Fraldinha ao Vinho Tinto |
E, voltando do trabalho, lá pelas 6 da tarde, escuto o quadro "Pitadas de Gastronomia", do István Wessel... Praticamente uma tortura neste horário, quando já estamos pensando no jantar... E foi assim outro dia, quando ele passou a receita de "Fraldinha ao Vinho Tinto": dei meia volta e fui para o supermercado imediatamente comprar os ingredientes!! Água na boca!
Tive que guardar a receita na memória, mas os ingredientes eram bem simples: uma peça de fraldinha (atualmente um dos cortes mais acessíveis em preço, mas que é bem saboroso), vinho tinto, alho, cebola, ervas frescas, bastante azeite... Rápido de preparar, só precisa marinar uma hora antes de grelhar. Para acompanhar, Batatas Doces Assadas com Alecrim... Hummm... Comfort food total! Como eu gosto! E o vinho que você abriu... Perfeito para tomar saboreando o prato!
Fraldinha ao Vinho Tinto do Wessel (4 porções)
- 1 peça de fraldinha sem gordura (cerca de 800 gr)
- 1 xícara de vinho tinto de boa qualidade (o restante você toma com o prato... rs)
- 1/2 xícara de azeite extra virgem
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola picada
- ervas frescas a gosto (tomilho, sálvia, manjericão, alecrim...)
- sal e pimenta do reino a gosto
Aqueça bem uma frigideira grande, de fundo grosso. Escorra (e reserve) o líquido da marinada e coloque a carne para grelhar por cerca de 4 minutos de cada lado. Retire a carne e coloque-a para descansar em local aquecido.
Na mesma frigideira, coloque todo o líquido da marinada e deixe apurar até reduzir pela metade.
Coe e reserve. Leve novamente a carne para a frigideira com o molho e deixe aquecer.
Corte em tirar de 2 centímetros e sirva com arroz, batatas, risoto, purê... Ou com estas deliciosas Batatas Doces Assadas com Alecrim!!
Para ver a receita original do Wessel, clique aqui.
E Bon Appetit!!