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Chá de Cozinha da Tainá! |
Não basta ser madrinha de casamento, tem que participar!! Com este lema na cabeça, minha amiga Nara decidiu preparar o Chá de Cozinha da Tainá! E eu, como "melhor-amiga-blogueira-que-adora-cozinhar-e-fazer-eventos-em-casa", fui devidamente recrutada para ajudar!! Foram horas de mensagens no facebook discutindo cada detalhe... E detalhes que eu nem imaginava existirem em um Chá de Cozinha! Minha amiga virou uma expert neste assunto! E eu, por tabela, acabei desenvolvendo um check-list para os leitores do blog para prepararem um Chá de Cozinha Perfeito! Vamos lá!!
1. Defina com a noiva a lista de convidadas (no nosso caso, eram 30!).
2. Escolha um local que acomode bem os convidados (com mesas, cadeiras, sofás), as mesas de doces, salgados, lembrancinhas. Pode ser em casa, mas um salão de festas costuma ter mais estrutura (o nosso Chá foi no salão de festas da noiva). Fotografe o local caso você não tenha acesso constante a ele (assim poderá tirar dúvidas sem se deslocar até lá - Minha amiga Nara fez isso e usou muito as fotos nas nossas "discussões").
3. Faça a lista de presentes (antigamente este passo não era necessário mas, atualmente, os casamentos viraram eventos tão "mega-organizados", que já há lojas especializadas em listas de chá de cozinha). Mas deixe as convidadas à vontade... A lista de presentes é só para facilitar, não para "amarrar"...
4. Defina o tema da decoração (cores, enfeites, detalhes): Esta é a parte mais crítica de todo o planejamento e que toma mais tempo das "organizadoras". No caso da nossa noiva, ela queria tudo "rosa", o que foi um bom ponto de partida para a decoração: balões com gás hélio em vários tons de rosa para preencher o teto, "louça de chá" feita de tecido em tons de rosa, bandejas de madeira branca estilo provençal, toalha rosa, balões decorando as mesas do salão:
5. Confeccione os convites já dentro do "tema" e envie-os com, no mínimo, 30 dias de antecedência (como o nosso evento caia bem no meio das férias de janeiro, esta antecedência foi fundamental para garantir "quorum"!)
6. Defina o cardápio de salgados, pensando no horário, no clima e na praticidade (se vai precisar ser servido, se cada convidada pode se servir...). Nosso evento foi às 15h, em um sábado de verão. Optamos por uma entradinha servida em copinhos: Salada de Couscous Marroquino (receita do blog,
clique aqui para ver):
Cinco tipos de mini-sanduíches (embalados um a um com papel celofane, para facilitar o manuseio e a conservação - preparados no dia do evento, pela manhã, com a ajuda da mãe da noiva e da mãe da madrinha), nos seguintes sabores:
- Pão Delícia, queijo, presunto e requeijão
- Pão ciabatta, carpaccio, molho de alcaparras e mostarda, parmesão
- Pão Francês integral, pasta de cottage com tomates secos, mussarela de búfala, azeitonas pretas e rúcula
- Pão de Leite com Rosbife, cream cheese e batata palha
- Croissant com Queijo estepe, peito de peru e geleia de framboesas
obs. Calculamos 50 mini-sanduíches de cada tipo, mas foi um exagero! 30 de cada tipo teria sido suficiente!). Não esqueça também de preparar "tags" com os sabores para identificar melhor cada tipo!!
7. Defina a mesa de doces, que é uma peça de decoração importante! No nosso caso, preenchemos a mesa com bandejas brancas recheadas de brigadeiros de colher (
clique aqui para ver a receita), feitos pela mãe da madrinha, Cupcakes de baunilha e chocolate, recheados com beijinho, brigadeiro e doce de leite, e cobertos com Chantilly (branco, rosa e chocolate), decorados com confeitos e cerejas! Além dos palitinhos decorados com temas de Chá de Cozinha, que ficaram lindos demais!! Para ver várias sugestões de receita de Cupcakes,
clique aqui). Para completar a decoração, flores de papel espalhadas pela mesa e lindos macarons em versão "mini":
8. Defina e encomende as lembrancinhas: neste quesito, minha amiga foi totalmente exagerada!! Além de lindas xícaras de tecido recheadas de macarons, as convidadas também levaram garrafinhas de água personalizadas e aventais para usar durante o evento! E, para a noiva, um kit "Bride-to-be", com véu e faixa!
9. Encomende o bolo: se tiver uma amiga blogueira que adora fazer bolos, ligue para ela! rs!! Optei por fazer um Naked de Chocolate, recheado com Chantilly e todo decorado com frutas vermelhas (cerejas, amoras, framboesas, morangos, mirtilos...) -
clique aqui para ver a receita! Ficou um luxo!! E, para finalizar todo este capricho, a Nara encomendou "quentinhas" personalizadas para que cada convidada levasse um pedaço do bolo para ser saboreado mais tarde!! Fofo demais!
10. Defina as bebidas: com álcool, sem álcool, drinks, refrigerantes... E não esqueça do gelo, ainda mais se estiver quente! No Chá da Tainá, a "estrela" das bebidas foi a cerveja (embora eu tenha preferido o balde com espumante!! rs).
11. Prepare brincadeiras para fazer com a noiva e com as convidadas! Como a nossa noiva não queria muita brincadeira "pesada", a cada presente que ela não descobria o que era, ganhava desenhos feitos com batom e bexigas no alto da cabeça!! As convidadas também registraram suas melhores receitas para que a noivinha conquiste também o estômago do noivo!! E o capricho da Nara foi tanto que ela fez pequenos corações de tecido com nome das amigas solteiras para serem prendidos no vestido, no dia do casamento! Eu nem conhecia esta tradição!
12. Para terminar, contrate um fotógrafo para registrar o evento! Ou sua amiga blogueira que, além de gostar de fazer bolos, também gosta de fotografar!! Depois da festa, prepare um "foto-livro" de presente para a noiva! Ela vai amar!!
Com tanto cuidado e tanto planejamento, a festa foi um sucesso!! E a organizadora e sua ajudante ficaram muito felizes!! Parabéns, amiga!! Você foi impecável! Cada minuto da sua dedicação valeu muito a pena!! (mesmo com esta cara de "acabadas" que estávamos no fim da festa!! rs):
E felicidades para a noiva, do fundo do coração de todas as suas convidadas!!