa! Ainda não testei, mas já vou compartilhar com vocês!

Receita de Fondue de Queijo (4 pessoas)

  • 200gr de queijo Gruyére
  • 200gr de queijo Emental
  • 200gr de queijo Estepe ou Saint Paulin
  • 1 xícara de chá de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de fécula de batatas
  • 1 cálice de kirsch (licor de cerejas)
  • noz moscada a gosto
  • 1 pão italiano cortado em cubos pequenos
Rale todos os queijos. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo bem grosso em fogo bem baixo e mexa até todos os queijos estarem derretidos e a mistura fique bem homogênea e pastosa. Aqueça levemente o pão italiano cortado no forno, coloque o queijo em um rechaud de cerâmica (com vela) e sirva com espetinhos. E Bon Appetit!!

Fondue de Queijo

Importante: Todas as informações deste post foram fornecidas durante a Degustação patrocinada pela Polenghi, em Campos do Jordão. Para mais informações sobre os produtos mencionados, consulte o site da Polenghi.
Este não é um post patrocinado.

sábado, 17 de agosto de 2013

TÉCNICA: Como fazer nhoque (gnocchi)

Este é um gnocchi (nhoque) de mandioquinha, mas o processo de corte é o mesmo para a versão com batatas, mais tradicional!

Faça "minhocas" com a massa e corte em pequenos quadrados de cerca de 2 cm com uma faca. Vá colocando farinha na bancada e na massa se ela ficar grudenta demais!

Para melhor visualização da técnica, assista o vídeo!



Receita Relacionada

terça-feira, 13 de agosto de 2013

DESAFIO: Comemorar as conquistas do blog com leitoras muito queridas!!

Três anos de blog, mais de 1 milhão de acessos, uma reportagem de revista e um Concurso Cultural com lindas histórias das leitoras... Eu PRECISAVA comemorar tudo isso à altura!

E me propus a um desafio bem arrojado: convidar 15 leitoras queridas do blog (incluindo as vencedoras do Concurso Cultural), para um Encontro só para Mulheres, com um Menu Degustação das minhas receitas preferidas do blog! E tudo feito por mim, sozinha!!!

Sinceramente, acho que este foi o Desafio "Master" do Blog nos quesitos "planejamento, organização e execução": Menu extenso (com Welcome Drink, 6 pratos salgados, 4 sobremesas, fechamento com café e docinhos), decoração caprichada com velas, flores, lembrancinhas "feitas por mim"... Tudo perfeito para as leitoras "top" dos Desafios!! Afinal, elas merecem isso e muito mais!!

O planejamento teve que ser minucioso e detalhado, para que todas as etapas coubessem na minha agenda (considerando que eu trabalho 8 horas por dia... e não é em Gastronomia!! rs). Vejam o tamanho do mapa mental construído para não passar nenhum detalhe:
A decoração deveria ser romântica, feminina, delicada... Optei pelas cores rosa e marrom, uma das minhas combinações preferidas! É feminino e muito chic! A inspiração de toda a decoração veio em uma loja de artesanato perto de casa (http://www.artefatosdemadeirasuely.com.br/site/) que é o paraíso para quem curte "bricolagem"!! Um setor de tecido com centenas de opções de estampas, de todas as cores, uma mais linda que a outra... Outro setor de peças de madeira para artesanato (onde encontrei as cadeirinhas miniatura que virariam, depois, as lembrancinhas do evento...) e ainda uma parede cheia de guardanapos estampados! Quando encontrei 4 estampas de tecido nos tons rosa e marrom que formavam um composê lindo, fui "criando" a decoração na minha cabeça... Comprei 1 metro de cada tecido sem saber exatamente o que fazer com eles... Foram as mocinhas da loja que me deram a ideia de revestir as cadeirinhas com pequenos pedaços de tecido (ao invés de pintá-las, como se costuma fazer...). A parte mais difícil foi encontrar guardanapos que combinassem com a decoração, mas, com um pouco de paciência, encontrei um com desenho de cupcakes exatamente nos tons que eu buscava!

Para dar acabamento dos tecidos, que deveriam virar "toalhas", desisti da ideia de dar "acabamento" com cola de tecido (que ideia infeliz, sem a menor chance de dar certo...). Acabei contratando uma costureira para que fizesse tiras de meio metro com cada estampa do tecido, de forma a ter maior "flexibilidade" na decoração das duas mesas (uma interna e outra externa).

O restante da decoração (arranjos de flores, orquídeas, castiçais de velas...) foi surgindo a partir da ideia original... E o resultado ficou lindo!!

Decoração do Evento

  • 8 metros de tecido estampado (tricoline) para as toalhas (com 1,5m de largura)
  • Retalhos dos tecidos estampados
  • 15 cadeirinhas de madeira (cortadas a laser)
  • cola branca
  • cola de tecido
  • 10 metros de fita decorada (combinando com o tecido)
  • 15 sacos plásticos transparentes
  • cartolina em cor clara
  • papel cartão em cor escura
  • 2 potes de vidro 
  • espuma para arranjo de flores
  • 2 maços de flores a escolher (em cores que combinem com as toalhas)
  • 2 vasos de orquídeas grandes
  • 2 cachepôs de vidro para as orquídeas
  • argila expandida (se necessário)
  • castiçais de vela variados
  • potes de vidro (para velas aquáticas)
  • velas brancas (tamanhos variados de acordo com os castiçais)
  • velas aquáticas
  • 1 ou 2 pacotes de guardanapo decorado (combinando com a decoração)
  • seus livros de culinária preferidos
Para as toalhas: corte pedaços do tecido estampado na medida de 50 x 1,30. Faça o acabamento (overlock ou costura a máquina). Reserve os retalhos.

Para as cadeirinhas: Faça 2 moldes com cartolina, um para o assento e outro para o encosto. Corte pedaços dos retalhos do tecido das toalhas utilizando os moldes (para cada cadeirinha 1 assento e 2 encostos). Cole os pedaços de tecido com cola branca e monte a cadeirinha. Deixe secar. Escreva mensagens em pedaços da cartolina (pode-se fazer também utilizando impressora).



Recorte as mensagens, enrole com a ajuda de um lápis grosso e prenda com uma faixa de tecido (corte pedaços do tecido e cole as duas pontas com ajuda da cola de tecido) ou com uma fita fina. Embale cada cadeirinha com sua respectiva mensagem nos saquinhos transparentes e finalize com um laço de fita decorada (boa sorte para acertar o laço perfeito... rs).

Para os arranjos de flores: Recorte a espuma no tamanho do pote de vidro. Encha de água e coloque um peso para afundar a espuma. Deixe absorver a água por umas 2 horas. Corte as flores e espete uma a uma na espuma, distribuindo-as de forma homogênea no vaso.

Para as orquídeas: Disponha as orquídeas em cachepôs grandes, decore internamente com argila expandida e, externamente, com retalhos do tecido.

Para o Menu: Imprima o menu (ou escreva com letra bonita) na cartolina clara. Retorne um retângulo do papel cartão escuro formando uma "moldura" para o menu. Faça furos na borda da moldura e passe uma fita decorada, finalizando um um laço.

Para montagem da mesa: Disponha as toalhas decoradas, formando um "composê" de estampas. Decore com os arranjos de flores, com os castiçais, com os potes de vidro (com água e velas aquáticas). Arrume os guardanapos decorados pela mesa. Acenda as velas. Disponha os livros de Culinária sobre uma mesa, para consulta e entretenimento das convidadas!



O Menu também foi escolhido cuidadosamente: receitas de sucesso do Blog, mas em uma versão "mini" ou de degustação!! Nada exagerado, nada grande... Tudo delicado, para ser degustado sem enfastiar! Embora as receitas já fossem minhas "velhas conhecidas", fazê-las em uma versão miniatura foi um desafio a parte! Agradecimentos especiais à Débora Ramirez, uma das premiadas do Concurso que não pôde comparecer, mas mandou lindos macarons (de frutas vermelhas e pistache) para serem degustados com o cafezinho! E as queridas Daisy e Angela, que trouxeram os deliciosos Brigadeiros da Mamãe para adoçar ainda mais a nossa mesa de sobremesas!!

Para acessar cada uma das receitas, é só clicar nos links!

Menu Degustação Desafios Gastronômicos

Welcome Drink

Espumante  Demi Sec Francesa

Mesa de Salgados

Mini Quiche Lorraine (utilizei a receita da Quiche de Alho Poró, substituindo por Queijo Saint Paulin e pedacinhos de bacon frito)
Vinho Branco – Chardonnay Chileno

Mesa de Doces

Despedida

Café
Macarons da Débora (http://www.deboraramires.com/)
E ainda tivemos as premiações às vencedoras do Concurso Cultural "O Desafiado agora é você", que receberam seus aventais personalizados e as homenagens às demais leitoras queridas, que ganharam as cadeirinhas com as mensagens!! Foi um momento muito especial, de muita emoção!!

Elô, Patricia, Bia e Renatinha
Nilza, Nara, Gloria, Cris... todas comigo!!
Daisy, Keila e Angela (dos Brigadeiros da Mamãe) e Liliane
Meninas queridas, obrigada por partilharem comigo este momento tão especial!!!
Agradecimentos especiais aos maridos que foram levar, foram buscar, ficaram tomando conta dos filhos, ficaram trocando fraldas pela primeira vez, ficaram sem companhia para o jantar do sábado a noite... Meninos, vejam que foi por um bom motivo! E que suas mulheres maravilhosas merecem!!

Sem falar no meu amado marido que suportou bravamente todas estas delícias saindo da cozinha durante toda a semana sem poder provar nada (justo ele que é o "provador mor" dos Desafios Gastronômicos), que teve que correr para consertar o filtro de água que causou um mega vazamento na nossa cozinha às vésperas do evento, que me ajudou a descongelar a geladeira que resolveu fazer greve também às vésperas do evento, e que foi "obrigado" a ir pedalar o dia todo em Campos do Jordão no sábado para não atrapalhar toda a arrumação e últimos preparativos...  E que, finalmente, não pôde ficar no evento, porque era só para mulheres... Amor, você é maravilhoso! Obrigada pelo apoio mais uma vez!!!!

A para as convidadas que não puderam vir, por problemas pessoais e de agenda... Senti falta de vocês!! Mas muitas comemorações de conquistas dos Desafios ainda virão!!! Tomara!!! E Bon Appetit a todos!!