Spaghetti ao Molho Pesto de Rúcula |
O molho pesto tradicional, feito com manjericão, azeite, alho, parmesão e pignoli (um tipo de pinhão pequeno e "danado de caro"), tudo amassado no pilão ou almofariz, serve como uma inspiração para muitas variações e também outras formas de preparo mais práticas e rápidas!
Já postei um Molho Pesto (feito com manjericão e nozes, no pilão), servido com pedacinhos de frango, para enriquecer o molho! Ficou ótimo!
Spaghettini ao Molho Pesto e Frango |
O "Pesto de Rúcula" é uma variação onde o manjericão é substituído por rúcula fresca! E o melhor: pode-se aproveitar inclusive os cabos da rúcula, que são tenros e facilmente picados! Aproveitamento total dos ingredientes!
Há algumas formas de preparar o Pesto: a mais tradicional é utilizar o pilão ou almorafiz (dá trabalho e cansa um pouquinho, mas o resultado é um molho espesso, com texturas mais definidas e cheio de sabores); no processador ou no liquidificador (em ambos os casos, muito cuidado para não transformar tudo em uma grande pasta homogênea e lisa... O pesto deve ser levemente "pedaçudo", principalmente para valorizar o parmesão e as nozes (ou pignoli, ou pinhão, ou castanha do pará).
Para o meu Pesto de Rúcula, usei o liquidificador: primeiro, processei a rúcula, o azeite, o alho (só um pouquinho) e água para dar liga. Não bati muito, o suficiente para reduzir a rúcula a pedaços bem pequenos! Depois juntei o parmesão e as nozes e dei apenas umas 2 processadas, utilizando o "pulse"! E pronto!
Resultado: um molho denso, encorpado, levemente crocante, que cobriu lindamente de verde toda a massa, um spaghetti de grano duro! E tudo isso em menos de 15 minutos! Incrível!!
Spaghetti ao Pesto de Rúcula
(4 porções)
- 400 gr de spaghetti
- 1/2 maço de rúcula (inclusive os cabinhos)
- 1/2 xícara de azeite extra virgem
- 1/4 xícara de água
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1/2 dente de alho
- 50 gr de nozes levemente torradas na frigideira
- 50 gr de queijo parmesão
- queijo parmesão para finalizar o prato
- folhas de rúcula inteiras para decorar
Coloque a água para a massa (4 litros) para ferver com um pouco de sal e um filete de óleo ou azeite. Lave bem as folhas de rúcula e coloque no liquidificador, juntamente com o azeite, a água, sal, pimenta, alho e bata levemente (utilize o "pulse" algumas vezes). Toste levemente as nozes em uma frigideira (para liberar seus sabores... rs) e coloque no liquidificador, juntamente com o parmesão ralado. "Pulse" uma ou duas vezes, o suficiente para quebrar as nozes e o queijo em pedaços menores (não bata demais para não virar uma pasta... É importante sentir o sabor e a textura dos ingredientes).
Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem. Escorra, coloque em uma travessa e despeje o molho pesto por cima. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com queijo parmesão ralado na hora e decore com folhas inteiras de rúcula. E Bon Appetit!
Spaghetti ao Molho Pesto de Rúcula - by Desafios Gastronômicos |