|
Pão Australiano a la Desafios Gastronômicos |
Esta não é a primeira vez que eu encaro o desafio de preparar o Pão Australiano! De cor escura, sabor forte e adocicado, levemente amargo também, é um tipo de pão que ganhou notoriedade em São Paulo graças ao Restaurante Outback, onde é servido quente, com uma manteiga branca e aerada!
A primeira tentativa foi um fracasso, mas não por culpa da receita que encontrei na internet... A massa ficou grudenta, não cresceu nada... Até cheguei a assar os pãezinhos, mas por pura teimosia... Ficaram parecendo umas pedrinhas escuras e redondinhas! rs... Depois de dar destino certo aos pãezinhos (O LIXO!!), e refletir sobre o fracasso, percebi o erro: a receita que eu segui era para máquina de pão, por isso misturava o fermento granulado diretamente na farinha, sem dissolvê-lo em água morna antes! kkkkkk
Depois de vários pães de sucesso, graças às receitas incríveis do Jamie Oliver (pão de cerveja, pão ciabatta, foccacia...), era hora de voltar a tentar fazer o tal Pão Australiano. A receita que acabei fazendo é um "mix" de várias receitas, seguindo a forma de preparo básica dos pães do Jamie Oliver. Embora algumas das receitas encontradas utilizassem corantes para dar o tom marrom escuro tão característico, optei por utilizar ingredientes que potencializassem a cor escura: melaço de cana, açúcar mascavo, cacau em pó...
Também utilizei farinha de trigo normal e integral (meio a meio), e não incluí a farinha de centeio (caso for incluí-la, substitua uma das xícaras da farinha integral pelo centeio). Outra "adaptação" foi o fubá para polvilhar... Como eu não tinha, usei um pouco de semolina fina mesmo, mas não é o ideal... Os pães ficaram ótimos, com textura macia e delicada. O rendimento também foi bom: 2 pães de cerca de 500gr cada um.
Pão Australiano do Outback
- 2 xícaras (300gr) de farinha de trigo
- 2 xícaras (300gr) de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa (25gr) de cacau em pó
- 4 colheres de sopa (60gr) de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara (100gr) de melaço ou mel
- 2 tabletes (30 gr) de fermento fresco ou 1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
- 1 1/2 colheres de sopa (30gr) de manteiga ou margarina derretida
- 1 1/4 xícaras (300ml) de água morna
- 1 pitada generosa de sal
- fubá para polvilhar
- manteiga aerada para acompanhar (200 gr de manteiga batida com 1/4 de água gelada)
Dissolva o fermento em pó em metade da água morna e o açúcar mascavo. Coloque todos os ingredientes secos (farinhas, cacau, sal) no centro de uma bancada ou no bowl da sua batedeira. Faça um buraco no meio e junte o líquido do fermento, a manteiga (ou margarina) e o melaço (ou mel). Comece a misturar para incorporar (no caso de utilizar batedeira, use aqui a pá de gancho, própria para massas). Enquanto sova, vá juntando o restante da água morna aos poucos, até a massa começar a ficar homogênea (sem grudar). Sove por 5 minutos.
Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe em lugar protegido e quente para crescer a massa por 1 hora. Sove novamente e modele os pães a seu gosto. Polvilhe com o fubá e faça cortes na diagonal com uma faca. Arrume os pães em uma assadeira grande e deixe crescer por mais 1 hora.
Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por uns 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.
Para fazer a manteiga cremosa: bater a manteiga na batedeira (1 tablete de 200 gr, em pedaços), juntar 1/4 de xícara de água gelada e bater até aerar.
|
Pão Australiano a la Desafios Gastronômicos |