terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Bolo de "Pão de Mel", com textura de bolo e sabor de pão de mel

Bolo de Pão de Mel by Desafios Gastronômicos
Minha família tem um pequeno apiário em um sítio na cidade de Juquitiba, há 80 km de São Paulo... A cada seis meses, recebemos uma pequena produção, dividida irmãmente entre a família! Mas mesmo pequena e mesmo dividida, ainda sim temos mais potes de mel em casa que conseguimos consumir da forma tradicional (uma colher para adoçar o suco, outra para comer com banana e granola ou ainda em um chá quente, quando alguém está com dor de garganta ou gripe...). Mas o mel é um ingrediente muito mais versátil que isso! E merece receber mais atenção!!

Há algum tempo testei (e aprovei) uma receita de Bolo de Chocolate com Mel que ficou muito boa, mas o sabor do mel acabou apagado pela intensidade e a força do chocolate!

O que eu queria agora era um bolo REALMENTE de Mel! Encontrei algumas receitas de Pão de Mel (que eu também adoro), mas não queria "trabalhar" com chocolate para fazer a cobertura, ainda mais no dia quente em que estávamos!

Depois de alguma procura, encontrei no meu "jurássico" livro A Alegria de Cozinhar (presente de minha mãe quando me casei pela primeira vez, há muitos e muitos anos... rs) uma receita de Pão de Mel com nozes e avelãs, coberto de glacê... Perfeito!

É uma receita fácil de fazer e o resultado foi surpreendente! Sabor de pão de mel (a receita também leva café forte!) e textura macia e fofinha de bolo, com pequenos pedaços crocantes de nozes e avelãs!! E a cobertura de glacê (feita com açúcar confeiteiro e leite), finalizou perfeitamente o bolo, de forma simples e rápida! O charme ficou por conta do formato: losangos!! Gerou uma certa "perda" de partes do bolo (que eu fui "beliscando" enquanto finalizava o bolo, rs), mas ficou bem legal!

Para uma sobremesa diferente, sirva os losangos com uma bola de sorvete de baunilha! Fica divino!! Ah! E o nome desta receita? Bolo de Pão de Mel: textura de bolo, sabor de pão de mel!! rs

Bolo de Pão de Mel

12 porções

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 50 gr de margarina
  • 1/2 xícara de mel
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de nozes e avelãs picadas
  • 1/2 xícara de café bem forte e frio
  • especiarias a gosto (noz moscada, canela, cravo em pó...)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de leite

Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma retangular pequena. Bata com a batedeira o açúcar e a margarina até virar um creme. Junte o mel e bata mais. Adicione o ovo e continue batendo. Acrescente a farinha peneirada, o fermento e as especiarias, alternando com o café. Por último, misture as nozes. Leve ao forno por 30 minutos, ou até ficar dourado e assado (teste com o palito, se sair limpo, está pronto).

Prepare o glacê, misturando o açúcar confeiteiro e o leite. Espere o bolo esfriar um pouco, desenforme e coloque o glacê. Espere secar bem e corte o bolo em losangos.




Bolo de Pão de Mel by Desafios Gastronômicos

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Coxinhas de Frango com Maple ao estilo da Nigella

Coxinhas de Frango com Maple
Gosto muito do estilo da Nigella! Suas receitas são práticas, acessíveis e representantes genuínas do movimento "Comfort Food", do qual sou totalmente adepta! A comida deve ser reconfortante, aconchegante como um bom sofá velho ou uma cadeira de balanço... Deve acalmar os ânimos, deve reenergizar o corpo e o espírito! Seu aroma provoca lembranças da infância, seu sabor remete a momentos felizes de nossas vidas e, uma vez, ingerida, aquece nossos corações! Por isso cozinhar é muito mais do que "fazer algo para comer"... Quando nos dedicamos ao ato de cozinhar e servir uma refeição "aconchegante", estamos aproximando as pessoas, estamos unindo a família... É simplesmente mágico!

Quando vi a foto do Frango e Costelinhas com Maple do seu livro Nigella Express, logo imaginei a família batendo papo, rindo e comendo os pedaços com as mãos!

A receita é bem exótica para o nosso paladar e leva ingredientes pouco convencionais como maple syrup (ou xarope da árvore maple - aquela cuja folha é símbolo do Canadá - muito comum na Europa e EUA para acompanhar as panquecas matinais), suco de maçã ácido, canela em pau e anis estrelado, além de shoyu, azeite e bastante alho. Obviamente o sabor ficaria agridoce e bem diferente, mas o pessoal aqui em casa já está bem acostumado a pratos assim... A receita de Coxinhas de Frango com Mel e Limão Siciliano é muito apreciada e já foi reproduzida várias vezes, assim como a sua versão "barbecue", com catchup, vinagre e açúcar mascavo.

Embora o livro seja "Express", esta é uma receita que deve ser feita com antecedência (a Nigella fala para iniciar um dia antes). No meu caso, iniciei com duas horas de antecedência e deu certo! A carne precisa ficar marinando nos temperos antes de ser assado no forno e, quanto mais tempo, melhor!

Como os ingredientes são "diferentes", algumas substituições podem ser feitas: o maple syrup (que custa bem caro aqui no Brasil) por Karo, o suco de maçã (que eu não tinha), por outro suco ácido sem açúcar (utilizei suco de maracujá, mas imagino que o de laranja também funcione bem)... Quanto à canela e ao anis estrelado, são fundamentais para aromatizar (incrivelmente), assim como o shoyu, que dá o tom caramelizado e lindo ao prato!

Na receita original, a Nigella também mistura costelinha de porco e sobrecoxas de frango. Utilizei somente as coxinhas da asa (que eu adoro) e ficou perfeito!

Vamos então à versão (um pouco - rs) adaptada da receita da Nigella! Para acompanhar, preparei um pão branco caseiro, perfeito para comer tudo com as mãos e limpar o prato com o pão! Delícia, não é? E meus meninos aprovaram totalmente! Mas eles não quiseram comer com as mãos... Só eu!! rs

Coxinhas de Frango com Maple

4 porções

  • 20 coxinhas da asa de frango com pele e osso
  • 250 ml de suco ácido (maçã ou maracujá ou laranja)
  • 4 colheres de sopa de maple syrup (ou Karo)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 2 anises-estrelados
  • 1 pauzinho de canela ao meio
  • 6 dentes de alho com casca

Lave bem as coxinhas do frango e, em uma tigela grande, coloque todos os demais ingredientes e misture bem. Deixe marinando na geladeira por, no mínimo, duas horas.
Aqueça o forno a 180 graus. Coloque o frango e o líquido da marinada em uma assadeira, dispondo as coxinhas com a pele para cima. Leve ao forno por 1 hora e 15 minutos, regando com o molho a cada 15 minutos, ou até que as coxinhas estejam douradas e caramelizadas.


Sirva com um pão branco caseiro para acompanhar! E Bon Appetit!


Coxinhas de Frango com Maple

DESAFIO: Torta Margherita, tão leve quanto o ar... e sem glúten!

Torta Margherita by Desafios Gastronômicos
Vocês se lembram dos famosos Bolos de Fécula de Batata, recheados com creme confeiteiro e cobertos de coco ralado, tão comuns nos aniversários de antigamente? Eram simplesmente maravilhosos no sabor e na textura! Era impossível comer um pedaço só! Mas sua aparência de "bolo caseiro" feito pela avó ou pela tia do aniversariante acabaram condenando-o ao ostracismo... O pobre coitado foi substituído por bolos de pasta americana, cheios de detalhes, desenhos, cores...

Quando li a receita da Torta Margherita no meu livro "Illustrated Baking", imediatamente me lembrei dos bolos de fécula de batata! E a descrição em inglês "Tão leve quanto o ar", enfatiza bem a principal característica desta massa! A Torta Margherita é "básica": a massa à base de ovos, açúcar e fécula, levemente aromatizada com limão e uma cobertura de açúcar confeiteiro... Agora, se você quiser aproveitar a receita desta massa e incrementá-la com creme confeiteiro e coco ralado, também não vai se arrepender! E vai fazer um bolo "vintage"! rs

É uma receita fácil e rápida de fazer... Em menos de uma hora você pode servir um bolinho delicioso para acompanhar o cafezinho ou o chá da tarde! E, com uma vantagem adicional: é sem glúten e pode ser sem lactose também, se você substituir a manteiga por margarina!

Para dar um charme extra, fiz uma pequena rosa com casca de limão para decorar... Singelo, não??

Agora... Vocês devem estar se perguntando... E porque o nome deste bolo é "Torta Margherita"? Nada a ver com a Pizza Margherita, à base de queijo, tomates e manjericão!! rs... Para ser sincera, inicialmente achei que era por conta do limão e da bebida mexicana à base de tequila... Mas também não é!! O nome deste tradicional doce italiano (tão famoso na Itália quanto a Colomba e o Panetone) deve-se à semelhança com a flor "margarida" - com suas pétalas brancas e seu miolo amarelo - quando é preparado em forma redonda e cortado em várias fatias! Na Itália, a Torta Margherita é sinônimo de "pão de ló". Para saber mais, veja este site (em italiano):
http://www.cibo360.it/cucina/mondo/torta_margherita.htm

Torta Margherita (Bolo Margarida)

6 porções

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal amolecida
  • 2 ovos
  • 1 gema
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • raspas de 1 limão
  • açúcar confeiteiro para decorar
  • casca de limão para decorar
  • manteiga ou margarina para untar

Aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga ou margarina uma forma redonda de 20 cm com papel manteiga.

Bata os ovos, a gema, o açúcar peneirado e a baunilha na batedeira por 5 minutos, até ficar claro e bem cremoso.

Peneire por cima da massa a fécula e o fermento, misturando delicadamente. Por último, junte a manteiga ou margarina derretida e as raspas de limão.

Leve ao forno por 25 a 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e cubra com açúcar confeiteiro. Decore com a casca do limão em formato de flor.






Torta Margherita by Desafios Gastronômicos

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Fazer e refazer um Brownie!

Brownies by Desafios Gastronômicos
Há uns 2 anos, eu testei e aprovei uma ótima receita de Brownie, devidamente postada no blog, onde contei também a origem deste bolo tão famoso (clique aqui para ver). Quando resolvi agradar minha enteada (ela AMA brownies), que iria viajar conosco para Paraty, e preparar sua sobremesa predileta, adivinhem?? A internet estava fora do ar!! E eu não tinha como acessar o blog!! Ironias do mundo digital!! Tive que apelar para meus livros (em papel mesmo, pois não "saem do ar"... rs) e encontrei uma receita legal no meu querido livro Illustrated Baking!

Havia uma dica na receita que achei interessante: o bolo deveria sair ainda úmido do forno, para ficar bem "massudo", como deve ser um brownie!

o desastre...
Resolvi assar o brownie em uma forma descartável, para facilitar o transporte na viagem! Que burrice!! Primeiro, porque a massa ficou muito "alta" e demorou demais para assar... Eu colocava o palito e achava que ainda estava muito mole... Por outro lado, a receita pedia que a massa saísse do forno ainda meio crua... Que dúvida, que dilema! O bolo já estava uns 15 minutos além do tempo dito pela receita e parecia muito mole... Resolvi tirar do forno e deixar esfriar... Foi aí que o desastre aconteceu... Deixei a forma em uma grade esfriando e, sem querer (é claro!), esbarrei na grade e a forma, que era muito mole, se espatifou no chão! Soltei um berro!!! O Alê achou que havia uma barata na cozinha e, quando entrou, viu a meleca toda e me abraçou carinhosamente, até meu coração parar de bater descompensadamente... Limpou tudo e me ajudou a fazer outra receita! Isso é que é marido!! Te amo, amor!

Mas há males que vem para o bem... Quando o bolo caiu no chão, vi que estava totalmente cru ainda! Parecia um Petit Gateau gigante atropelado! rs

Depois de diversas lições aprendidas, fiz o Brownie novamente (decorei a receita desta vez...), em uma forma normal! Sucesso!!

Os 12 pedaços (que depois foram divididos em 24 pedaços, para render), foram servidos como sobremesa em um jantar delicioso à bordo do Veleiro Maremio, dos nossos amigos Roberta e Carlos! Mais uma noite memorável na Ilha da Cotia - Paraty, com amigos incríveis! E o Brownie não fez feio não! Estava uma delícia! E nem precisou de sorvete: estava úmido na medida certa, saboroso, macio e com pedaços crocantes de nozes! Resumindo: perfeito! Receita aprovadíssima!

Brownie com Nozes

(12 pedaços)

  • 150 gr de manteiga sem sal
  • 300 gr de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cacau em pó 
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • manteiga para untar
  • papel manteiga para forrar
  • forma retangular média

Aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma com farinha e cubra com papel manteiga. Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Deixe esfriar e junte o açúcar. Mexa bem. Misture os ovos em uma outra tigela e junte ao chocolate aos poucos, mexendo com um fue ou com uma batedeira manual.

Acrescente a farinha, o cacau em pó e o bicarbonado, misturando bem. Por último, junte as nozes picadas. Coloque na forma e leve ao forno por uns 20 a 25 minutos (até a superfície estar assada e o palito sair levemente sujo com massa). Deixe esfriar e corte em 12 pedaços!



Ideia divertida: corte com as mãos pedaços do papel manteiga e empilhe os pedaços de brownie! Fica lindo!! E Bon Appetit!

Brownies "empilhados"

DESAFIO: Uma receita diferente e charmosa com Rabanetes!

Frango "Lemon Pepper" com Rabanetes na Manteiga Queimada
Quando comprei um maço de rabanetes, não sabia o que fazer com eles... Provavelmente uma salada, misturando com pepino, tomate, alface americana... Ou então, como aperitivo, temperado com sal grosso, acompanhado de um molho rosé e servido com o cabinho para facilitar a mordida! Aliás, era assim que me lembro da minha mãe servindo os rabanetes para as visitas... Mas eu, como criança, achava o sabor forte demais!! É incrível como, com o passar dos anos, vamos apurando o nosso paladar... Sabores odiados na infância, passam a ser entendidos e apreciados mais tarde... Foi assim com o wasabi (raiz forte que acompanha o sushi), com o queijo de cabra, com o coentro, com a carne de cordeiro... Será que finalmente vou gostar de comer os tais rabanetes também?? rs

Fiquei decepcionada com minha busca de receitas "diferentes" com rabanete na internet... Só salada e, em alguns casos, rabanetes cozidos... Mas eu estava procurando receitas em sites brasileiros... Quando decidi procurar em sites ingleses, o "mundo maravilhoso do Rabanete - ou Radich" apareceu! Afinal, os países frios o rabanete é uma opção disponível mesmo no inverno, pois cresce sob a terra, como a batata e a cenoura! Bingo!!



A receita escolhida veio no site da BBC Good Foods: Brown Butter Basted Radiches ou seja, Rabanetes regados na manteiga queimada! Só três ingredientes (manteiga, rabanetes e meio limão), com um visual incrível! Era exatamente o que eu procurava! E, para acompanhar, filés de frango temperados com "Lemon Pepper" (um tempero a base de limão, pimenta e sal, perfeito para temperar filés de frango, peixe e bistecas de porco):



Ficou um prato incrível, leve e completo! Perfeito para um jantar descontraído e charmoso!

Frango "Lemon Pepper" com Rabanetes na Manteiga Queimada

(4 porções)


  • 1 maço de rabanetes limpos (sem cabo e cortados ao meio)
  • 2 colheres de sopa de manteiga com sal
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • folhas de sálvia ou outra erva fresca de sua preferência (opcional)
  • 4 filés de frango
  • lemon pepper a gosto
  • azeite para temperar o frango
  • rodelas de limão siciliano para decorar

Lave os filés de frango, tempere com lemon pepper e azeite e deixe marinar por, no mínimo, 30 minutos. Lave os rabanetes, retire o cabo e corte-os ao meio. Reserve.

Aqueça uma grelha e frite os filés de frango (cerca de 4 minutos de cada lado). Reserve em local aquecido.


Aqueça uma frigideira grande com borda alta e derreta a manteiga, até ficar bem marrom (sem queimar). Junte os rabanetes e deixe fritar bem. Junte as ervas frescas e tampe para cozinhar por uns 5 minutos, até ficarem "al dente". Finalize com o limão.




Acrescente os filés de frango à frigideira dos rabanetes e sirva com rodelas de limão siciliano para decorar!


Ficou delicioso! Os rabanetes, ao serem cozidos, ficam suaves e levemente crocantes, combinando perfeitamente com o sabor agridoce do tempero do filé de frango! Combinação inusitada e aprovadíssima! Um belo exemplo de "Comfort Food", uma tendência entre chefs como Jamie Oliver e Nigella, que acreditam que a comida deve ser "reconfortante" e um motivo de união da família e amigos! E os Desafios Gastronômicos apoiam totalmente esta visão! Bon Appetit!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Criar um Bolo Naked para um Chá de Cozinha!

Bolo Naked de Frutas Vermelhas
Quando minha amiga Nara me pediu ajuda para organizar o Chá de Cozinha de uma amiga nossa, logo pensei em me oferecer para fazer o bolo... Depois, quase me arrependi, porque a responsabilidade era muito grande! Tá certo que Chá de Cozinha não é casamento, rs, mas a Nara estava caprichando tanto nos detalhes que meu bolo não podia decepcionar... (clique aqui para ver a "cobertura" completa deste lindo evento, com todos os seus detalhes!)

Três questões me preocupavam em relação ao bolo: o tamanho (um bolo para 30 pessoas), o formato/decoração e o transporte até o local...

Nara e eu conversamos bastante e decidimos fazer um bolo redondo em 3 andares, com massa de chocolate e recheio de chantilly (duas vezes a receita de um bolo decorado para 15 pessoas). A decoração, para ficar "chic" e não exigir grandes técnicas (pasta americana realmente não é o meu forte... rs) seria "naked", ou seja, massa e recheio aparentes, somente decorados externamente com frutas vermelhas e finalizado com açúcar confeiteiro. E, finalmente, a solução do transporte: preparei os três bolos e, já recheados com chantilly, levei-os em sacolas térmicas até o local do Chá de Cozinha... Lá, montei os três andares e decorei com as frutas! Deu super certo! E fez o maior sucesso! Ficou lindo na mesa toda cor de rosa!! Desafio Gastronômico do tipo "avançado" cumpridíssimo!! rs


Bolo Naked de Chocolate e Frutas Vermelhas

(1 bolo de 3 andares - para 30 pessoas)

Para a massa
  • 200 gr de margarina
  • 4 xícaras de açúcar
  • 6 gemas
  • 6 claras em neve
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 8 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 xícaras de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal
  • manteiga para untar
Para o recheio e cobertura
  • 1500 ml de creme de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • essência de baunilha a gosto
  • calda de cerejas ao marrasquino e/ou licor de cerejas ou morango para umedecer a massa (cerca de 36 colheres de sopa)
  • 1 pacote de cerejas frescas
  • 2 caixas de morangos
  • 1 caixa de blueberries frescos (mirtilos)
  • 1 caixa de framboesas frescas
  • 1 caixa de amoras frescas
  • açúcar impalpável para decorar
  • 1 forma redonda grande
  • 1 forma redonda média
  • 1 forma redonda pequena
  • papel manteiga para forrar o fundo
Prepare a massa: Aqueça o forno a 180 graus. Unte as 3 formas com manteiga e forre o fundo com papel manteiga. Bata as claras em neve e reserve. Bata a margarina e o açúcar, até virar um creme, junte as gemas, a essência de baunilha e bata até incorporar. Peneire a farinha, o fermento, o cacau em pó e o sal. Vá alternando as farinhas com o leite dentro da massa. Por último, misture delicadamente com uma espátula as claras em neve. Divida a massa nas três formas e leve para assar por 45 minutos, ou até ficar assado (cuidado para não abrir o forno durante o cozimento, pois o bolo pode murchar no centro, se ainda não estiver totalmente assado). Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Se possível, deixe na geladeira antes de cortar e rechear com chantilly.

Prepare o chantilly: Deixe o creme de leite 30 minutos no freezer. Utilizando uma batedeira, bata o creme de leite em velocidade alta, misturado ao açúcar confeiteiro e essência de baunilha. Quando estiver bem espesso, desligue e reserve na geladeira.

Corte o bolo maior na metade. Coloque 8 colheres de sopa da calda na metade inferior e cubra com chantilly. Cubra com a outra metade, faça furos com o garfo e jogue mais 8 colheres de sopa da calda. Corte o bolo intermediário ao meio. Coloque a metade inferior sobre o bolo maior e jogue 6 colheres de sopa de calda sobre a massa. Cubra com chantilly e, em seguida, com a outra metade da massa. Faça furos com o garfo e, com cuidado, coloque mais 6 colheres de calda sobre a massa. Repita o mesmo processo com o bolo menor (4 colheres de sopa de calda em cada metade da massa). 

Lave bem as frutas (não retire os cabinhos dos morangos e das cerejas). Comece a decorar com as frutas maiores (morangos e cerejas), depois com as framboesas e amoras e, por último, os blueberries. Para finalizar, polvilhe açúcar impalpável por todo o bolo. Deixe na geladeira até a hora de servir!






DESAFIO: Ajudar a preparar um Chá de Cozinha muito especial


Chá de Cozinha da Tainá!
Não basta ser madrinha de casamento, tem que participar!! Com este lema na cabeça, minha amiga Nara decidiu preparar o Chá de Cozinha da Tainá! E eu, como "melhor-amiga-blogueira-que-adora-cozinhar-e-fazer-eventos-em-casa", fui devidamente recrutada para ajudar!! Foram horas de mensagens no facebook discutindo cada detalhe... E detalhes que eu nem imaginava existirem em um Chá de Cozinha! Minha amiga virou uma expert neste assunto! E eu, por tabela, acabei desenvolvendo um check-list para os leitores do blog para prepararem um Chá de Cozinha Perfeito! Vamos lá!!

1. Defina com a noiva a lista de convidadas (no nosso caso, eram 30!).

2. Escolha um local que acomode bem os convidados (com mesas, cadeiras, sofás), as mesas de doces, salgados, lembrancinhas. Pode ser em casa, mas um salão de festas costuma ter mais estrutura (o nosso Chá foi no salão de festas da noiva). Fotografe o local caso você não tenha acesso constante a ele (assim poderá tirar dúvidas sem se deslocar até lá - Minha amiga Nara fez isso e usou muito as fotos nas nossas "discussões").


3. Faça a lista de presentes (antigamente este passo não era necessário mas, atualmente, os casamentos viraram eventos tão "mega-organizados", que já há lojas especializadas em listas de chá de cozinha). Mas deixe as convidadas à vontade... A lista de presentes é só para facilitar, não para "amarrar"...

4. Defina o tema da decoração (cores, enfeites, detalhes): Esta é a parte mais crítica de todo o planejamento e que toma mais tempo das "organizadoras". No caso da nossa noiva, ela queria tudo "rosa", o que foi um bom ponto de partida para a decoração: balões com gás hélio em vários tons de rosa para preencher o teto, "louça de chá" feita de tecido em tons de rosa, bandejas de madeira branca estilo provençal, toalha rosa, balões decorando as mesas do salão:





5. Confeccione os convites já dentro do "tema" e envie-os com, no mínimo, 30 dias de antecedência (como o nosso evento caia bem no meio das férias de janeiro, esta antecedência foi fundamental para garantir "quorum"!)

6. Defina o cardápio de salgados, pensando no horário, no clima e na praticidade (se vai precisar ser servido, se cada convidada pode se servir...). Nosso evento foi às 15h, em um sábado de verão. Optamos por uma entradinha servida em copinhos: Salada de Couscous Marroquino (receita do blog, clique aqui para ver):


Cinco tipos de mini-sanduíches (embalados um a um com papel celofane, para facilitar o manuseio e a conservação - preparados no dia do evento, pela manhã, com a ajuda da mãe da noiva e da mãe da madrinha), nos seguintes sabores:
  • Pão Delícia, queijo, presunto e requeijão
  • Pão ciabatta, carpaccio, molho de alcaparras e mostarda, parmesão
  • Pão Francês integral, pasta de cottage com tomates secos, mussarela de búfala, azeitonas pretas e rúcula
  • Pão de Leite com Rosbife, cream cheese e batata palha

  • Croissant com Queijo estepe, peito de peru e geleia de framboesas


obs. Calculamos 50 mini-sanduíches de cada tipo, mas foi um exagero! 30 de cada tipo teria sido suficiente!). Não esqueça também de preparar "tags" com os sabores para identificar melhor cada tipo!!

7. Defina a mesa de doces, que é uma peça de decoração importante! No nosso caso, preenchemos a mesa com bandejas brancas recheadas de brigadeiros de colher (clique aqui para ver a receita), feitos pela mãe da madrinha, Cupcakes de baunilha e chocolate, recheados com beijinho, brigadeiro e doce de leite, e cobertos com Chantilly (branco, rosa e chocolate), decorados com confeitos e cerejas! Além dos palitinhos decorados com temas de Chá de Cozinha, que ficaram lindos demais!! Para ver várias sugestões de receita de Cupcakes, clique aqui). Para completar a decoração, flores de papel espalhadas pela mesa e lindos macarons em versão "mini":





8. Defina e encomende as lembrancinhas: neste quesito, minha amiga foi totalmente exagerada!! Além de lindas xícaras de tecido recheadas de macarons, as convidadas também levaram garrafinhas de água personalizadas e aventais para usar durante o evento! E, para a noiva, um kit "Bride-to-be", com véu e faixa!





9. Encomende o bolo: se tiver uma amiga blogueira que adora fazer bolos, ligue para ela! rs!! Optei por fazer um Naked de Chocolate, recheado com Chantilly e todo decorado com frutas vermelhas (cerejas, amoras, framboesas, morangos, mirtilos...) - clique aqui para ver a receita! Ficou um luxo!! E, para finalizar todo este capricho, a Nara encomendou "quentinhas" personalizadas para que cada convidada levasse um pedaço do bolo para ser saboreado mais tarde!! Fofo demais!




10. Defina as bebidas: com álcool, sem álcool, drinks, refrigerantes... E não esqueça do gelo, ainda mais se estiver quente! No Chá da Tainá, a "estrela" das bebidas foi a cerveja (embora eu tenha preferido o balde com espumante!! rs).


11. Prepare brincadeiras para fazer com a noiva e com as convidadas! Como a nossa noiva não queria muita brincadeira "pesada", a cada presente que ela não descobria o que era, ganhava desenhos feitos com batom e bexigas no alto da cabeça!! As convidadas também registraram suas melhores receitas para que a noivinha conquiste também o estômago do noivo!! E o capricho da Nara foi tanto que ela fez pequenos corações de tecido com nome das amigas solteiras para serem prendidos no vestido, no dia do casamento! Eu nem conhecia esta tradição!






12. Para terminar, contrate um fotógrafo para registrar o evento! Ou sua amiga blogueira que, além de gostar de fazer bolos, também gosta de fotografar!! Depois da festa, prepare um "foto-livro" de presente para a noiva! Ela vai amar!!

Com tanto cuidado e tanto planejamento, a festa foi um sucesso!! E a organizadora e sua ajudante ficaram muito felizes!! Parabéns, amiga!! Você foi impecável! Cada minuto da sua dedicação valeu muito a pena!! (mesmo com esta cara de "acabadas" que estávamos no fim da festa!! rs):


E felicidades para a noiva, do fundo do coração de todas as suas convidadas!!